ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SC: Gado leiteiro volta a ser atração na Expolages

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Depois de 15 anos, a Expolages reabre suas portas para os produtores de leite que, já no seu retorno ao evento, vão apresentar animais que têm conquistado a admiração de criadores e especialistas.

A Expolages 2012, que abre nesta terça-feira, em Lages, com a chegada dos animais, contará com mais de mil bovinos, equinos e ovinos em julgamentos e leilões. E 30 estandes ocupados por empresas do ramo de equipamentos e produtos agrícolas, 64 dos setores da indústria, comércio e serviços e mais 16 do ramo imobiliário.

Os julgamentos começam na quinta-feira. A expectativa é de que a movimentação financeira ultrapasse a casa dos R$ 5 milhões.

Mas apesar de todas essas atrações, é no retorno dos produtores de leite que está o grande destaque da Expolages. A participação será pequena, com apenas 10 criadores das cidades de Lages, Braço do Norte, Rio do Sul, Capão Alto e São José do Cerrito, expondo aproximadamente 90 animais, com idades entre três meses e dois anos e que ainda não pariram.

Mas ainda que seja um tanto limitada e tenha o caráter de exposição, e não de comercialização, a 1ª Feira Estadual Jovem da Raça Jersey será uma grande oportunidade para os produtores de todo o Estado conhecerem uma raça bovina que vem conquistando mais admiradores. As vacas Jersey produzem um leite de maior qualidade em relação às holandesas.

Especialistas como o agrônomo Humberto Silveira de Souza e o analista de mercado Francisco Carlos Heiden, ambos da Epagri, destacam que o leite da Jersey tem mais componentes sólidos, como gordura, proteínas e sais minerais. O maior ganho está na gordura. Enquanto o leite da Jersey tem 4,5%, o da holandesa tem 3,3%. Esta diferença se reflete no rendimento do leite. Para fazer um quilo de queijo, por exemplo, são necessários dez litros de holandesa, mas apenas sete da Jersey.

- A presença da raça Jersey ainda é pequena porque os produtores gostam de vacas que produzem bastante, e as holandesas dão mais leite. Além disso, no Oeste, que concentra 73% da produção do Estado, predomina a raça holandesa. Mas a Jersey está crescendo muito, garante mais qualidade e o seu leite vai ser mais bem pago que o da holandesa - diz o analista Francisco.

- A Expolages será uma vitrine para a Jersey, pois receberá a elite da raça, já que os melhores animais do Sul do Brasil estão em Lages e Braço do Norte - completa o agrônomo Humberto.

Estimativas da Secretaria de Estado da Agricultura apontam que o rebanho leiteiro de Santa Catarina é de aproximadamente 900 mil vacas, sendo cerca de 70% da raça holandesa e 30% da Jersey.

A produção ultrapassa os dois bilhões de litros por ano, dos quais, 73% no Oeste. Os produtores chegam a cerca de 60 mil em todo o Estado, como Casemiro Marin, de Lages, que há 52 anos se dedica à criação de vacas Jersey e vai expor nove animais durante a Expolages.

A matéria é do Diário Catarinense, adaptado pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures