SC: entidades alinham medidas para resguardar produtores
Secretaria da Agricultura e Cidasc alinham medidas para resguardar produtores de leite catarinenses das importações de produtos lácteos. Leia mais!
66 resultados para "Cidasc"
Secretaria da Agricultura e Cidasc alinham medidas para resguardar produtores de leite catarinenses das importações de produtos lácteos. Leia mais!
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizam de forma virtual, até o dia 27 de novembro, um treinamento simulado de atuação em uma ocorrência de febre aftosa. O exercício faz parte das atividades previstas para organização e capacitação do Serviço Veterinário brasileiro para atuação em emergências zoossanitárias.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) divulgou comunicado no qual informa que a vacinação contra raiva se tornou obrigatória na Grande Florianópolis, após a confirmação de focos da doença na zona rural de Tijucas e Biguaçu. Todos os bovinos, suínos e equinos devem ser vacinados e a nota fiscal apresentada no escritório municipal da Cidasc.
A pouco mais de 20 dias de seu início, o Interleite Sul 2010 ganha força. A Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, apoiadora do evento, viabilizará a ida de cerca de 100 profissionais atuantes na Epagri e na Cidasc. Já a Faesc/Senar deverão levar entre 30 e 50 profissionais. "Essa forte presença de técnicos envolvidos com a produção de leite no estado e com a inspeção é indicativo da importância do evento para a região", diz Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do evento.
O queijo colonial produzido na Queijaria Famiglia Baldo, em Rio do Sul, é o segundo produto de Santa Catarina a receber o Selo Arte, que permite a comercialização em todo o país.Ele foi entregue pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O governador Raimundo Colombo e o diretor superintendente do Sebrae em SC, Carlos Guilherme Zigelli, assinaram nesta quinta-feira, dia 12, em Florianópolis, um termo de cooperação técnica estabelecendo parceria entre a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e o Sebrae no processo de capacitação e certificação das empresas catarinenses que utilizam matéria-prima de origem animal e têm interesse no mercado brasileiro.
Cinco municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina podem ser os primeiros do Brasil a terem todas as propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose bovina. Um programa para erradicar essas doenças está sendo implantado pela Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com a Faculdades de Itapiranga, Cidasc e as prefeituras de Itapiranga, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.
A empresa de laticínio Papenborg Laticínios Ltda (marca Holandês), de Biguaçu, foi liberada para voltar a produzir leite e derivados a partir desta semana. A desinterdição foi anunciada nesta quinta-feira, 4, em coletiva na Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e por representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde.
A certificação de propriedade valida a sanidade dos animais, agrega valor aos produtos da propriedade e é essencial para manutenção da saúde pública. Leia mais!
Com forte base familiar, SC cresce na produção leiteira e avança em qualidade e sanidade, consolidando-se entre os principais fornecedores do país.
O Programa Leite Bom Santa Catarina é um pacote de medidas de incentivo à cadeia produtiva do leite, para agregar valor ao produto e equilibrar o mercado. Leia!
Os participantes da audiência destacaram o que já foi apresentado em outros dois encontros regionais realizados pela comissão sobre o mesmo tema. Saiba mais.
Quando os números são analisados em longo prazo, é possível perceber que, embora as importações tenham crescido, esse movimento não é tão atípico. Leia mais!
Destaque internacional pela qualidade do seu agronegócio, Santa Catarina comemora os resultados no controle da brucelose e tuberculose bovina. Em setembro, o Governo do Estado ultrapassou a marca de mil propriedades rurais certificadas como livres das doenças.
Produtores rurais de Xanxerê que trabalham com a atividade leiteira iniciarão nesta terça-feira (23), a primeira etapa do Programa D'Olho na Qualidade, desenvolvido pela agência do Sebrae de Xanxerê em parceria com o Banco do Brasil, Epagri, Cidasc, Prefeitura, SRD, Agenda 21, Cresol e Sindicato de Produtores Rurais. As entidades querem incentivar a técnica de pastoreio voisin, de forma a reduzir os custos de produção e manter a sustentabilidade na propriedade rural.
Técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), da Companhia de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), professores do Centro de Ciências Agrárias (Cav/Udesc), representantes de agroindústrias e o governo de Santa Catarina, reuniram-se para buscar ações que favoreçam o crescimento da produção de leite na Serra Catarinense.
Santa Catarina completa 14 anos como única área livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil e ressalta benefícios econômicos que o certificado traz.
A partir de agora os laticínios deverão controlar a rastreabilidade do leite e redobrar a atenção com a saúde animal.
Os produtores artesanais de Santa Catarina poderão conquistar o mercado nacional com mais facilidade e garantia de qualidade para os consumidores. O Governo do Estado passará a conceder o Selo Arte, que permite a comercialização de produtos como queijos, embutidos, pescados e mel em todo território nacional. O governador Carlos Moisés assinou nesta terça-feira, o Dia do Agricultor, uma portaria regulamentando a legislação federal sobre o assunto para o caso de Santa Catarina.
A nova Instrução Normativa do Ministério da Agricultura não altera as regras vigentes em Santa Catarina, portanto não está permitida a entrada de bovinos e bubalinos vindos de outros estados.
A Brucelose e tuberculose são zoonoses e podem ser transmitidas para os seres humanos. Por isso, as ações para erradicação das doenças têm um grande impacto.