ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fechamento nas fronteira mexicanas anunciado por Trump gera tensão na indústria láctea

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/04/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

Na semana passada, o presidente Donald Trump anunciou planos para fechar a fronteira sul dos EUA, encerrando o comércio com o México. Porém, logo após o anuncio, ele mudou de ideia e deu ao México ‘um aviso de um ano’ com novas ameaças de tarifas. O presidente Trump vem travando guerras comerciais com alguns dos maiores parceiros dos Estados Unidos desde a sua chegada em 2017. Ele tem ido e vindo em retaliações com a China e desmantelado o NAFTA após discussões com o Canadá e o México.

Ao longo de sua presidência, Trump também falou bastante sobre problemas percebidos na fronteira EUA-México, incluindo imigrantes ilegais e drogas que entram nos EUA. Na semana passada ele anunciou sua intenção de fechar a fronteira dentro de alguns dias, causando reação imediata.

Em 4 de abril, Trump disse que não fecharia a fronteira 'do dia para a noite'. Em vez disso, ele disse que o México tem um aviso de um ano, e se as drogas não pararem, serão colocadas tarifas e se isso não frear o problema, a fronteira será fechada. Ele não reconheceu o impacto que um fechamento de fronteira teria nos principais mercados dos EUA, mas disse: "deixe-me falar um pequeno segredo, a segurança é mais importante para mim do que o comércio".

Grupos de lácteos dos EUA foram rápidos em repreender os comentários de Trump. Em 2018, o México comprou US$ 1,4 bilhão em produtos lácteos dos EUA, e um recorde de 15,8% da produção de leite dos EUA foi exportado. As vendas de produtos lácteos aumentaram em mais de 600% desde 1995.

Jim Mulhern, presidente e CEO da Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF), disse: "a indústria de laticínios está sofrendo um dos piores períodos econômicos da história", citando dados do USDA de que mais de sete fazendas leiteiras fecham a cada dia nos EUA.

"Os baixos preços do leite já estão criando dificuldades para os produtores e mais interrupções na oferta só prolongariam as dificuldades de produção. Não há um mercado alternativo pronto para os milhões de galões de leite que são convertidos em milhares de toneladas de ingredientes lácteos e queijo que enviamos para o México. Não podemos tolerar o acesso limitado a alimentos como moeda de troca para resolver problemas de imigração”.

Rick Smith, presidente e CEO da Dairy Farmers of America, disse: “a indústria de laticínios tem trabalhado em conjunto por mais de duas décadas para crescer e fortalecer o mercado de produtos lácteos dos EUA no México. Na volátil indústria de laticínios, os fortes mercados de exportação de lácteos são cruciais para nossos produtores, que sofreram anos de estresse financeiro na fazenda. Estamos na pior recessão econômica rural desde os anos 80. Nossos produtores precisam de mercados de laticínios fortes, tanto doméstico quanto no exterior para se recuperarem e continuarem fornecendo laticínios saudáveis para as próximas gerações. O mercado mexicano de exportação é fundamental para a longevidade de nossa indústria”.

Je Lyon, gerente geral da FarmFirst Dairy Cooperative, disse: “fechar a fronteira com o México vai deixar um impacto devastador nos produtores de leite nos EUA, um relacionamento que foi meticulosamente construído nos últimos anos por organizações da indústria. Para os produtores de leite que lutam para administrar esses tempos econômicos difíceis, esse pode ser o pior golpe, mesmo com os últimos quatro anos de baixos preços do leite. De maneira alguma os produtores de leite dos Estados Unidos devem ser a peça de barganha para essas questões de imigração”.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures