Após uma visita à mais nova planta da Vinamilk, localizada na província de Binh Duong, no Vietnã, percebe-se claramente que essa é a planta mais moderna e um exemplo brilhante de eficiência, de acordo com uma reportagem da Hoard’s Dairyman. Parte dessa eficiência está em garantir a qualidade do leite nas condições de clima quente e úmido que prevalecem na nação do sudeste asiático.
Construída em parceria com a Tetra Pak, que tem sede na Suécia, a planta da Vinamilk processa leite com as mesmas especificações que a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) determinariam para os processadores de lácteos americanos. Na grande abertura da planta em abril de 2013, a expectativa de produção era de 397,47 milhões de litros de leite anualmente. Com a recente expansão, esse número dobrou para 794,94 milhões de litros. Todo esse processo é completado com menos de 200 funcionários em um campo de aproximadamente 20,23 hectares.
Vários fatores tornam a planta a mais moderna do que qualquer outra planta do mundo:
- As instalações de processamentos são equipadas com tecnologia centrífuga avançada que elimina as bactérias do leite cru à taxa mais alta possível. O processamento na temperatura ultra-alta (UHT) torna qualquer bactéria remanescente inofensiva.
- Um sistema central de computador, com oito computadores e quatro técnicos, controla todos os passos no processo. Sistemas robotizados movem papéis e plásticos esterilizados em máquinas de enchimento. No momento da visita feita pela Hoard’s à planta, cerca de 25 caixas de leite estavam se movendo através de uma única linha a cada 10 segundos.
- Máquinas de paletes controladas roboticamente distribuem de forma eletrônica produtos codificados para um depósito inteligente.
- O sistema de “depósito inteligente” da planta foi o primeiro no Vietnã. O depósito, situado em 6,07 hectares, tem 20 pistas de despacho e recebimento. As instalações de armazenamento massivo contêm 17 andares de prateleiras.
A inovadora Vinamilk é a maior companhia de lácteos do Vietnã, com 48,7% de participação de mercado no ano passado. Desde 2010, a companhia registrou uma taxa anual de crescimento de 23% nas vendas. No ano passado, a companhia comprou mais de US$ 100 milhões de produtos lácteos dos Estados Unidos.
Quanto ao futuro, a Vinamilk tem alguns objetivos elevados. “A Vinamilk atualmente está em quarto lugar na lista da Forbes do Vietnã das 500 maiores companhias”, disse o diretor executivo de produção, pesquisa e desenvolvimento da Vinamilk, Nguyen Quoc Khanh. “Até 2017, nossa meta é nos tornar uma companhia de lácteos do mundo entre as top 50”.
A reportagem é da Hoard’s Dairyman, traduzida pela Equipe MilkPoint, e as fotos também são da Hoard's Dairyman.