ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Top 100 MilkPoint 2014: Confira entrevista com o maior produtor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/03/2014

5 MIN DE LEITURA

12
0

Vista aérea parcial da Fazenda Colorado

Na edição do TOP 100 MilkPoint deste ano, levantamento que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil, o então detentor do quarto lugar da lista de 2013, Sr. Lair Antonio de Souza, proprietário da Fazenda Colorado, atingiu a primeira posição no ranking, com média diária de produção de 53536,8 litros/dia e produção total comercializada em 2013 de 19.540.933 kg.

Com um trabalho de mais de 40 anos, de muito profissionalismo, dedicação e foco, o Sr. Lair não se contentou com a comercialização de um leite com baixos valores agregados e, por isso, verticalizou seu processo produtivo e investiu na entrega do produto já processado através da marca Xandô, que fabrica leite tipo A, pronto para ser consumido.

Com técnicas avançadas, constante busca pelo pioneirismo através da tecnologia e minucioso controle dos índices da atividade leiteira, a Fazenda Colorado conta com instalações de última geração, animais confinados em sua totalidade e criação de Gado Holandês, específico para este fim.


Sr. Beto Xandô e Sr. Lair Antonio de Souza

Pela relevância na atividade leiteira nacional, seriedade e profissionalismo, o MilkPoint buscou conhecer um pouco desta história e fez uma entrevista com o Sr. Lair Antonio de Souza, que mostra como é esta empresa leiteira, seus valores, diferenciais e futuro.

Confira abaixo a entrevista:


MilkPoint: Ser o maior produtor do Brasil era uma meta, ou foi resultado do trabalho bem feito?

Sr. Lair Antonio de Souza: Era uma meta, resultado de um trabalho de 50 anos. Em 2001, quando o MilkPoint iniciou o Top 100, a Fazenda Colorado/Leite Xandô ficou em 5° lugar no ranking e eu disse, naquela época, que minha meta era obter a primeira colocação. Com muito trabalho, ao lado de competentes profissionais, atingimos agora nosso grande objetivo.

MilkPoint: Pode-se dizer que o leite começou como hobby e virou um negócio? Como foi esse processo?
Sr. Lair Antonio de Souza: Não fiz nada em minha vida como hobby; sempre tratei meus negócios com muita seriedade e profissionalismo. Quando pensei em atuar no setor leiteiro, meu conhecimento sobre o assunto era nulo. Nada sabia sobre vaca, leite e pecuária. Fui então buscar conhecimento, assessoria e sabedoria. Visitei bibliotecas, li todo tipo de artigos didáticos e técnicos, visitei estábulos em vários países e fiz as minhas escolhas, como trabalhar com rebanho da raça holandesa e dele extrair o melhor leite, o tipo A. Daquela decisão, há quase 40 anos até hoje, minha equipe e eu nunca mais paramos de estudar, pesquisar novas técnicas, reciclar tecnologias, buscar aumento de produtividade, enfim, de promover um trabalho dinâmico e em constante evolução.


Sala de ordenha - Fazenda Colorado


Vacas da Fazenda Colorado

MilkPoint: O Sr. acompanha e vive o leite há décadas. O que mudou nesse período?

Sr. Lair Antonio de Souza: Cresceu muito o número de profissionais do leite no Brasil e o caminho é incentivar que esta profissionalização cresça muito mais. O Brasil tem potencial para ser, no futuro, um grande exportador de leite.

MilkPoint: Muitos podem argumentar que o projeto da Colorado não é para qualquer um. Afinal, o Sr. é um empresário de grande competência e o projeto exige muito capital, além do produto ser leite A, que exige industrialização e comercialização, porém remunerando melhor a matéria-prima. Como o Sr. responderia a esse comentário?
Sr. Lair Antonio de Souza: Este último projeto de ampliação e atualização tecnológica da granja leiteira Fazenda Colorado só foi possível com o financiamento pelo BNDEs. Na época, quando fiz os estudos de viabilidade do projeto, os juros no Brasil estavam a 12% ao ano, inviabilizando por completo o investimento. Mas o BNDEs nos ofereceu juros a 3,5% ao ano e financiamento de expressivo montante para realizar nosso projeto de incremento da produção do leite A. Vale ainda ressaltar que o leite A tem valores agregados, assim como a ausência de intermediários na venda, que permitem uma rentabilidade diferenciada em relação aos outros tipos de leite; assim, com juros anuais de 3,5%, o investimento se paga.


Leite tipo A Xandô em produção

MilkPoint: O Sr. acredita que outros projetos profissionais como o da Colorado (e de outros) tendem a se tornar mais frequentes no Brasil, tirando o estigma do leite não ser uma atividade empresarial?

Sr. Lair Antonio de Souza: Outros projetos até podem se tornar mais frequentes, mas para serem rentáveis devem ser planejados com muito profissionalismo e, de preferência, promovendo a venda sem intermediários. Quem vende o leite a centavos não consegue fazer dele uma atividade empresarial. Para ganhar dinheiro com o leite é preciso ser um profissional do leite!

MilkPoint: Na história da Colorado, quais foram os momentos mais decisivos para se tornar o que é hoje?
Sr. Lair Antonio de Souza: Todos os momentos foram decisivos e ricos em oportunidades. Desde o início, criamos uma filosofia de trabalho balizada na atualização, no aprimoramento, na busca de novas formas de fazer melhor, de alcançar novos índices de produtividade e de qualidade. Na Colorado, desafios são constantemente vencidos e novos são colocados à prova. Buscamos conhecimento e aplicamos o que julgamos melhor para cada ocasião. Planejamos tudo, sempre.

MilkPoint: Que dica o Sr. daria para quem quer ser bem sucedido no leite?
Sr. Lair Antonio de Souza: Planejar e perseverar com honestidade. Quanto melhor o planejamento, maior a chance do negócio ter sucesso. E ao planejar, reúna bons profissionais para assessorá-lo e ajudá-lo a executar o que planejou. Porque sem a equipe que me cerca há mais de 30 anos, muitos momentos decisivos poderiam ter sido desperdiçados e boas oportunidades quem sabe não teriam sido percebidas. Lembre-se sempre: não existe mau negócio; existe negócio mal administrado.
 






Para mais informações a respeito do TOP 100 MilkPoint 2014 acesse aqui.



Para ler o relatório completo do Top 100 MilkPoint – 2014, no formato de E-Book, clique no botão abaixo:





12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PINHEIRO BARBOSA

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 10/11/2016

Lair Antonio de Souza, me lembro como se fosse hoje, como office-boy, em meados dos anos 1967, desempenhando papel no escritório da Solorrico, à Rua Cel Xavier de Toledo, nº 105 - 6º andar, tive a honra de levar a escritura de um imóvel que acabara de adquirir situado à Rua Thomé de Souza na Lapa - naquela época, sabedor de sua história profissional, me espelhava em admiração, como até hoje acompanhava seu trajeto, tive a honra de participar de um churrasco quando adquiriu a fazenda em Araras, onde todos os funcionários foram convidados,até hoje guardo a foto captada com a minha primeira máquina fotográfica que comprei com o meu primeiro salário, pago pela empresa Solorrico que tinha sua área industrial na Av. Mofarrej, 1.500 na Vila Leopoldina. É lamentável, Deuses não deveriam desaparecer e sim se eternizarem. Com pesar reavivo a memória na simplicidade deste homem.
CLEVERSON OZANAM BRAGA

OUTRO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/03/2014

Parabéns sr. Lair!!!

A visão empresarial, a persistência e principalmente a capacidade de formação de equipe e liderança são chaves para o sucesso.
JOSÉ ARNALDO LISBOA GOMES

MACEIO - ALAGOAS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/03/2014

Parabéns Sr. Lair. São histórias como a sua que provam que aqueles que persistem acabam triunfando. Os brasileiros precisam conhecer exemplos assim, afinal existe um País que é maior e melhor do que vemos no noticiário que a grande mídia nos impõe. Sou produtor de leite, filho de produtor do Sertão Alagoano. Espero visitá-lo em breve, se for possível. Abraço fraterno.
GISELA MARINA ALVARADO

CAMPINAS - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS

EM 10/03/2014

Sr. Lair fico muito feliz de saber que eu e minha família consumimos este leite, vindo de uma indústria com trabalho íntegro, planejado e de qualidade em todos os aspectos.
EDEVAL BENATI

DIADEMA - SÃO PAULO

EM 10/03/2014

O Sr Lair não precisa de parabens! Se precisasse não teria chegado onde chegou .

Pessoas vaidosas que esperam pelo parabens,não costumam ter esse sucesso.

  Ele precisa sim é de um "cutucão":-

                          Sr Lair, espero estar vivo, para ver o seu nome,superando o MILHÃO de litros dia, assim como fazem , americanos ,  arabes.....,sei lá mais quem .
CLOVIS MAURICIO LOPES

CARANGOLA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/03/2014

São informações como esta, que nos anima a continuar

Clovis
EDMAR SOARES

EM 08/03/2014

parabens e pouco exemplo demais
JOELSON ROCHA

ÁGUA DOCE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/03/2014

E eu levando uma surra para ultrapassar os 300 l/dia.....
ANDERSON

ARROIO DO MEIO - RIO GRANDE DO SUL

EM 07/03/2014

Parabéns senhor Lair



Eu e meu pai "Lair" seu xará inclusive, trabalhamos no transporte de leite in natura há mais de 30 anos.



Atualmente coletamos leite diariamente em 230 propriedades rurais, que somam aproximadamente 50.000 litros/dia. O senhor sozinho produz mais que essa quantidade por dia !!! Parabens mais uma vez ...



Como faço para visitar e conhecer sua propriedade ? Seria a realização de um sonho, pois um dia, quero ser produtor/empresario também como o senhor !!!



Meu e-mail de contato é: SONTCHE@HOTMAIL.COM



Abraços,
ODAIR PROCOPE DE SOUZA

EM 07/03/2014

Parabéns, é deste tipo de gente que o Brasil precisa, parabéns Sr. Lair Antônio. Gostaria muito que o denhor continuasse nesta luta, moro em Reserva do Cabaçal-MT
NIVALDO SEZERINO

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/03/2014

Bom dia, e parabéns ao Sr. Lair Antonio de Souza: , são homens como ele que nosso pais precisa, e tambén nos da forças para continuar lutando, para alcançarmos nossos objetivos.
BRUNO DA SILVA PEREIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/03/2014

Parabés sr. Lair... realmente é uma historia inspiradora.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures