Conheça a planta de leite fluido mais moderna do mundo

Onde você acha que fica a planta de leite fluido mais moderna do mundo? Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália ou em um dos países da Europa seriam as respostas mais prováveis para essa pergunta, mas estão incorretas. Após uma visita à mais nova planta da Vinamilk, localizada na província de Binh Duong, no Vietnã, percebe-se claramente que essa é a planta mais moderna e um exemplo brilhante de eficiência.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Onde você acha que fica a planta de leite fluido mais moderna do mundo? Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália ou em um dos países da Europa seriam as respostas mais prováveis para essa pergunta, mas estão incorretas.



Após uma visita à mais nova planta da Vinamilk, localizada na província de Binh Duong, no Vietnã, percebe-se claramente que essa é a planta mais moderna e um exemplo brilhante de eficiência, de acordo com uma reportagem da Hoard’s Dairyman. Parte dessa eficiência está em garantir a qualidade do leite nas condições de clima quente e úmido que prevalecem na nação do sudeste asiático.

Construída em parceria com a Tetra Pak, que tem sede na Suécia, a planta da Vinamilk processa leite com as mesmas especificações que a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) determinariam para os processadores de lácteos americanos. Na grande abertura da planta em abril de 2013, a expectativa de produção era de 397,47 milhões de litros de leite anualmente. Com a recente expansão, esse número dobrou para 794,94 milhões de litros. Todo esse processo é completado com menos de 200 funcionários em um campo de aproximadamente 20,23 hectares.



Vários fatores tornam a planta a mais moderna do que qualquer outra planta do mundo:

- As instalações de processamentos são equipadas com tecnologia centrífuga avançada que elimina as bactérias do leite cru à taxa mais alta possível. O processamento na temperatura ultra-alta (UHT) torna qualquer bactéria remanescente inofensiva.

- Um sistema central de computador, com oito computadores e quatro técnicos, controla todos os passos no processo. Sistemas robotizados movem papéis e plásticos esterilizados em máquinas de enchimento. No momento da visita feita pela Hoard’s à planta, cerca de 25 caixas de leite estavam se movendo através de uma única linha a cada 10 segundos.

- Máquinas de paletes controladas roboticamente distribuem de forma eletrônica produtos codificados para um depósito inteligente.

- O sistema de “depósito inteligente” da planta foi o primeiro no Vietnã. O depósito, situado em 6,07 hectares, tem 20 pistas de despacho e recebimento. As instalações de armazenamento massivo contêm 17 andares de prateleiras.





A inovadora Vinamilk é a maior companhia de lácteos do Vietnã, com 48,7% de participação de mercado no ano passado. Desde 2010, a companhia registrou uma taxa anual de crescimento de 23% nas vendas. No ano passado, a companhia comprou mais de US$ 100 milhões de produtos lácteos dos Estados Unidos.



Quanto ao futuro, a Vinamilk tem alguns objetivos elevados. “A Vinamilk atualmente está em quarto lugar na lista da Forbes do Vietnã das 500 maiores companhias”, disse o diretor executivo de produção, pesquisa e desenvolvimento da Vinamilk, Nguyen Quoc Khanh. “Até 2017, nossa meta é nos tornar uma companhia de lácteos do mundo entre as top 50”.

A reportagem é da Hoard’s Dairyman, traduzida pela Equipe MilkPoint, e as fotos também são da Hoard's Dairyman.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?