ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

ES: colocando a sustentabilidade e a crise hídrica em pauta, Incaper comemora 60 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/12/2016

7 MIN DE LEITURA

1
0
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou na última quarta-feira (07) um evento de comemoração pelos 60 anos do Incaper. Na ocasião, também foi lançado o Pedeag 3 (Plano Estratégico da Agricultura Capixaba 2015-2030).

incaper 60 anos - pedeag 3

60 anos do Incaper 

O Incaper completou, no dia 16 de novembro de 2016, 60 anos de existência. A história do instituto começou a partir da criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares), em novembro de 1956, tendo a partir daí uma história relevante pelas suas significativas contribuições à sociedade capixaba - tanto por meio das ações de pesquisa, como pela assistência técnica e extensão rural prestadas ao longo desse período. A comemoração valorizou a memória da instituição que, por sua vez, está relacionada à memória do meio rural capixaba. Além disso, também foi ressaltada a importância dos profissionais que contribuem e contribuíram na construção da instituição.
 
incaper 60 anos - pedeag 3

“O Incaper é referência para o Estado. É uma instituição pública exemplar para o país e para os produtores rurais. O café é responsável pelo desenvolvimento do Espírito Santo. Ele proporcionou desenvolvimento de etnias, da área econômica e social. Hoje somos o 2º maior produtor de café do Brasil e temos também a 2ª maior área irrigável do país, perdendo apenas para Alagoas”, comentou Octaciano Gomes de Souza Neto, Secretário de Estado da Agricultura do ES. Ele acredita muito na agricultura capixaba e no desenvolvimento de tecnologias, com ganhos de produtividade e sustentabilidade. Também deposita confiança no crescimento da cadeia láctea e das startups voltadas ao agronegócio. “Em 2005, tínhamos apenas 8% de cobertura florestal no nosso território capixaba. A meta futura é reestruturar áreas e alcançar 20% de cobertura”, completou.

octaciano neto
Octaciano Neto 

No evento, também foi lançado o Livro do Café Conilon, uma publicação de 784 páginas e resultado do trabalho conjunto de 74 autores de 70 instituições ligadas à cafeicultura. No livro, os leitores terão a oportunidade de conhecer a trajetória de implantação da atividade no estado, bem como as principais tecnologias recomendas à cultura. Segundo Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e Coordenador Estadual de Cafeicultura, no livro são tratadas mais de 50 tecnologias com mais de 4 mil conhecimentos científicos, a partir da consulta de mais de 1200 referências. “A maioria das tecnologias nele presentes foi desenvolvida pelas pesquisas realizadas no Espírito Santo e no Brasil”.

Além do livro, o Incaper também anunciou sua publicação técnico-científica, a “Incaper em Revista”. Em 2016 o Estado foi bastante impactado com a crise hídrica e o material visa refletir sobre esse tema e apontar caminhos para a convivência com a seca. Nessa edição, artigos técnico-científicos retratam o cenário capixaba levando em conta os impactos da seca. O conteúdo dos textos traz uma caracterização da estiagem no ano hidrológico, bem como uma apresentação das perdas na agricultura em 2015.

PEDEAG 3

O evento no Centro de Convenções de Vitória também marcou o lançamento do Pedeag 3. O plano é um instrumento de análise do cenário atual e futuro que tem o objetivo de estabelecer estratégias e iniciativas que possam ser planejadas, geridas e implantadas, com foco na geração de melhores resultados para o agronegócio capixaba. O Pedeag 3 elegeu a inovação e a sustentabilidade como focos centrais do agronegócio do estado e tem como missão tornar a atividade mais competitiva, mais diversificada e sustentável. O objetivo foi compreender as dimensões de desempenho do agronegócio capixaba atual e definir metas para 2030. Dentre as 27 cadeias produtivas analisadas estão a cafeicultura, a fruticultura (como banana, mamão e cacau), pimenta do reino, avicultura, pecuária de corte e pecuária de leite, dentre outras.
pedeag 3

Durante o evento, um talk show foi realizado com o vice-governador do Estado César Colnago, o sócio proprietário do Instituto Futura, Orlando Caliman e o secretário Octaciano Neto. O debate foi moderado por um entrevistador – que levantou temas para serem discutidos.

incaper 60 anos - pedeag 3

Octaciano disse que hoje é impossível separar a agropecuária do meio ambiente. “Com a crise hídrica que vivenciamos este ano, percebemos ainda mais a importância dessas duas áreas andarem juntas”.

