Embora muitos na indústria atribuam a crescente demanda de lácteos da China à demanda em expansão por fórmulas infantis e leites em pó, dados do Banco Mundial mostram que as taxas de natalidade caíram para 12,1 por 1000 em 2013, de acordo com o Bloomberg. Essa taxa de natalidade está bem abaixo do pico da China, de 23,2 por 1000 alcançado em 1987. Além disso, o Bloomberg reportou que a atual taxa de natalidade está abaixo das taxas nos Estados Unidos (13 por 1000) e Malásia (18 por 1000). A queda na taxa de natalidade na China, entretanto, é um número que não pode ser subestimado devido ao fato de o país ter a maior população mundial, de 1,36 bilhão de pessoas.
Os especuladores de mercado esperam que casais jovens imediatamente comecem a ter mais filhos, impulsionando uma onda de demanda por fórmulas infantis, que o mundo ainda não teve. Como resultado, os comerciantes começam a apostar nos mercados de leite em pó na expectativa de que uma maior demanda seja provocada. Entre novembro de 2013 e junho de 2014, a China importou 707.251 toneladas de leite em pó integral, 84% a mais do que no período entre novembro de 2012 e junho de 2013. Para o desespero dos comerciantes, as mulheres chinesas mais jovens, assim como muitas mulheres ocidentais, estão chegando às cidades, entrando em universidades e começando uma carreira – coisas que adiam o começo de uma família para mais tarde na vida. Para aqueles que possuem muito estoque de leite em pó, a falta de demanda levou ao fim das compras e o mercado de lácteos a capitular. Como resultado dos grandes estoques, as importações de leite em pó integral da China caíram 55% entre julho de 2014 e junho de 2015, comparado com o mesmo período do ano anterior.
A China parece estar tomando medidas para se antecipar ao que poderia ser potencialmente desastroso para o governo, à medida que o número de trabalhadores decresce, mas um aumento na população da China não é garantido. Possíveis consequências do menor número de trabalhadores incluem aumento de salários e perda de produção, à medida que os processadores buscam produtores mais baratos – eventos que poderão levar à desaceleração econômica. A questão que permanece é como os jovens casais reagirão às notícias. Embora pais que querem uma porção maior da nutrição de suas crianças recorram aos produtos lácteos e representem uma oportunidade se essas famílias tiverem mais filhos, o caminho para a expansão da demanda por lácteos poderá ser árduo. Com a queda de 2014-15 fresca ainda na mente das pessoas, parece menos provável que haja uma corrida pelo leite em pó como vista no final de 2013 – embora não dê para ter certeza quando há uma oportunidade em andamento.
As informações são do Daily Dairy Report.