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CARLOS DE SOUZA MELOGOIÂNIA - GOIÁS - ZOOTECNISTA EM 13/07/2012
O Brasil tem é que valorizar mais nossos produtos em vez de ficar importando produtos de outros países. Estamos entrando em um período de seca, com preços pagos por litro caindo de R$ 0,05 a R$ 0,10 e produtos (rações, medicamentos, etc) aumentando mês a mês, incentivando o produtor a abandonar a atividade ou diminuir sua produção drasticamente. Já não estão tendo preços favoráveis, falta de mão de obra (migração para a cidade, devido a ajudas do governo), e uma política que não ajuda a atividade produtora de leite.
Vamos ficar até quando comprando produtos de outros países (mais baratos e incentivados pelos governos de fora) em vez de valorizarmos nossos produtores . . . |
EVAIR ROBERTO PORSCHNOVA LARANJEIRAS - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS EM 09/07/2012
É uma lei q da um pouco mais de garantia ao produtor, mas no entanto, força a industria a fazer uma previsão de algo q nao depende dela, ao contrario do que diz a companheira Darlani de souza, a industria, em sua grande maioria está trabalhando no vermelho a meses, os vilões da história são os supermercados q hj se aproveitam da situação pra ganhar mais do que ja ganhavam, as industrias estão sendo obrigadas a vender seus produtos no preço ditado pelo mercado. O leite é diario, não se acorda preços para meses, e sim para um periodo muito pequeno (dias, semanas), então não tem como prever o mercado pra daqui a 30 ou 60 dias, isso é impossivel. O próprio MilkPoint (quem acompanha deve ter visto), fez um estudo de como está distribuido o preço entre os elos da cadeia, o que vemos é o mercado abocanhando parte do que era destinado ao produtor e a industria, e se for analisar, quem mais perdeu espaço (margem) foi a industria.
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FERNANDO CERÊSA NETOBRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE EM 09/07/2012
Seria ótimo se a lei apenas viesse a tornar obrigatório o pagamento do leite quinzenalmente.
1 a 15 pagamento em 20 16 a 30 pagamento em 5 Assim os laticínios teriam que brigar pelo preço dos seus produtos. Hoje não o fazem, pois qualquer baixa é jogada nas costas dos produtores. A lei do bolso é a melhor lei. |
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCOJUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 09/07/2012
Prezado Júnior Catanduva: Eu não tenho, desde 2007, quaisquer problemas com preço do leite, porque sou signatário de um contrato com o laticínio que compra meu leite, que estabelece um preço mínimo para o produto que entrego. Por isso, não estou vinculado ao vai e vem do mercado. Mas, quantos podem dizer a mesma coisa? Muito poucos. Entendo que entidades como a APLISI são a saída para os que, seja por produção, seja por resistência dos laticínios, não podem, como eu, firmar este tipo de contrato, que é a verdadeira saída, a mais eficiente. Condensando-se as produções individuais, a associação pode oferecer grande volume de leite e, assim, tornar-se de valor inestimável, conquistando preço superior ao do mercado.
Um abraço, GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG =HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE= |
LUCAS DANTAS MATHEUSGUANHÃES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 07/07/2012
Eu acho a lei muito valida. Pois pelo menos foi um inicio do governo começar olhar para a gente. Mas para ela ficar completa, deveria ter seguido a sugestão do produtor Paulo Fernandes da associação APLISI, que usa a previsão do CEPEA para os próximos 12 meses. Ai sim ia ficar bom. Precisamos de Sindicatos e Associações como a APLISI em nossa região.
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CONSTANTINO BERNARDESPAPAGAIOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 07/07/2012
O colega Oderban Scariot do RS falou com propriedade. Essa lei não vai dar em nada. Tem laticinio na minha região que mandou comunicado ou colocou na internet um preço minimo a receber.
O preço é tão minimo que tem que acontecer o fim do mundo para o preço do leite chegar nesse patamar... Dessa forma como vou tomar a decisão de mudar de laticinio e planejar melhor meu empreendimento, como diz o colega Guilherme Alves? |
JOSÉ LEMES BALTAZARFORMIGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 06/07/2012
Ja e uma lei que nasceu morta.....
Uma grande cooperativa da regiao central de MG colocou no site dela uma preco minimo de R$ 0,62 e um monte de adicional (qualidade, mercado, volume, logistica....., que o produttor vai ter que contratar um estatistico da NASA para prever o preco! |
JUNIOR CATANDUVAGOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS EM 06/07/2012
A lei e muito boa, desde que contemple os vendedores de leite Spot! Este tipo de comercio (leite vendido entre laticinios e cooperativas para grandes industrias) representa uns 30% do leite produzido no Brasil! Esse leite é negociado de 15 em 15 dias e é sempre uma guerra de preco! Como o laticinio e a cooperativa que opera no mercado Spot vai anunciar com 1 mes o preco, se nem ele mesmo sabe por quanto ira vender seu produto? A solucao e seguir a sugestao do Paulo Fernandes da APLISI de utilizar o CEPEA que da uma previsao de 12 meses para frente! E a solucao da pecuaria do Brasil! Porque o amigo Guilherme Alves Mello Franco não se associa a APLISI e assim resolve o problema dele?
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GUILHERME CARDOSO GOMIDESGOIÂNIA - GOIÁS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS EM 06/07/2012
A lei pode ser uma ferramenta importante de administração, como pode também acabar prejudicando tanto o laticínio como o produtor devido o risco daqueles menos eficientes migrarem de laticínio com maior frequência.
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GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCOJUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 06/07/2012
Prezados Senhores: Dos cinco comentários que me sucedem, quatro são a favor da lei e, apenas um, contra. Sintomaticamente, este único dissidente é da indústria. Por que será?
Muito embora entenda que o que vai acontecer (aliás, já está acontecendo) é a reunião de todos os laticínios de uma região, para estabelecerem um preço padrão (bem baixo) e tentar fugir do mercado da livre concorrência, pelo menos saberemos o que vamos receber pelo leite entregue, com antecipação e poderemos planejar melhor nosso empreendimento. A formação de cartel, todavia, deverá ser fiscalizada pelos organismos competentes. GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG =HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE= |
DARLANI PORCAROMURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 05/07/2012
O mais importante elo da cadeia leiteira, são os mercados, onde os produtos são consumidos, e o que está acontecendo , é que os laticínios não abaixaram o prêço dos produtos para eles e até aumentaram, conforme eu conversei com um gerente de supermercado. Então o valor de queijo, requeijão , iogurtes etc, estão nas prateleiras com o mesmo ou até maior valor de mês atrás, então não tem jeito , o produto não vende, a corda arrebenta para o lado mais fraco que somos nós. O meu latcinio não quis dar o valor do leite a pagar em julho, falou que ia entrar em reunião, e o pior, não tem aonde ir, assim fica dificil encarar de uma maneira séria o setor leiteiro neste país.
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EBER SILVA DE PAIVARUBIATABA - GOIÁS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO EM 05/07/2012
o Produtor de leite teve q se modernizar, em todos seguimento da sua produção, tendo cada dia mais exigencia, e ja do outro lado da porteira, o que podemos falar q ate hoje o produtor fica sabendo do preço do leite apos 60 dias, isso é locura vc gasta e tem que ter "uma bola de cristal" para controlar custo por não saber o que vai receber.
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MARISANDRA DA SILVA CASALICRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO EM 04/07/2012
Ao meu ver, saber o preço do produto que você comercializa ou irá comercializar só pode ser positivo para o vendedor. O laticínio que praticar preços abaixo do mercado pode ser substituído por outro, e por falar em risco, quem será que anda arcando com o risco na atual conjuntura? o produtor que é o elo mais frágil da cadeia. Já é hora de virar esse jogo e ao menos, equilibrar esse mercado tão importante pra nossa economia.
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AILTON LAURINDOCAMPO BELO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS EM 04/07/2012
Isto não vai ajudar em nada os Produtores, pois as Empresa depende do mercado para bálisar estes preços, e como este é sanzonal fica difícil determinar os mesmos um mês antes de acontecerem as vendas, com isto será divulgado um preço básico e o restante será, qualidade, fidelidade e volume e etc..
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