ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como ordenhar os animais de maneira segura, suave, rápida e completa? Filosofia de Ordenha GEA

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 30/06/2023

7 MIN DE LEITURA

0
3

Todos desejam uma ordenha de sucesso - o que é possível se ficarmos atentos a alguns detalhes importantes. Além de utilizar equipamentos bem dimensionados, possuir uma rotina consistente de ordenha também desempenha um papel fundamental para alcançar o resultado esperado.

Com o objetivo final comum de obter um rendimento lucrativo e um leite de alta qualidade, devemos também voltar nossa atenção para outros três pilares: saúde dos animais; flexibilidade para os funcionários e produtor; e voltar esforços para tornar o processo sustentável - tudo isso mantendo o desempenho e a produtividade do rebanho no maior patamar possível.

Existe um conceito equivocado de que ordenhar rapidamente significa sacrificar a qualidade do processo. Na realidade, ambos objetivos devem ser alcançados para que a ordenha seja realizada da melhor maneira possível, protegendo a saúde e a produtividade dos animais a longo prazo.

Uma fazenda produtora de leite que prefere uma ordenha mais rápida, com níveis de vácuo elevados ou regulando a pulsação no ponto mais alto dos intervalos recomendados, também pode ordenhar suavemente. É importante utilizar um equipamento de ordenha em um estado de funcionamento adequado; assegurar que os níveis de vácuo, os ajustes de pulsação e o tipo de teteira sejam combinados de forma harmônica - e que sejam utilizados procedimentos de ordenha acima da média.

Para tanto, é possível que o produtor escolha alterar e adaptar seus parâmetros de ordenha para alcançar suas metas sempre que:

  •  o sistema de ordenha estiver dentro da faixa de variações recomendadas;
     
  • os indicadores chave de desempenho sejam atingidos.

Por exemplo, se uma propriedade prioriza uma ordenha mais rápida, deve-se ajustar os parâmetros de acordo com esse objetivo e manter os resultados dentro da faixa de valores de desempenho recomendada para uma ordenha segura, suave e completa.

Com a ideia de otimizar o processo de ordenha, com especial atenção ao equilíbrio entre vários fatores que implicam nesse resultado, a GEA desenvolveu a linha de Teteiras GQ (Gentle & Quick - Suave & Rápida), que possuem um desempenho de ordenha superior, com características que otimizam sua performance.

As Teteiras GQ GEA promovem uma retirada de leite suave, com tempos de funcionamento mais curtos, para contribuir a colocar as vacas dentro e fora da sala de ordenha mais rapidamente, para obter o máximo em eficiência.

Por quase uma década, a família de Teteiras GQ tem sido conhecida por seu estilo de ordenha de alto desempenho e suavidade nos tetos e, de agora em diante, queremos introduzir para os produtores da próxima geração a apresentação da linha de Teteiras GQ - que incorpora as mais recentes características da engenharia de teteiras GEA, desenhadas para promover a próxima geração de ordenha.

         

As teteiras GEA da linha GQ possibilitam um processo de ordenha de alta qualidade, com design superior e tecnologia implementada em sua construção, que possibilita excelente desempenho de todos os equipamentos de ordenha envolvidos no processo.

Entender o relacionamento interativo entre o tipo de teteira e as regulagens de nível de vácuo, pulsação e extração automática, equilibrando todos estes fatores para cada tipo de fazenda leiteira, é fundamental para a maximização do desempenho da ordenha, dia após dia.

As teteiras são o único componente de um sistema de ordenha que têm contato direto com o teto da vaca e devem:

  •  Ordenhar as vacas de maneira segura, suave, rápida e completa;
     
  •  Ajustar-se à uma ampla variedade de tamanhos e formatos de tetos;
     
  •  Fomentar a saúde dos tecidos da pele e da ponta dos tetos.

 


Para garantir a combinação ideal da teteira com o corpo de teteira, além do correto funcionamento de todos os recursos da tecnologia implementada, a GEA propõe ao mercado a tecnologia anti-twist, que trava completamente a teteira em seu lugar fixo, para proporcionar um desempenho de ordenha otimizado. Os benefícios incluem:

 - Tecnologia anti-twist, mantendo a teteira na posição correta;

- Corpo de teteira com design ergonômico, para facilitar a colocação do conjunto de ordenha na vaca;

- Corpos de teteira excepcionalmente leves e duráveis;

-  Excelente retenção de formato para a teteira instalada;

- Acabamento suave, com gravuras mínimas na parede externa, facilitando a limpeza

 

                  

Filosofia de Ordenha GEA

A GEA sabe que os produtores de leite ao redor do mundo se esforçam para obter o processo de ordenha mais bem-sucedido, enquanto buscam manter a saúde do úbere e a eficiência operacional do sistema como um todo. Por esta razão, nosso principal foco é a filosofia simples de oferecer soluções em sistemas de ordenha que ordenhem as vacas de forma segura, suave, rápida e completa.

Esses simples valores ajudam a GEA a direcionar seus esforços para o desenvolvimento de produtos e soluções em serviços que forneçam aos produtores de leite sistemas de ordenha completamente integrados, de desempenho superior, ao mesmo tempo em que promovem rentabilidade e sustentabilidade, geração após geração.

Ordenha segura

O ajuste adequado entre níveis de vácuo e configurações do sistema de pulsação, acompanhado da escolha da teteira, influenciam a coleta segura do leite ao reduzir danos potenciais provocados pela combinação incorreta de componentes e regulagens.
Ordenhar de forma segura também contempla a saúde geral do úbere, de forma a preservar os níveis de qualidade do leite.Ordenhar tetos limpos, secos e bem sanitizados, deve ser o objetivo principal quando tratamos de reduzir a quantidade de bactérias na superfície dos tetos antes da ordenha. Além disso, reduzir a presença de bactérias nos tetos após o processo de ordenha também diminui o risco de infecção melhorando, em muito, a saúde do úbere.

Ordenha suave

A extração suave do leite é a capacidade de coletar o leite de cada vaca de forma calma, confortável e relaxada, assegurando o seu bem-estar durante o processo de ordenha. As práticas de manejo que contribuem para alcançar esse importante objetivo incluem: a apropriada movimentação das vacas desde seu local de permanência até a ordenha; procedimentos e rotinas de ordenha corretos; sistemas de ordenha bem ajustados; monitoramento e manutenção dos componentes de ordenha.
Os procedimentos e rotinas de ordenha devem estar em harmonia com o sistema fisiológico da vaca para maximizar o fluxo de leite desde o úbere. Excitação, dor, barulho ou eventos repentinos durante a ordenha resultam na liberação de adrenalina, que restringe a circulação da ocitocina no sangue.

 

Ordenha rápida

A eficiência da ordenha é frequentemente medida em vacas ordenhadas por hora, quantidade de vacas ordenhadas por conjunto por hora, leite coletado por hora de operador e/ou total de vacas ordenhadas. O tempo de ordenha é altamente influenciado pelo sistema de ordenha e seus parâmetros de operação, mas os tempos de deslocamento para entrada e saída da sala de ordenha, juntamente com procedimentos de ordenha como preparação das vacas, colocação do conjunto de ordenha e aplicação do pós-dip, também influenciam os tempos de ordenha.
A raça das vacas, o desenho da instalação, o manejo do rebanho e o número de operadores na sala, também afetam os tempos de ordenha, influenciam no atingimento dos objetivos gerais de eficiência da propriedade leiteira.

Ordenha completa

O objetivo de ordenhar uma vaca deve estar concentrado na habilidade de coletar todo o leite produzido e assegurar que haja uma quantidade saudável de leite residual (leite presente na cisterna e alvéolos depois de retirada a unidade de ordenha).
Caso a intensidade do pico ou a média de fluxo de leite sejam reduzidas, poderá levar a uma produção menor por vaca durante sua lactação, tempos de ordenha mais prolongados e maior risco de mastite infecciosa.

Procedimentos de ordenha e rotinas apropriadas que utilizam da melhor forma o tempo fisiológico da vaca para a descida do leite são fatores fundamentais para a obtenção da coleta de leite completa e apropriada.

 

Você está atento às tendências para a pecuária leiteira e deseja alavancar seu negócio? Quer ter um estilo de vida mais flexível, aumentar o bem-estar do seu rebanho e otimizar seus processos de maneira sustentável para a próxima geração?

Com nossas soluções em ordenha, alimentação e tratamento de dejetos, conectadas de forma inteligente, nós apoiamos você em seus objetivos e projetos.

Saiba mais sobre o Next Generation Farming (Instagram.com)

Para mais informações sobre o portfólio de produtos, equipamentos e soluções GEA, procure o Revendedor Autorizado mais próximo:

Clique aqui e encontre seu Revendedor Autorizado GEA (gea.com)

 

 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures