Leite UHT: a necessidade de diferenciar para ter resultado positivo |
ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.
6 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
JOSE WILKER DE PAIVA BEZERRASÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE EM 01/10/2014
A bem da verdade, resta a máxima de que "quem não pode não se estabelece"! Ou seja, o número de novas marcas nas prateleiras dos Supermercados, deverá ou pelo menos deveria ser reduzido, restando apenas aquelas marcas cuja produção seja realmente levada a sério e com respeito ao consumidor final. Evitando assim os escândalos envolvendo fraudes na produção de leite como temos visto corriqueiramente nos noticiários de tv. Seria interessante que o corpo governamental e os órgãos de fiscalização federais e regionais, intensifiquem a fiscalização destas marcas que simplesmente surgem do nada, fazendo frente a produtores e industrias sérias. Fica a pergunta: com margens tão pequenas, como empresas sem tradição conseguem se manter no mercado? (isto não é um indicativo de possíveis fraudes no produto final ofertado ao consumidor?) Quem nos livrará de dados tão alarmantes que para um futuro bem próximo poderá levar a uma queda no consumo, prejudicando todo uma cadeia de valores envolvidos, desde o produtor até industrias.
|
![]() |
DAVID BROADBRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS EM 05/08/2014
Muito bom Walter. O que ficou marcante no seu gráfico é que, em vez da margem média estar fixa em 11,5c durante o período, aparentemente ela está diminuindo. De 2012 para cá, por exemplo, ela foi zero. Devido aos efeitos de inflação sobre custos operacionais, a tendência deveria ser de aumento (para manter margem em termos reais). Este ponto levanta uma serie de perguntas sobre a viabilidade do setor... e vai forçar mudanças importantes.
|
![]() |
RAMOM LUCASDIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 04/08/2014
Excelente a pesquisa de custos, porém quem trabalha com UHT sabe perfeitamente que esta margem é extremamente inviável, daí recorrerem a velha pratica de adicionar água e soro, na proporção de 15 a 20 %. Tem duvidas? entao some todos estes custos apresentados e confronte com o preço vendido ao consumidor! Só nao vê, quem nao sabe matemática!
|
![]() |
JOSE ROGÉRIO REIS JUNQUEIRAMINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 04/08/2014
Excelente artigo, mostra que nós estamos sendo remunerados pelo menos eficientes dos produtos que é o leite UHT, após ser retirados parte da gordura para produzir os demais produtos (queijo, manteiga, iogurte, soro em pó etc) que apresentam grande margem de lucro, identificando que os laticínios estão muito bem remunerados, que nós produtores teríamos que ganhar parte desta industrialização. O que não ocorre.
|
![]() |
ELVIS LUÍS BASSOSANTO ÂNGELO - RIO GRANDE DO SUL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 04/08/2014
Muito bom artigo, já comentei várias vezes sobre esse assunto, onde quem é eficiente na produção de UHT e leite em pó pode ter margens interessantes, mas depende muito de escala de produção (margem pequena). Já industrias que agregam valor aos seus produtos (queijos, iogurtes), tem no UHT e leite em pó alternativas para determinados momentos de safra e entressafra.
Desta forma acho que fica evidente a necessidade de empresas eficientes e com um Portfólio de produtos amplo. Essa eficiência deve ser apresentada em toda a cadeia. Produtor ineficiente também terá seu futuro de sua empresa condenada. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro