ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativa Languiru certifica produtores associados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/05/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0
Considerando o trabalho constante em busca da eficiência produtiva e primando pela qualidade de seus produtos, a Cooperativa Languiru está desenvolvendo o programa Boas Práticas na Fazenda (BPF), iniciativa que orienta os produtores de leite associados a adotar procedimentos e controles que contribuem para aumentar a qualidade e a segurança do leite.

Num primeiro momento, sete propriedades foram certificadas. Em reunião em abril com a direção da Languiru, coordenação do Setor de Leite do Departamento Técnico e da produção da Indústria de Laticínios, os associados receberam certificados e placas de identificação, com selo que atesta que a propriedade de leite é certificada pelo programa BPF da Languiru.

“Este é um momento histórico, a Languiru é pioneira entre as cooperativas gaúchas nesta certificação das propriedades de seus associados produtores de leite. Num momento conturbado do mercado, a Languiru intensifica a busca pela profissionalização do setor e qualidade da matéria-prima”, avaliou o presidente Dirceu Bayer na reunião com os associados certificados.

Para ele, ações como essa beneficiam toda a cadeia produtiva. Além de bonificar esses produtores associados, a medida atende exigências da legislação e expectativas do mercado consumidor. “Essas propriedades certificadas pelo BPF servirão de inspiração aos demais associados da Languiru, além de agregar valor à propriedade e ao plantel de animais produtivos”, acrescentou Bayer, elogiando os envolvidos no desenvolvimento do BPF.

O vice-presidente Renato Kreimeier igualmente enalteceu a iniciativa. “O programa Boas Práticas na Fazenda é uma forma de reconhecimento e incentivo, além de contribuir para a excelente qualidade dos produtos Languiru. Ao longo dos seus 60 anos, a Languiru tem sido pioneira em inúmeros setores, e a inovação é mais uma garantia de produtos de qualidade. Tudo isso está diretamente relacionado à credibilidade da marca Languiru no mercado, à confiança e segurança que os consumidores atribuem aos nossos produtos”, disse, parabenizando os primeiros produtores que acreditaram no programa.

Propriedades certificadas

O primeiro estágio do programa BPF certificou sete propriedades de leite, dos associados Airton Kaisekamp, de Linha Berlim, município de Westfália; Marco Aloisio Sulzbach, de Linha Novo Paraíso/Estrela; Rui Inácio Eidelwein, de Linha São Jacó Baixa/Estrela; Marco Oscar Zirbes, de Linha São João/Poço das Antas; Pedro R. Lenhard, de Linha São Jacó Baixa/Estrela; Marino Spellmeier, de Linha Arroio Grande/Arroio do Meio; e Carlos Osterkampf, de Linha Berlim/Westfália. A certificação é válida por um ano, quando ocorre novamente a inspeção da certificadora.

Continuidade da atividade

Acompanhado do filho Miguel Mützenberg Zirbes (18), o associado Marco Oscar Zirbes (48) elogiou a iniciativa da Languiru. Com propriedade em Linha São João, município de Poço das Antas, e associado desde 2003, a família é produtora de leite e suínos.

“Num primeiro momento ficamos preocupados, mas com o auxílio dos profissionais do Departamento Técnico da Languiru foi possível atender a todas as exigências do programa. As melhorias implementadas são fundamentais para seguirmos na atividade leiteira”, destacou o pai.

Com sucessão familiar na propriedade encaminhada, os Zirbes consideram fundamental a adoção de boas práticas. “Certamente todas as propriedades terão que se adequar ao BPF. É preciso evoluir na produção leiteira e estamos felizes em poder integrar este primeiro grupo de propriedades certificadas, a primeira do município de Poço das Antas”, acrescenta Miguel.

Para eles, as propriedades certificadas passam a servir de modelo às demais. Além de contribuir para a manutenção da qualidade da matéria-prima entregue à Indústria de Laticínios da Languiru, as melhorias implementadas também valorizam a propriedade rural e o plantel de animais.

O programa BPF

O programa de Boas Práticas na Fazenda da Cooperativa Languiru avalia 53 itens das propriedades leiteiras. Entre esses estão capacitação dos ordenhadores, destinação de dejetos, utilização de drogas veterinárias, limpeza e manutenção de equipamentos, armazenamento do leite, bem-estar animal, qualidade da água, manejo sanitário e alimentação do rebanho.

Seu propósito é providenciar padrões mínimos para as operações nas propriedades rurais que fornecem leite cru à Indústria de Laticínios da Languiru, assegurando o fornecimento de um leite com mais qualidade e segurança de forma sustentável.

“O BPF foi desenvolvido para auxiliar os associados produtores de leite na compreensão dos requisitos de boas práticas para a produção de leite. A Languiru desenvolveu um sistema de registros para todos os requisitos exigidos. A partir disso, é essencial efetuar esses registros continuamente para minimizar riscos de contaminação do leite e permitir a devida rastreabilidade”, explica o coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Fernando Staggemeier.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Languiru

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEANDRO MARTINS

SETE LAGOAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/05/2015

Conheci o Sr. Dirceu Bayer e sua atuação no segmento de leite no RS a frente da Languiru, estas ações nos ajuda a posicionar de forma diferenciada no mercado e todos envolvidos colhem bons frutos com este trabalho.



Parabéns pela ação.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures