Argentina: será lançada plataforma eletrônica de leilão para produtos lácteos

A Argentina será o segundo país do mundo a contar com leilões internacionais de produtos lácteos daqui algumas semanas, o que favorecerá a inserção de grandes, médias e pequenas empresas do setor no comércio internacional, com possibilidade de obter melhores preços para sua produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Argentina será o segundo país do mundo a contar com leilões internacionais de produtos lácteos daqui algumas semanas, o que favorecerá a inserção de grandes, médias e pequenas empresas do setor no comércio internacional, com possibilidade de obter melhores preços para sua produção.

Em poucas semanas, será feita a apresentação oficial e, em poucos dias, começarão a ser feitos leilões mensais. Depois disso, será analisada a possibilidade de que esses leilões sejam quinzenais, disse o presidente do Conselho Argentino de Produtores (CAP), Ider Peretti. Ele disse que se trata de uma plataforma que, em uma primeira etapa, colocará à venda leite em pó, soro em pó e queijos duros e semiduros, acrescentando que os leilões serão realizados através de um sistema eletrônico muito completo e parecido ao único que existe atualmente na Nova Zelândia.

Atualmente, a Fonterra é considerada referência no momento de definir os preços internacionais dos produtos lácteos, principalmente do leite em pó. Com a iniciativa da CAP, a Argentina se converterá no segundo país a desenvolver um mercado desse tipo. Isso permitirá aos produtores locais vender diretamente a um comprador e, assim, conseguir melhores preços, evitando a intermediação de um terceiro.

Peretti disse que essa iniciativa dará a possibilidade para grandes, pequenas e médias empresas lácteas participarem do negócio internacional através dos leilões, com comercialização transparente e obtenção de melhores preços para os produtos. Ele disse que as grandes empresas já têm organizado seus volumes, enquanto que as menores terão que acompanhá-las através de um centro de preparação e maturação de seus produtos. Então, a partir desses locais, os pequenos e médios produtores poderão participar dos leilões.

Ele disse que a plataforma é um desenvolvimento privado, contratado pelo CAP, e disse que não será apenas utilizado para leilões de produtos lácteos, mas também, serão desenvolvidas outras operações do mesmo tipo com carne, frutas e outros produtos originários do campo.

Peretti disse que a utilização dessa nova ferramenta constituirá uma maneira de os produtores chegarem ao mundo com preços transparentes e de referência. Ele disse que o produtor terá a possibilidade de acompanhar os produtos que estão sendo colocados à venda e saber que preços eles alcançam em diferentes locais do mundo. Ele afirmou que assim, qualquer produtor poderá colocar seus produtos na plataforma e ver rapidamente como os diferentes membros das diferentes cadeias de comercialização do mundo realizam suas ofertas e fazem com que os preços aumentem.

"Vamos conseguir um mercado muito mais transparente e dinâmico. Na CAP, estamos permanentemente desenvolvendo projetos de acompanhamento de pequenos e médios produtores", disse Peretti.

A reportagem é do Terra.com.ar, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?