Para Colnago, a agricultura tem uma grande importância na estabilização social, principalmente devido à geração de renda. “Porém, são necessárias mais pesquisas sobre conservação do solo e como salvar algumas áreas da pré-desertificação. Precisamos nos direcionar cada vez mais para a sustentabilidade”.

Na sequência, Orlando apontou que há inúmeras famílias dependentes da renda da agricultura e que quando olhamos para os outros Estados, vemos inúmeras oportunidades de avançar – com inovação e agregação de valor ao produto. Ele ainda comentou que a evolução da agricultura ocorreu junto à evolução do Incaper. 

Um dos palestrantes convidados foi Waldemar Carneiro Leão, ex-embaixador do Brasil na China. “De 2000 a 2015, o Brasil aumentou em dez vezes o volume de produtos agrícolas exportados para os chineses. A China é uma ótima oportunidade para o Brasil, mas, temos que tratar esse mercado de forma especial, pois a demanda por alimentos cresceu muito – junto com o aumento de renda – e há uma grande preocupação com a segurança alimentar. A China produz alimentos, mas é muito ineficiente, uma vez que a produção é majoritariamente extensiva”. De acordo com ele, o padrão do consumo chinês está mudando, passando de arroz para proteínas de origem animal, como os lácteos, o que abre oportunidades para outros países.

“Há muito espaço ainda para ser conquistado entre os chineses. As terras já sofrem com seu limite físico e o uso excessivo de fertilizantes contaminou os lençóis freáticos. O crescimento populacional continua intenso, assim como o êxodo rural. A cada ano, 10 milhões de pessoas saem do campo e vão para as cidades. Para abastecer toda a população, a política está se flexibilizando e a autossuficiência está sendo deixada de lado”. As visitas recentes realizadas pelo ministro Blairo Maggi ao país são um ponto bastante positivo na visão do ex-embaixador. “Temos que ter em mente que qualquer falha aumenta muito as chances de ocorrer um embargo, mas, as expectativas são muito boas”.

Marcelo Suzart de Almeida, diretor-presidente do Incaper, também fez um discurso no evento e frisou que foi necessário resgatar o passado para trilhar o futuro. “Somos hoje o maior produtor de café conilon do Brasil e o Incaper contribuiu com essa conquista. O instituto também participa da vida das pessoas ultrapassando as barreiras do campo, como por exemplo fornecendo previsão do tempo para toda a população. Em 2015, o Incaper atendeu mais de 50 mil produtores e há muitos desafios pela frente”. Para ele, a seca provavelmente demandará investimentos, como a construção de barragens e treinamentos aos produtores para que aprendam a economizar água. “Precisamos pensar sobre a ótica de um novo modelo, que vai de encontro à sustentabilidade”. Ele finalizou a sua apresentação elogiando os funcionários do instituto e propondo o lema de “cultivar ações sustentáveis”.

O governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Cesar Hartung Gomes, também marcou presença na comemoração. Logo no início do seu discurso, ele destacou a importância dos 60 anos da Incaper. “Na história do café capixaba, tivemos uma séria crise que ameaçou a erradicação do produto no Estado. Com o auxílio do Incaper, o café conilon foi evoluindo, tanto a produção, como a qualidade e a produtividade. Venho aqui celebrar esta história. Minha proposta é que nos baseemos em casos de sucesso de outros estados e outros países, acreditando sempre nos nossos produtores e na pesquisa. Celebramos o Incaper e a sua vontade de crescer, se fortalecer e traçar novos planos”. Para ganhar o mundo, o governador disse acreditar na competitividade e modernidade do agronegócio. 

paulo hartung
Paulo Cesar Hartung Gomes

No encerramento da cerimônia, também houve pronunciamentos do Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, e do Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (SEAD), José Ricardo Ramos Roseno.
 
Por Raquel Maria Cury Rodrigues, da Equipe MilkPoint. 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROGÉRIO ANTONIO XAVIER

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 14/12/2016

Olá, no Espirito Santo nunca tinha sido feito nada para conservar, e preservar nem água, nem matas, O governador Paulo hartung, des do seu primeiro mandato, tem se mostrado muito preocupado e também se esforçado para amenizar ou sanar muitos problemas!  Pena que o governo federal não tem ajudado.  O governador sempre escolhe muito bem seus secretários de agricultura o que lhe deve dar muita tranquilidade.    Eu pesquiso muito sobre agricultura, e vi muitos videos sobre barraginhas, desenvolvidas pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval De Barros da Embrapa, creio que pode ser de muitas utilidades para o nosso estado!   

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures