ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazendo um plano completo para o seu negócio

POR ALEXANDRE DE CAMPOS GONÇALVES

E PAULO ARARIPE

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/03/2002

4 MIN DE LEITURA

0
0
Neste último artigo sobre a confecção de planos de negócios para fazendas, enfatizaremos a forma final de apresentação para os investidores. É importante ter em mente que desenvolver um bom plano de negócios requer uma boa dose de trabalho. Portanto, é necessário realizar um processo de escolha antecipado, selecionando os planos que serão totalmente desenvolvidos e apresentados.

Respondendo às quatro questões apresentadas a seguir, é possível reduzir o número de alternativas a ser desenvolvido pelo gerente. Apenas um plano deve ser totalmente desenvolvido, por vez, para ser apresentado aos investidores.

- as alternativas que se têm para agir contribuirão para a realização das metas? (gerenciamento sem metas estipuladas é impossível de ser feito e planejamento sem considerar as metas estipuladas é perda de esforço).

- as alternativas que se têm para agir são compatíveis com a disponibilidade física e financeira das fontes fornecedoras? (se o seu plano requer um empréstimo de R$ 1.000.000,00 pode ser que isto não seja factível de conseguir).

- as alternativas realmente ajudam na resolução dos problemas? (entendam problemas como a diferença entre o que acontece atualmente com a produção e aquilo que foi colocado como meta da gerência).

- as alternativas estão de acordo com sua capacidade operacional? (existe uma ampla diferença de habilidades entre gerentes de fazenda, portanto, estas diferenças devem ser consideradas nas possíveis alternativas e variam de um gerente para outro).

Por fim, o plano de negócio que você apresentou para um financiador ou investidor deve incluir uma tabela de tópicos e um resumo das atividades (veja exemplo em anexo). Seria interessante que a tabela de tópicos coubesse em apenas uma página, para facilitar a visualização. Além disso, toda e qualquer referência, ou comentário, deve ser indicada com números colocados na margem direita da página, como um índice.

Restrinja o resumo das atividades em uma a duas páginas. Ele deve ser colocado antes da tabela de tópicos. Escreva-o selecionando cuidadosamente os pontos-chave do seu plano, incluindo as datas de obtenção das metas, assim como detalhes de outras seções.

O processo de planejamento de uma fazenda envolve fornecer respostas para as seguintes questões:

1) O que você quer executar? (metas)
2) O que você tem para trabalhar? (fontes)
3) Com quanto de dívida você consegue conviver? (avaliação da capacidade de correr riscos)
4) O que já foi feito? (análise das performances passadas)
5) O que ainda pode ser feito? (existência de planos alternativos)
6) O que será feito? (apresentar decisões tomadas)
7) Como e quando estas coisas serão feitas? (organizando e direcionando ações)
8) Como o sucesso será garantido? (formas de controlar o empreendimento)

Planejamentos ou orçamentos avançados tomam muito tempo de elaboração por parte do gerente. Ele ou ela tem que estimar os preços das lavouras e animais que cresceram na fazenda. Isto pode ser baseado numa informação histórica; as mudanças esperadas no mercado devem ser consideradas. Depois, o gerente precisa estimar a produtividade das culturas/gado e o custo de produção destes produtos. Estes valores são usados posteriormente para determinar as possibilidades financeiras de eventuais alterações.

Quando se está planejando é interessante estimar como as atividades de lavouras e gado se combinam ou se complementam. Você deve considerar quanto tempo levará para o plano entrar em operação normal, determinando qual será o período de transição. Por fim, as suposições mais importantes precisam ser testadas em uma análise de sensibilidade, para verificar-se o quanto as mudanças nestas estimativas afetam o orçamento.

Geralmente os mais úteis resultados podem ser tirados de um plano completo para fazendas se algumas simples regras estiverem guardadas na cabeça:

1º) orce apenas algumas alternativas que são pertinentes com o problema que se tem em mãos;

2º) estabelecer claramente quais as questões a serem analisadas e respondidas antes de começar a coletar os dados;

3º) uma vez que o plano completo para a fazenda estiver pronto e decidido o que fazer, aja. Indivíduos que planejam, mas falham ao agir, estão gastando tempo de todos os envolvidos, incluindo o mais valioso tempo de todos, o dele mesmo.

Por fim, escreva o seu plano de negócios de uma forma fácil de ser lido. Deixe bastante espaço em branco em cada página. Empacote a versão final em embalagens bem chamativas. Faça um esquema para colocar o título da página usando palavras que identifiquem a fazenda e que o trabalho se trata de um plano de negócios. Deixe o título curto, fácil de ler, com no máximo 12 palavras. Use um subtítulo, se necessário, para dar mais detalhes. Inclua a data do término do trabalho e por quem ele foi preparado.

É importante dizer que, nos quatro artigos desta série, o agente chamado de financiador ou investidor pode ser considerado como sendo o próprio dono da fazenda. Se ele mesmo fizer os projetos, orçamentos e planos aqui recomendados, ele estará se beneficiando, pois conseguirá visualizar onde a atividade poderá levá-lo e/ou perceber que está numa direção equivocada, possibilitando a mudança de rumo antes que seja tarde.

Esquema sugerido para apresentação dos dados







Adaptado do texto do Dr. Roger Palmer & Dr. Gary Frank do "Center for Dairy Profitability at the University of Wisconsin-Madison", publicado no periódico "Hoard's Dairyman - Janeiro 2002"

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures