Como avaliar o desempenho das salas de ordenha
A utilização de equipamentos de ordenha tem se tornado cada vez mais importante para a produção eficiente de leite de alta qualidade.
3.484 resultados para "ordenha"
A utilização de equipamentos de ordenha tem se tornado cada vez mais importante para a produção eficiente de leite de alta qualidade.
A sala de ordenha móvel é uma alternativa que visa sustentabilidade e bem-estar animal. Saiba mais sobre esse modelo de ordenha aqui.
Aprenda tudo sobre a Ordenha Carrossel. Saiba como funciona, tipos de rotatórias, benefícios, fazendas de sucesso e por que investir nesta tecnologia.
Como ordenhar os animais de maneira segura, suave, rápida e completa?
Nesse texto será abordado os efeitos da ordenha no complexo mamário e o que pode ocorrer ao animal com uma rotina de ordenha inconsistente e um equipamento não adequado. Confira!
A qualidade do leite é uma questão mundial. Os consumidores demandam produtos com boa qualidade e para isso produtores e laticínios fazem ações para atenderem a essa demanda. Hoje em dia todos os consumidores possuem inúmeras ofertas de produtos e se as empresas não atenderem seus desejos os mesmos poderão adquirir outro produto.
O momento de ordenha é tão importante quanto outros manejos da fazenda e é durante esse manejo que se extrai o resultado de todo o investimento.
A ordenha robótica é um método que utiliza um sistema mecânico eletrônico automático para ordenhar o leite de vacas. O que esperar para o futuro da tecnologia?
No grande show que é a produção leiteira, o momento da ordenha é o ponto alto do espetáculo. Baixe a planilha de controle de ordenha e evolua nesse manejo!
Os sistemas de ordenha robótica otimizam mão de obra, mas impactam a saúde do úbere. Conheça os riscos de mastite e estratégias para controle.
A eficiência de ordenha é a porcentagem de tempo em que o leite está fluindo quando a unidade de ordenha está acoplada. Qual é a da sua propriedade?
Saiba as consequências da utilização de ocitocina para auxílio na descida do leite de vacas leiteiras!
As lesões durante a ordenha podem prejudicar a qualidade do leite devido à contaminação microbiana, química e física. Saiba como prevenir lesões durante a ordenha.
A ordenha robotizada representa uma inovação significativa na cadeia leiteira, proporcionando uma alternativa eficiente e moderna aos métodos tradicionais. Leia
A introdução do manejo de linha de ordenha na produção de leite é um processo importante e desafiador, que requer planejamento, treinamento e monitoramento.
Muito se fala em eficiência na produção de leite e, sempre que este assunto vem à tona, o tipo de equipamento de ordenha configura um importante aspecto para sua obtenção. Apesar de ser um dos mais antigos equipamentos de ordenha canalizados, já inventados, o "carrossel" ou o equipamento de ordenha tipo rotatória ainda intriga alguns produtores de leite ou consultores da área pela sua aparente complexidade, mas que, em poucas palavras, tentaremos explicar sua extrema simplicidade e principais benefícios.
Entender o processo natural da vaca e o que é preciso para se obter o maior volume de leite em menos tempo é essencial para a vaca. Confira!
O ato de ordenhar não é uma interação simples como se pensa, e sim uma operação complexa envolvendo homem, animal e equipamento. Há um princípio de funcionamento adequado no sistema de ordenha para que não haja dano ao animal e nem ao operador do equipamento.
O manejo com uma única ordenha diária pode trazer vários benefícios na produção de leite. Veja a experiência de produtores que adotaram a prática no Brasil.
A atividade leiteira conheceu nas últimas décadas modernizações de grande profundidade. Ao analisar a evolução nos últimos anos, é possível constatar que essa modernização acontece em períodos cada vez mais curtos. Tudo começou com a adoção da ordenha mecânica em substituição a ordenha manual, até então um fator que limitava a produção de leite em maior escala e com qualidade duvidosa. Mais recentemente o computador tornou-se uma ferramenta valiosa para a modernização da produção leiteira se constituindo num passo importante para o desenvolvimento do sistema de ordenha robotizado, sendo algumas das tecnologias já disponíveis nas máquinas de ordenha convencional adaptadas ao robô.
A introdução de sistemas de ordenha voluntários (SOV), também conhecidos como ordenha robótica ou automática, representou um grande avanço tecnológico para a bovinocultura leiteira no início dos anos 90. A implantação de SOV foi estudada extensivamente em pesquisas cientificas, embora os resultados envolvendo esta tecnologia podem ser divergentes. Neste cenário, pesquisadores da Itália reuniram informações recentes sobre os efeitos do SOV sobre a qualidade e a composição do leite.
Ordenhar uma vaca por completo, com rapidez, eficiência e, ao mesmo tempo da maneira mais suave possível é o principal objetivo de qualquer fazenda produtora de leite.
Para a produção de um leite de qualidade, devem ser adotadas diversas práticas de higiene. Conheça as condições que devem ser asseguradas no momento da ordenha.
A estratégia de estimular as vacas a permanecerem em pé após a ordenha pelo fornecimento de alimento é uma prática de manejo utilizada em rebanhos leiteiros e está associada com redução da incidência de infecções intramamárias (IIM). Este manejo aumenta a probabilidade de que o canal do teto esteja fechado no momento em que as vacas deitarem no período entre as ordenhas. O canal do teto é uma barreira física contra a invasão de bactérias patogênicas e seu completo fechamento reduz o risco de nov