ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cigarrinha das pastagens: combata esse mal!

CRUZADINHA

EM 14/10/2022

2 MIN DE LEITURA

3
5

O que é cigarrinha das pastagens?

As cigarrinhas das pastagens são insetos sugadores de seiva na planta. Os adultos vivem nas folhas das pastagens, enquanto que as formas jovens (ninfas) vivem na região do colo da planta (região entre o colmo e a inserção das raízes), protegidas por uma espuma branca, marca característica da praga. 

Os ovos são ovipositados pelos adultos no solo ou em restos vegetais. Estes insetos, principalmente os adultos, ao sugarem a seiva da planta injetam toxinas que levam ao amarelecimento das pontas das folhas e posterior secamento e morte.
 

Prejuízos causados pela cigarrinha das pastagens 

Os prejuízos causados pela cigarrinha das pastagens envolvem redução de produção de biomassa, existem ainda registros de redução na produção de matéria seca de algumas espécies e também diminuição na produção de raízes, afetando a persistência da gramínea. 

Os prejuízos são diferentes de acordo com a densidade populacional dos insetos. A densidade populacional de cigarrinhas das pastagens deve ser determinada através da amostragem de espumas e adultos. 
 

Como combater a cigarrinha das pastagens?

Entre as formas de controle das cigarrinhas das pastagens temos:

  • Controle biológico natural;
  • Controle microbiano;
  • Controle químico.  

O controle biológico natural consiste na ação de inimigos naturais que ocorrem nas pastagens. Portanto, para maior efetividade deste tipo de controle o produtor rural deve estabelecer medidas para aumentar as populações de inimigos naturais. Trabalhar com pastagens resistentes à praga também é necessário. 

O controle microbiano é outra forma de controle biológico de cigarrinhas das pastagens, a qual se baseia na aplicação do fungo Metarhizium anisopliae. O fungo funcionará como um bioinseticida, com a vantagem de não contaminar os animais e seus produtos (carne e leite).

controle químico deve ser implementado após a constatação de uma população média entre 20 e 25 ninfas grandes (tamanho semelhante ao da cigarrinha adulta) por metro quadrado. Os inseticidas irão agir, principalmente, sobre os adultos de cigarrinhas, um vez que as ninfas ficam protegidas por uma espuma. 

Monitorar a presença dessa praga é fundamental para desenvolvimento das pastagens e consequente qualidade na alimentação do rebanho. Agora que você já aprendeu mais um pouquinho sobre a cigarrinha das pastagens, que tal responder essa cruzadinha para testar seus conhecimentos? 
 


 

Confira mais dicas nesses links: 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE FRANCISCO

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 17/10/2022

Controle biológico natural - não comentou sobre o tema, foi uma falha.
STEPHANIE ALVES GONSALES

MARÍLIA - SÃO PAULO

EM 17/10/2022

Bom dia, Sr Jose! Como vai?

No texto explica que o controle biológico natural consiste na ação de inimigos naturais contra as cigarrinhas... O manejo do pasto também deve ser feito de forma que gere condições desfavoráveis ao desenvolvimento e sobrevivência de ovos e ninfas das cigarrinhas das pastagens. Consórcio de vários tipos de pastagens também é uma forma de minimizar a efetividade da praga.

Obrigada por nos acompanhar, ficamos muito felizes com sua participação!
Abraços e continue por aqui!"
MARCELO TRAJANO ALBERNAZ ROCHA

TRINDADE - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/10/2022

Atualização das informações e tecnologias de produção são sempre necessárias, atualizár-se é necessário para poder competir com o mercado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures