ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de leite sobe 2,1% em 2020!

POR MARIANA SICILIANO

PANORAMA DE MERCADO

EM 18/03/2021

3 MIN DE LEITURA

1
4

O IBGE divulgou nesta quinta-feira, 18/03, os dados finais da Pesquisa Trimestral do Leite, referentes a captação no quarto trimestre de 2020. A prévia, divulgada em meados de fevereiro, apontava para um aumento de 0,6% em relação ao mesmo trimestre de 2019 – indicando praticamente uma estagnação de produção.

Porém, os dados finais demostram um aumento mais acentuado na captação de leite neste período, com variação de 1,1%. Em relação ao trimestre anterior, o aumento na captação foi de 4,0%. A aquisição de leite cru resfriado no 4T foi de 6,75 bilhões de litros — esse resultado representa um recorde, considerando todos os trimestres da série histórica da pesquisa, iniciada em 1997.

No comparativo do 4T de 2020 com o 4T de 2019, o acréscimo de 75,88 milhões de litros, em nível nacional, é proveniente de aumentos registrados em alguns estados do Brasil como: Paraná (+72,88 milhões de litros), Rio Grande do Sul (+49,13 milhões de litros), Bahia (+40,12 milhões de litros) e Minas Gerais (+26,54 milhões de litros).

Em compensação, São Paulo, Goiás e Mato Grosso tiveram uma redução relevante em suas produções, de -69,33 milhões de litros, -52,32 milhões de litro, -17,48 milhões de litros, respectivamente. Ressalta-se que as informações divulgadas do IBGE referentes ao 3º Trimestre foram um pouco modificadas em relação à última liberação oficial dos dados — antes o volume captado apresentava um crescimento de 2,6%, que passou a ser de 3,3% nesta nova divulgação.

O gráfico 1 mostra a evolução da variação do volume captado em um trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.


Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado baseado em dados do IBGE.

Ponto importante para explicar este aumento na produção é a rentabilidade do produtor no 4º trimestre. Apesar do maior custo de ração, o indicador Receita Menos Custo de Ração (RMCR) calculado pelo MilkPoint Mercado se manteve em patamares elevados, resultando em um valor 28% maior no 4T de 2020 em relação ao 4T de 2019, como mostra o gráfico 2.

Além disso, a captação de leite cru no 4º trimestre normalmente é impulsionada pelo período de safra em algumas das principais bacias leiteiras do país.

O acumulado do ano de 2020 é 2,1% maior em relação ao ano anterior, com 25,52 bilhões de litros captados em 2020, frente a 25,01 bilhões em 2019. O Sudeste foi a região com maior volume de captação, com 9,98 bilhões de litros, 1,43% maior que 2019.

Logo atrás veio a região Sul, com 9,60 bilhões de litros e aumento de 2,99% frente ao ano anterior. O Nordeste foi a região brasileira com maior variação, fechando o ano em 10,14%. Em compensação, as regiões Norte e Centro – Oeste fecharam em  variação negativa de -0,9% e -4,62, respectivamente.

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR). 


Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea – deflacionados pelo IGP-DI.

Devemos nos atentar que os dados divulgados na pesquisa são dos meses finais do ano de 2020, e hoje já nos encontramos em um cenário de possível desaceleração na produção de leite nas principais bacias leiteiras, em função da queda sazonal, de problemas climáticos e do aumento nos custos de produção, principalmente pelos elevados preços de milho e soja.

E as expectativas para esse ano, quais são?  Para responder esse e outros questionamentos, participe do Fórum MilkPoint Mercado 2021. O evento proporcionará uma visão panorâmica de todo setor, desde as perspectivas do mercado de grãos, passando pela produção de leite, indústria, importações, exportações até as óticas de consumo.  Acesse o site, conheça a programação e se inscreve, em um mercado incerto, boa informação é fundamental! 

 

 

*Fonte da foto: Freepik

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARLUCIO PIRES

EDEALINA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/03/2021

Boa noite Mariana. Aqui em Goiás a soja tá tomando conta. Tendência é cair muito mais em 2021, pois das atividades agropecuárias, talvez o leite seja a menos viável no atual momento

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures