Faesc: redução da tributação ajuda mas é insuficiente para a crise do setor
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) aprovou - mas considerou tímida - a medida do Governo Federal. Leia mais!
269 resultados para "FAESC"
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) aprovou - mas considerou tímida - a medida do Governo Federal. Leia mais!
O presidente da Faesc defende uma política especial para o setor de leite de Santa Catarina, visando assegurar equilíbrio e sustentabilidade à atividade. Leia!
Entre as solicitações estão auditorias sobre o leite importado, criação de estoques reguladores e apoio à compra de produtos lácteos catarinenses.
Estiagens, enchentes e importação pressionaram o setor em 2023. Presidente da Faesc assegura apoio a medidas para fortalecimento da cadeia do leite. Leia mais!
Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) o atual choque de oferta de leite é o pior desde a década de 1990. Saiba mais aqui.
O presidente da FAESC defende uma política de apoio ao setor que inclua medidas articuladas entre os governos da União e dos Estados para estimular o setor.
Santa Catarina produz mais de 3 bilhões de litros de leite ao ano e é o quarto maior produtor do país, respondendo por 11% da demanda nacional. No entanto, o setor vem perdendo produtores anualmente devido ao encarecimento da produção e à falta de rentabilidade. Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 1.500 produtores estão abandonando a atividade a cada ano no Estado. A cadeia produtiva que já contemplou 70 mil produtores, atualmente, reduziu-se a 33 mil.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, participou na manhã desta terça-feira de reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
O I Encontro de Agricultura Regenerativa, discutiu um modelo de agricultura que alia a segurança alimentar com a agricultura conservacionista de baixo carbono.
Faesc pede "urgente diálogo" à cadeia do leite em Santa Catarina para amenizar fase de atrito. Saiba mais sobre esse diálogo nesta notícia.
As perdas patrimoniais que os produtores rurais catarinenses tiveram com o ciclone-bomba que ocorreu no último dia 30 foram imensas. Para conhecer as reais dimensões dos efeitos do mais grave advento climático das últimas décadas, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) está promovendo um amplo levantamento em todo o território barriga-verde.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) avalia que a estiagem que atinge a Região Sul afetou especialmente a produção na metade-sul do Estado. "Uma faixa territorial do lado catarinense do Vale do Rio Uruguai, desde Itapiranga até os campos de Lages, está comprometida. O milho retido na propriedade para nutrição do gado leiteiro (milho-silagem) teve redução de 40%, o que certamente terá impacto na produção de lácteos", disse a entidade em nota.
A FAESC reivindica a instalação de um núcleo de pesquisas voltadas ao gado leiteiro, com ênfase para forrageiras, em território catarinense. Saiba mais aqui!
"Na cadeia leiteira é preciso equilíbrio". A afirmação é do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina. Confira!
O leite produzido em território barriga-verde tem qualidade, mas parte dele ainda não atende plenamente as novas regras para produção de leite no país, instituídas pelas Instruções Normativas (INs) 76 e 77, de 30 de novembro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por essa razão, a Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc) está solicitando ao Ministério a postergação por mais dois anos do início da vigências das normas, originalmente prevista para o dia 30 deste mês de maio.
A suspensão das excessivas importações de leite no âmbito do Mercosul está sendo reivindicada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) ao Ministério da Agricultura para combater a crise do setor leiteiro.
Mais de 1.200 produtores rurais estarão reunidos no dia 24 de novembro durante o Seminário do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (AteG) na Bovinocultura de Leite que será desenvolvido, das 8h30 às 13 horas, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó/SC.
Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul criaram em 2014 a Aliança Láctea Sul Brasileira (ALSB) para fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite. Nesta terça-feira (08), o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) João Martins, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) José Zeferino Pedrozo participam da reunião em Chapecó. O encontro será das 14h às 17h no Holyday & Business Hotel.
Uma solução para a situação dos produtores rurais do oeste catarinense prejudicados com o fechamento de laticínios acusados de adulteração do leite está sendo reivindicada, nesta semana, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) ao Ministério da Agricultura [...]
O sindicalista, produtor rural, vice-presidente regional da FAESC para o extremo-oeste e presidente do Sindicato Rural de São José do Cedro, Adelar Maximiliano Zimmer, assumiu nessa semana a presidência do Conselho Paritário Produtor/Indústria do Estado de Santa Catarina (Conseleite). O colegiado foi constituído pela [...]
O vice-presidente da FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), Nelton Rogério de Souza, faleceu neste domingo (27), às 11 horas da manhã, no Hospital de Caridade, em Florianópolis, vítima de câncer e de complicações cardiorrespiratórias. Nelton tinha 72 anos e ocupava a vice-presidência da Faesc desde [...]
O número de operações de crédito e o volume de financiamentos tomados pelos produtores rurais de médio porte, agricultores empresariais, cooperativas e grupos de produtores vêm diminuindo nos últimos anos. Para discutir essa questão e aumentar o nível de financiamento do setor primário, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), a Secretaria da Agricultura e Pesca e o Banco do Brasil promoverão uma série de quatro seminários regionais no período de 20 a 27 deste mês de fevereiro.
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) associou-se a manifestação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC) no alerta segundo o qual, independente do reconhecimento do direito de protesto e de manifestação, a duração e o alcance do movimento dos caminhoneiros provocam graves perturbações nas cadeias produtivas do agronegócio. Reclama que a demora para a solução do conflito causa danos irreparáveis a milhares de famílias e empresas urbanas e rurais.[...]
A farra da importação maciça de leite em pó de países do Mercosul em prejuízo dos produtores rurais brasileiros foi duramente criticada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC).