ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O Ministro e a Política Agrícola brasileira

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/05/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Ministro e a Política Agrícola brasileira

A postura do Ministro com relação as importações de leite do Uruguai é mais uma demonstração que podemos não ter nenhum caso de vaca louca mas temos muitos caso de loucura no Governo e na cadeia produtiva de leite e derivados ( veja artigo anterior ).

A colocação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de que ter ou não ter Política Agrícola depende de ter ou não ter o Mercosul para mim é uma demonstração que o cavalheiro que atualmente ocupa a pasta não deveria estar lá.

Ter ou não ter uma Política Agrícola adequada ao Brasil depende de ter ou não ter um Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que entenda do riscado e seja comprometido com a agropecuária brasileira.

Que falta faz ao País não ter hoje ocupando a pasta uma pessoa como Alyson Paulineli ( Governo Geisel ), Pratini de Moraes ( Governo Fernando Henrique ) e Roberto Rodrigues ( Governo Lula ). O determinante da escolha de homens como esses não foi ideologia ou loteamento de cargos mas sim sua competência e conhecimento dos problemas da agropecuária.

Com ministros como o atual com certeza não teremos uma Política Agrícola adequada ao Brasil, preterida pela ideologia capenga e desmoralizada do Mercosul.

O Mercosul está morto e não ressuscitará porque a Argentina, fragilizada economicamente pelo desenvolvimento do Peronismo ao longo dos anos, não deixará. Para ressuscitar o Mercosul é preciso um milagre, o que naturalmente está fora da alçada do Governo brasileiro.

Hoje, quando a própria União Européia e o Mercado Comum Europeu estão em cheque e correm o risco de morrer, a insistência em priorizar o Mercosul me lembra um sábio ditado: “os inteligentes aprendem com os erros dos outros, os normais com os próprios erros e os burros não aprendem nem com os próprios erros”.

Enquanto o Governo insistir nessa burrice de priorizar o Mercosul para que ele não morra, e não tivermos pessoas do ramo e comprometidas com a agropecuária do País, nós produtores no curto prazo e o povo brasileiro no médio prazo serão os grandes prejudicados, e o que é pior, esse sacrifício será inútil.

O Brasil e seu povo não são tão ricos que possam preterir seus problemas na tentativa de resolver os problemas do Mercosul, tentativa inútil uma vez que a postura da Argentina e do Uruguai é de resolver seus problemas e não priorizar o Mercosul.

Até entendo a postura da Argentina e do Uruguai em função da situação desses países. O que não entendo é a postura do Brasil. Talvez o Governo, em função do crescimento econômico-social dos últimos anos, não tenha percebido a dimensão da crise mundial e que se não dermos tratamento adequado aos nossos problemas de hoje, no amanhã poderemos estar numa situação difícil como a da Argentina ou do Uruguai.

Marcello de Moura Campos Filho

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures