ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria de lácteos do México busca crescimento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/10/2014

4 MIN DE LEITURA

0
0
A produção e o consumo de lácteos do México crescerão em 2015, com um maior foco na produção doméstica forçando os exportadores dos Estados Unidos a mudar o foco, de acordo com o relatório anual sobre o setor de lácteos do país feito pelo Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O setor de lácteos mexicano novamente aumentará a produção em 2015, com a produção anual devendo ser de 11,71 milhões de toneladas, levemente a mais que em 2014. O aumento é baseado nas expectativas para preços relativamente baixos de alimentos animais e forragens, recuperação do rebanho doméstico, contínua implementação de melhores práticas de produção entre produtores verticalmente integrados e melhoramento genético de vacas leiteiras com melhor rendimento. A disponibilidade de grãos a preços atrativos, disponibilidade de água para uso em estabelecimentos de confinamento e a disponibilidade de pastagens permitiram que os produtores novamente considerassem a expansão da produção.

Em 2014, a Liconsa, empresa estatal que industrializa leite de alta qualidade e distribui o produto a preço subsidiado em apoio à nutrição de milhões de mexicanos, dando suporte a produtores e consumidores do México, intensificou seu programa para obter mais produtos domesticamente, aumentando o preço pago aos produtores e contribuindo para maiores níveis de produção.

Atualmente, a produção de leite no México ocorre em dois cenários, de acordo com o relatório. As áreas do norte e central possuem principalmente tecnologia moderna e produtores integrados, enquanto na região sul do México, a produção de leite é baseada em pastagens. Ambos continuarão se beneficiando dos reservatórios recuperados de água e lençóis freáticos em importantes áreas produtoras.

A indústria prevê um consumo sustentado de produtos com valor agregado para consumidores de rendimento médio e alto. Leite, queijos e a maioria dos produtos lácteos consumidos continuarão aumentando, mas as expectativas para o consumo de leite em pó integral – e subsequente importações – são de declínio.

Alinhado com o crescimento da produção, o consumo total de leite fluido previsto para 2015 (uso doméstico e industrial) é de 11,74 milhões de toneladas, também levemente a mais que em 2014.

Os contatos da indústria indicam que o consumo total de leite fluido envolve leite fresco e leite ultra high temperature (UHT). O norte do México consome principalmente leite fresco, semelhante ao padrão dos Estados Unidos, enquanto o leite UHT é mais amplamente consumido na região central do país. Dada a falta de meios apropriados de manter o leite fluido possível de ser consumido, os consumidores no sul do México preferem o consumo de leite em pó e leite UHT, colocando o consumo de leite fresco em cheque.

O leite fresco pasteurizado é responsável por cerca de 56% das saídas de leite fluido, enquanto 44% é leite UHT. Devido aos custos de energia/refrigeração, muitos estabelecimentos varejistas não têm grandes espaços para leite fluido, mantendo ofertas baias e recebendo lotes várias vezes por semana.

Outros destaques contidos no relatório foram:

- Reforma fiscal que taxou produtos com altas calorias (incluído sorvete e leite condensado) pode afetar alguns produtos lácteos, domésticos e importados.

- Lala e Alpura, as duas maiores produtoras de leite fluido e produtos lácteos, estão competindo para lançar produtos mais inovadores, com mais segmentação específica para ganhar participação de mercado.

- A indústria de lácteos do México continua respondendo à maior demanda por produtos especializados, como produtos de leite fluido sem lactose, rico em cálcio e até com teor reduzido de gordura. Consequentemente, os produtos lácteos especializados continuam ganhando participação no mercado doméstico e maiores volumes de leite fluido estão sendo direcionados ao processamento.

- Os consumidores estão mais conscientes sobre o que compram e comem e estão dispostos a pagar mais pela melhor qualidade dos produtos lácteos. Em 2014, iogurte e leite sem lactose foram as duas categorias de mais rápido crescimento. Os consumidores estão mudando para outros produtos lácteos preparados e processados, como probióticos e iogurtes de beber. O leite com sabor e o iogurte grego estão ganhando participação entre o setor de rendimento médio e alto.

- Os queijos processados cremosos tiveram o crescimento mais rápido em 2013, com 18% em termos de volume varejista; o mais popular sendo o cream cheese. Queijos macios continuam sendo o tipo mais popular de queijo do México.

- As importações de queijos em 2015 deverão se manter estáveis, à medida que a disponibilidade de leite permitirá uma maior produção doméstica e um substituto para as importações adicionais.

- Os Estados Unidos continuam sendo o fornecedor dominante dos produtos lácteos ao mercado mexicano, capturando 75% de participação de mercado representando um volume de cerca de 480.000 toneladas. Em 2013, os produtos lácteos dos Estados Unidos exportados ao México com maior crescimento foram: queijos (+35%), proteína do soro do leite (+21%), iogurte (+81%), manteiga (+78%), leite evaporado (+13%) e sorvete (+3%).

- Os processadores mexicanos de queijos estão querendo expandir para os mercados externos, apoiados pela maior produção de leite fluido.

A reportagem é do www.dairyherd.com, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures