Limpeza de equipamentos de ordenha e tanques
Saiba neste artigo como fazer a correta limpeza dos equipamentos de ordenha, tubulações, ordenhadeiras, baldes ao pé e tanques de expansão!
31 resultados para "contamina��o de leite"
Saiba neste artigo como fazer a correta limpeza dos equipamentos de ordenha, tubulações, ordenhadeiras, baldes ao pé e tanques de expansão!
Atualmente, uma fazenda eficiente é aquela que possui alta produção de leite e bons índices reprodutivos no plantel, saiba mais.
Conhecer as causas da mastite é um dos pré-requisitos essenciais para escolher as melhores soluções para resolve-la. Leia mais!
Não podemos falar de queijos sem lembrarmos dos famosos buraquinhos que alguns apresentam. No entanto, o termo correto a ser utilizado é "olhaduras."
Um dos maiores problemas recorrentes na produção leiteira é a incidência de mastite clínica e subclínica. Este tipo de enfermidade é um dos grandes desafios enfrentados pelo setor e causa prejuízos significativos, sendo responsável por quase 70% das perdas na produção de leite.
Mais de três décadas depois do desastre nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, mesmo as vacas que pastam bem longe do local do acidente ainda produzem leite com níveis perigosos de radiação, e as crianças ainda bebem esse leite. O problema pode persistir por décadas, relataram pesquisadores.
A qualidade do leite pode ser alcançada com apenas alguns ajustes simples de manejo. Confira aqui algumas dicas de manejo para melhorar a qualidade do seu leite
Saiba tudo sobre a diarreia viral bovina (BVD), uma doença muito comum em rebanhos leiteiros. Conheça causa, sintomas, prevenção e tratamento!
A umidade relativa do ar elevada pode comprometer a qualidade e conservação dos produtos lácteos. Entenda melhor sobre essa relação neste artigo, acesse!
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo hemoparasitário causado por Babesia spp e pelo Anaplasma marginale, podendo ocorrer de forma isolada ou associada no hospedeiro.
Energia solar deve minimizar perdas de produtores de leite em Goiás. Saiba mais sobre o projeto e os benefícios que pretende trazer para os produtores de leite.
Exatos 30 anos após a explosão de um reator da usina de Tchernóbil, na Ucrânia, a radiação liberada pelo pior acidente nuclear da história continua ativa. Teste com o leite produzido pela Milkavita, de Belarus, país vizinho à Ucrânia, apontou nível de um isótopo radioativo dez vezes superior ao permitido pelas normas de segurança alimentar do país.
Não há dúvida. Com atraso em relação aos demais setores do agronegócio brasileiro, o setor de leite e derivados está iniciando processo de reversão de expectativas. Mas, qual o tamanho dessa crise? Quanto tempo irá durar? Como sair dela?
Acesse o E-book gratuito preparado pelo EducaPoint sobre Manual de limpeza de equipamentos de ordenha e tanques e fique por dentro do assunto!
Sustentabilidade é a capacidade de uma instituição, processo ou sistema em continuar a exercer suas atividades ao longo do tempo. Vamos ver como isso funciona no setor lácteo da Nova Zelândia.
Seção Sanidade: "A presente revisão objetiva alertar os produtores, técnicos e médicos veterinários no campo e os órgãos de defesa animal para a elaboração e divulgação de material técnico-educativo relativo a doença, a fim de esclarecer os sintomas, diagnóstico e gravidade da mesma. Em associação, deve-se ter em mente a necessidade de um programa de vigilância entomológica e sorológica permanente associado a um efetivo plano de contingência para a doença, particularmente à luz das recentes mudanças na distribuição global, natureza da infecção e impacto na produção animal causado pelo vírus da língua azul", por Mário Balaro.
Listeria monocytogenes é bactéria é Gram-positiva que pode contaminar leite cru, pasteurizado e também queijos. Saiba mais detalhes, acesse!
"O que fazemos com o leite, guardamos nos bolsos?", perguntou um produtor. Os produtores de leite do Uruguai estão cientes de que um acordo entre os sindicatos e empresários está longe de ocorrer e sabem que nas próximas horas deverão começar a tirar leite. Embora até agora os produtores de leite ainda não tenham começado a descartar o produto, considera-se factível que isso comece a ocorrer a partir de sexta-feira, pois os tanques de reserva nas plantas e nas fazendas já não têm mais capacidade de armazenamento.
Os barracões de compost barn chegaram para ficar! Mas afinal, quando ele deve ser considerado aí na sua propriedade? Esse artigo vai esclarecer algumas dúvidas.
A parceria entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) e a cooperativa Boa Nova, localizada no município de Valença (RJ), pretende aumentar a qualidade do leite ao implantar um novo protocolo de higienização de tanques refrigerados de armazenamento de leite cru. Inicialmente, a iniciativa vai atender cerca de doze tanques coletivos de agricultores familiares, que fornecem cerca de 20 mil litros de leite diariamente à cooperativa.
As doenças do puerpério causam alteração no desempenho reprodutivo dos animais. Mesmo tratando as vacas, não se consegue reestabelecer a eficiência reprodutiva, havendo em todos os casos - retenção de placenta, endometrite ou metrite puerperal aguda - um aumento no intervalo parto-concepção.
As perdas geradas por doenças, em qualquer rebanho, podem acarretar diversos entraves para o negócio da pecuária como um todo. Esse quesito é indiscutível.
Os principais agentes causadores de mastite podem ser separados em dois grupos principais: agentes contagiosos e agentes ambientais. Confira quais são eles!
Na maioria dos países, a bactéria <i>S. aureus</i> é a principal causa de mastite, com prevalência média de 20% das vacas. Este microrganismo é considerado contagioso, o que indica que o úbere é a principal fonte de infecção e a transmissão do agente entre as vacas ocorre principalmente durante a ordenha. Desta forma, fica evidente porque as principais medidas para reduzir a transmissão da mastite causada por <i>S. aureus</i> tem sido focadas na melhoria da rotina de ordenha (linha de ordenha e pós-dipping).