ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desafios para 2015: apesar do custo de produção ser a maior preocupação, clima aparece em destaque, diz pesquisa MilkPoint

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/02/2015

3 MIN DE LEITURA

3
0
Desde o final de 2011, o MilkPoint pergunta aos seus leitores qual é o maior desafio para a produção leiteira no próximo ano.

A pesquisa é baseada em um trabalho realizado anualmente pela entidade Australian Dairy Farmers, que avalia a percepção dos produtores australianos a respeito dos principais desafios da atividade. A intenção é fazê-la a cada ano e avaliar as mudanças ao longo dos tempo.

A pesquisa do MilkPoint deste ano foi realizada em janeiro, colhendo respostas de todas as regiões do Brasil, com a participação de produtores de leite, profissionais da área industrial, consultores, veterinários, zootecnistas e outros agentes atuantes no setor, oferecendo uma fotografia da percepção a respeito do que espera o setor neste 2015.

Com 34,1% dos votos, o Custo de Produção segue, desde a primeira pesquisa, como item de maior preocupação para o setor. As opções Preço do Leite e Clima subiram significativamente em porcentagem e posição, ficando empatadas no segundo lugar. “Chama a atenção a questão climática que, pela primeira vez, teve um volume considerável de indicações e superou as preocupações com qualidade do leite e mão-de-obra”, surpreende-se Marcelo P. Carvalho, Coordenador do MilkPoint.
Com efeito, a adequação da qualidade do leite se manteve como o 4º maior desafio, ao passo que a mão-de-obra, que em 2014 ocupou o segundo lugar, em 2015 ficou apenas como a 5º preocupação do setor.

Gráfico 1 : Qual será o maior desafio para a produção leiteira em 2015?


A questão climática surge em um cenário de seca em parte do país, notadamente no Sudeste, ocupando as manchetes dos noticiários. Pela primeira vez desde que o trabalho começou a ser realizado, ficou evidente que a preocupação com o clima chegou ao campo, tendo a mesma relevância da variável preço.

“A ideia de fazer a pesquisa a cada ano, com os mesmos itens, é justamente captar como a conjuntura do momento afeta a percepção sobre os desafios a enfrentar. Os dados não querem dizer que a questão da mão-de-obra perdeu relevância, mas sim que surgiram, no cenário, fatores mais agudos neste momento, como o preço (que caiu fortemente) e o clima”, explica Marcelo.

O gráfico abaixo ajuda a visualizar as mudanças, trazendo a variação das respostas a partir dos “Desafios de 2012”.

Gráfico 2: Comparação Desafios 2012 a 2015


Apesar do Custo de Produção ter sido votado como o maior desafio, esta variável apresentou este ano a menor porcentagem já registrada, tendo diminuído quase 10 pontos percentuais em relação à pesquisa mais recente. Mão-de-obra, Adequação ambiental e Importações de produtos lácteos também verificaram queda nos valores.
Já o Preço do leite, Clima e Outros fatores cresceram 8, 16,6 e 9 pontos percentuais, respectivamente. Preço do leite e Clima foram pautas muito abordadas pelo MilkPoint nos últimos meses.

Ao se analisar as respostas por estratos de produção, é possível inferir se há diferenças de percepção sobre os desafios dependendo da categoria produtiva. A tabela abaixo apresenta as respostas dos produtores de leite divididos por estratos produtivos.

Tabela 1 – Respostas dos produtores por estrato produtivo


Pela tabela é possível perceber que os produtores de menor escala distribuem de forma praticamente homogênea a preocupação com preço, custos e clima. A partir de 1000 litros diários, o clima passa a ter porcentagem expressiva, enquanto custo mantem valores relativamente altos. É interessante notar que, à medida que aumenta o volume diário, a indicação do preço como desafio principal vai diminuindo, provavelmente porque os bônus por volume e a possível menor oscilação de preços nas faixas mais altas de produção fazem com que proporcionalmente esse item não seja o mais relevante como desafio, dando lugar aos custos de produção e outros fatores. Apenas 9,1% dos produtores acima de 3.000 litros/dia apontaram o preço como principal desafio para 2015.

Participaram da pesquisa deste ano 123 pessoas.

Para acessar as pesquisas anteriores clique abaixo:

2012 / 2013 / 2014

E você, qual destes será o principal desafio para 2015? Use o espaço abaixo e comente.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANA OLIVEIRA

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 19/02/2015

Bom dia Jadyr,



Meu nome é Mariana, sou membro da equipe MilkPoint.

Quanto à sua solicitação da perspectiva do preço do leite em 2015, recomendamos a matéria publicada na seção Panorama: 2014 terminou pior do que começou, mas oferta restrita pode ajudar recuperação (https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/panorama/2014-terminou-pior-do-que-comecou-mas-oferta-restrita-pode-ajudar-recuperacao-93029n.aspx).

No final do artigo você encontrará o cenário estimado para esse ano.



Qualquer dúvida estou a disposição.
JARDYR SILVA

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/02/2015

Clima descontrolado-seca-; Dolar nas alturas-aumento de milho,soja,etc-; O preco do nosso produto CAINDO-leite-.Gostaria saber, qual a perspectiva para o preco do leite em 2015. Responta simples e direta, sem aquele monte de graficos comparativos.Obg.






GILSON SANTANA FILHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/02/2015

A chuva ta faltando nao e so no sudeste nao. Aqui no centro oeste Ta sem chuva , sem pasto, sem agua, e o milho que plantamos nao vai produzir muito nao. Tenho certeza que todos que estao na ativdade, os pequenos e os grandes estao muito preocupados com esta situaçao inedita para nos aqui em Goias e no Brasil com a falta de agua e com insumos nas alturas, e mao de obra cara e rara. Quem quer tirar leite no Brasil, nossos filhos raramente vao querer dar continuidade nesta ayividade dificil e sofrida e tao importante para todos.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures