ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Índia ultrapassa UE como maior produtor de leite do mundo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/07/2014

2 MIN DE LEITURA

5
0
A Índia é agora o maior produtor de leite do mundo, tendo ultrapassado a União Europeia (UE) durante os últimos 12 meses, de acordo com a última edição da pesquisa econômica anual do governo do país.

Registrando uma taxa de crescimento anual de pouco mais de 4% - quase o dobro da taxa do restante do mundo -, a Índia teve uma produção de 132,4 milhões de toneladas de leite em 2012-13, tornando-se o maior produtor global.

“A taxa média de crescimento anual de leite de 4,04% comparada com a média mundial de 2,2% mostra um crescimento sustentado na disponibilidade de leite e produtos lácteos para uma população em crescimento”, diz a pesquisa, acrescentando que a commodity se tornou uma fonte secundária importante de renda pra 70 milhões de famílias rurais.

A pesquisa econômica, que é compilada a cada ano pelo Ministério das Finanças, revisa os desenvolvimentos na economia da Índia durante os 12 meses anteriores, sumarizando o desempenho de importantes programas de desenvolvimento e destacando iniciativas de políticas de governo e previsões da economia em prazo curto a médio. De acordo com o documento, a Índia é também o segundo maior produtor de frutas e vegetais, o maior produtor de manga, banana, coco, castanha de caju, mamão e romã e o maior produtor e exportador de especiarias. O país também está em segundo lugar na produção mundial de peixe, contribuindo com cerca de 5,4% da produção global.

Porém, foi no leite que o governo viu a maior mudança, que o relatório atribui à política lançada em 2012 para melhorar a produtividade, expandir a infraestrutura e fornecer aos produtores um melhor acesso ao mercado. A primeira fase do Plano Nacional de Lácteos começou no momento em que a Índia tinha visto o número de animais leiteiros aumentar de 62 milhões em 2000 para mais de 83 milhões.

A pesquisa do governo da Índia também citou as práticas de comercialização agrícola como uma área que precisa de melhoras consideráveis. “Tem havido um sucesso limitado no estabelecimento de práticas de comercialização agrícola na Índia. O monopólio do governo – mercados atacadistas regulados evitaram o desenvolvimento de um sistema competitivo de comercialização no país. No contexto da liberação do comércio em commodities agrícolas e para a comunidade doméstica de produção rural alcançar os benefícios das novas oportunidades de acesso ao mercado global, há a necessidade de integrar e fortalecer o sistema interno de comercialização agrícola”.

Para resolver esse problema, o relatório aconselhou um relaxamento do controle sobre os mercados agrícolas por estado. Isso facilitaria uma maior participação do setor privado, particularmente para estimular investimentos massivos requeridos para o desenvolvimento da comercialização agrícola”.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CAROL

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 19/05/2015

Muito obrigada Mariana
MARIANA OLIVEIRA

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 19/05/2015

Bom dia Carol, tudo bem?



A melhor fonte para esse tipo de informação global é a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Ela disponibiliza as estatísticas no site faostat.fao.org .



Entretanto, pela dimensão da pesquisa, ainda não foram divulgados os dados de 2014. Sobre 2013 a FAO divulgou que as cinco maiores nações produtoras de leite fresco foram, na ordem que segue, EUA, Índia, República da China, República Popular da China e Brasil.



Atenciosamente,

MilkPoint
CAROL

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS - GOIÁS - ESTUDANTE

EM 19/05/2015

Em 2014 quais países mais produziram leite (ranking mundial)?
CARLOS EDUARDO VIDEIRA ALVES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/07/2014

Mas é a qualidade como está ????
CARLOS DARIO ARAUJO PORTELA

TERESINA - PIAUÍ

EM 18/07/2014

Gostaria de ver uma fazenda da  Índia  detalhada como se tem revelado as da nova Zelândia,USA e outras ditas de mundo desenvolvido, seria   grande desafio ao site!! E dá-lhe Índia é força dos emergentes... terra gir, guzera,nelore que deram ao nosso pais fartura de leite e carne!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures