ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aborto em vacas leiteiras: investigando as causas

CRUZADINHA

EM 14/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
3

Identificar as causas da perda fetal requer um esforço de equipe. Produtor, veterinário e laboratório de diagnóstico precisam trabalhar juntos. O padrão aceitável de perda fetal em uma fazenda é de 1% das gestações em todo o rebanho. Os produtores devem se preocupar se esse percentual subir para 4%. 

A taxa de sucesso do diagnóstico para um único aborto é relativamente baixa, cerca de 25-50%. A determinação da causa se torna mais precisa quando mais casos estão envolvidos, mas é claro que isso também significa um problema maior para o rebanho. E você nunca sabe se um único aborto é um incidente isolado ou o início de um surto.

Para ajudar a melhorar o sucesso do diagnóstico de seu rebanho, Cameron Knight, patologista veterinário da Universidade de Calgary dá 6 dicas:
 

1. Pese, meça e fotografe cada feto abortado

Mesmo que você não vá enviar para diagnóstico laboratorial um aborto isolado, é importante registrar a história dele, caso haja mais abortos. Meça o comprimento do feto desde a cúpula da cabeça, logo atrás dos olhos, até a junção do sacro e da cabeça da cauda. O feto deve ser esticado o máximo possível antes da medição, com o focinho apontado para baixo.

 

2. Determine a idade fetal

O comprimento do feto abortado medido no passo anterior pode ser usado para determinar sua idade usando ferramentas de avaliação online.

 

3. Avalie a autólise fetal

Os tecidos amolecem após a morte devido ao vazamento de enzimas intracelulares por meio de um processo chamado autólise. Os fetos autolisados são moles e vermelho-escuros e podem exsudar um líquido aquoso. Os fetos nesse estado provavelmente já estavam mortos por um longo período antes de serem expelidos pela vaca. Por outro lado, fetos recém-mortos que morreram repentinamente parecerão mais rosados e firmes. É importante distinguir a autólise, que ocorre após a morte mesmo em condições estéreis, da decomposição bacteriana comum.
 

4. Colete o feto abortado e a placenta

Se você planeja realizar um trabalho de diagnóstico, colete o feto e a placenta em um saco plástico limpo e leve à geladeira até que seja enviado ao seu veterinário. O valor diagnóstico da placenta é igual ou até maior do que o do feto. 

 

5. Isole a vaca

Após a visita do seu veterinário, certifique-se de que a vaca afetada esteja facilmente acessível para exame físico e coleta de sangue.

 

6. Forneça registros

Seu veterinário pode querer saber a data e o método do parto, histórico de vacinação, histórico nutricional, histórico de tratamento terapêutico e possível exposição a toxinas.

Mesmo que uma investigação diagnóstica de uma perda fetal de bezerro seja inconclusiva, ainda pode ser útil na exclusão de fatores que não causaram o aborto, como agentes infecciosos. Esse conhecimento pode ajudar seu veterinário a mudar o foco do diagnóstico para outras causas possíveis, como anormalidades genéticas, toxinas ou problemas nutricionais.

Agora que você já sabe um pouco melhor os caminhos para investigar o aborto em sua propriedade, que tal responder a cruzadinha para fixar o conhecimento? 

 

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures