Cadeia do leite no RS é analisada com foco regional em novo relatório da EMATER
Cadeia do leite no RS ganha mapeamento regional inédito em novo relatório socioeconômico da Emater/RS-Ascar. Confira!
315 resultados para "emater rs"
Cadeia do leite no RS ganha mapeamento regional inédito em novo relatório socioeconômico da Emater/RS-Ascar. Confira!
O setor leiteiro do RS movimenta R$ 9,5 bi, mas enfrenta preços baixos, falta de mão de obra e custos altos, segundo dados da Emater. Entenda
Com estiagem severa, produtores de leite do RS recorrem a reservas e ajustam dietas para manter produção e bem-estar dos rebanhos. Saiba mais!
A colheita de grãos no Rio Grande do Sul deverá ser de 19,5 milhões de toneladas nesta temporada 2021/22, volume 41,9% inferior à expectativa inicial. Leia!
De acordo com o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio do litro do leite no Estado apontou uma queda de 5,71%. Saiba mais.
Qualificar geneticamente os rebanhos leiteiro e de corte, com vistas a melhorar características produtivas, reprodutivas e de saúde, bem como a longevidade dos animais, é parte de uma ação de Extensão Rural e Social continuada que tem sido realizada desde o primeiro semestre deste ano no município de Montenegro.
Emater/RS-Ascar multiplica orientações sobre atividade leiteira e pecuária através de Unidades de Referência Tecnológica na região de Santa Rosa. Leia mais!
Em um ano, quase 25 mil produtores de leite abandonaram a atividade no Rio Grande do Sul, segundo a Emater. O principal motivo é o valor pago pelo litro nos últimos anos. De acordo com o técnico da Emater de Lajeado, Martin Schmachtengerg, houve uma queda de 22% no número de produtores no estado. A diminuição na produção leiteira, atividade do agronegócio que mais emprega pessoas no Brasil, produz reflexos negativos também na economia gaúcha.
Um grupo de 14 jovens produtores participou na quarta e na quinta-feira (07 e 08) do primeiro módulo de uma capacitação sobre dieta para vacas leiteiras. A atividade, realizada no Centro de Treinamento de Agricultores da Emater/RS-Ascar de Teutônia (Certa), levou aos agricultores informações sobre dieta para ruminantes, fisiologia digestiva, exigências nutricionais, consumo de matéria seca, tipos e características dos alimentos e período de lactação, entre outros.
A propriedade rural de Marcelo e Marta Camêlo e família, no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, irá sediar um Dia de Campo sobre Bovinos de Leite, amanhã (07). A propriedade da família tem como atividade principal a produção leiteira, além do cultivo de uva e de uma agroindústria de queijo, e faz parte do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Ações e perspectivas ligadas ao setor leiteiro pautaram a programação do Seminário Regional do Leite, realizado nesta terça-feira (12), no município de Água Santa. A promoção foi da Prefeitura, Coasa e Unibon, com apoio da Emater/RS-Ascar e demais entidades e empresas. O evento, que reuniu mais de 400 pessoas, também marca as comemorações de 30 anos de emancipação político-administrativa de Água Santa. O local foi o Ginásio Poliespertivo Aldini Virgílio Coser, onde empresas e empreendimentos fizeram uma exposição.
Principal problema neste momento está na oferta de alimentos para o rebanho, informou a Emater em boletim nesta semana. Confira!
A colheita da primeira safra de milho no Rio Grande do Sul atingiu média de 41% da área plantada. O levantamento é da Emater/RS-Ascar, divulgado em informativo conjuntural. O índice é de 16% para o cereal pronto para ser tirado do campo. Em enchimento de grãos, a cultura apresenta 26%.
A atividade mais prejudicada foi a produção de leite, afetando em torno de cinco mil produtores de leite. Durante o período de 22 dias, 310 mil litros diários deixaram de ser coletados, por problemas de escoamento ou por estresse animal (diminuição na produção).[...]
Chamou a atenção a queda no número de produtores (-22,6%), do rebanho (-9,5%) e da produção (-2%), em relação a 2015. "Com a crise, muitos produtores desistiram da atividade. Seja por encontrarem outros negócios mais rentáveis, por não terem mais mão de obra disponível ou, principalmente, por estarem idosos e com falta de descendentes que deem continuidade à produção leiteira familiar", explicou Ries.
A 9ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho, que acontece nesta sexta-feira no município de Chiapetta, na Região Noroeste do Estado, deverá ser marcada pela preocupação com os efeitos da estiagem nas lavouras. Apesar de as últimas chuvas terem contribuído para melhorar a situação das lavouras, em vários locais, segundo a Emater, as perdas estão consolidadas, com redução de produtividade que varia de 5% a 40%, conforme a região. A quebra da safra gera um alerta para outras cadeias produtivas dependentes do cereal.
As condições de pastagens são satisfatórias para a época, e os rebanhos no Estado do Rio Grande do Sul, segundo a Emater, estão mantendo uma excelente condição corporal. O clima é favorável à produção de forragem das pastagens naturais, e a oferta de pasto tem apresentado constância e tendência de manutenção. A suplementação dos rebanhos vem sendo realizada com sal mineral e sal comum. Produtor, como estão as condições das pastagens na sua região? Participe deixando um comentário!
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) criou um grupo de trabalho para acompanhar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, que já dura seis semanas e está prejudicando produtores rurais. O secretário em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, solicitou à Emater um acompanhamento aprofundado da situação da safra do milho e da soja.
A produção de leite apresenta lenta recuperação em regiões do Rio Grande do Sul. Saiba mais aqui sobre o relatório da Emater na região.
O 3º Fórum da Rede Leite, que será realizado nessa quarta (09/11), em Ijuí (RS), vai promover debates com a comunidade a fim de abordar aspectos da cadeia produtiva do leite, oportunidades do mercado e outras questões relativas ao setor lácteo. Realizado no campus da Unijuí, o evento tem o apoio do Sindicato da Indústria dos Laticínios do RS (Sindilat/RS).
A crise na cadeia produtiva do leite motivou mais de 2 mil pessoas a participar de manifesto na terça-feira (10/03), nas ruas de Santa Rosa, com o lema estampado na faixa principal: “Leite gaúcho é de qualidade, beba com tranquilidade”. Nos 45 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, são produzidos em torno de 1 milhão e 700 mil litros de leite/dia, chegando a movimentar R$ 43,8 milhões por mês.
O grande volume de chuvas no estado do Rio Grande do Sul trouxe inúmeros impactos, alguns deles, até então, imensuráveis.
Nesta terça-feira (28) a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do estado do Rio Grande do Sul, através da Câmara Setorial do Leite realizou reunião com a finalidade de rediscutir as diretrizes do programa Mais Leite de Qualidade. Danilo Gomes e Joana Voges, da Câmara Setorial do Leite, juntamente com representantes de instituições financeiras, SDR, Simers, Mapa, Emater, Fetag e Famurs reuniram-se para debater pontos importantes do Programa Mais Leite de Qualidade, que foi criado pelo Decreto 50.123 de 2013.
"O que nós queremos é avançar com a máxima segurança possível, para que não se retroceda", pontuou o secretário da Agricultura, Ernani Polo. O dirigente propôs a criação de um cronograma de trabalho para ver o que pode ser feito para ter mais velocidade no processo de adesão ao Sisbi.