ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Versatilidade em sistemas estabilizantes para aplicação em gelados comestíveis

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 01/02/2022

2 MIN DE LEITURA

0
1

O sorvete à base de leite pode ser considerado uma emulsão constituída de gotículas de gordura, de proteínas, de bolhas de ar e de cristais de gelo dispersos em uma fase aquosa, representada por uma solução concentrada de sacarose. A composição pode variar de acordo com a região ou o local onde é produzido. Formulações de sorvetes base leite geralmente possuem 7 a 15% de gordura, 9 a 12% de sólidos não gordurosos do leite, 12 a 16% de açúcar e 0,5% de estabilizantes, emulsificantes e aromatizantes (CLARKE, 2004).

A composição do sorvete interfere nas suas características físicas por estar diretamente relacionada ao processo, que influenciará o estado de agregação dos glóbulos de gordura, a quantidade de ar incorporado, o tamanho das bolhas de ar, a viscosidade da fase aquosa, o tamanho dos cristais de gelo e estado de agregação dos mesmos (DICKINSON; STAINSBY, 1982). A viscosidade da mistura é afetada principalmente pelo teor de gordura e de estabilizante presentes no produto, tipo e qualidade dos ingredientes, forma de processamento e de manuseio da mistura. Com o aumento da viscosidade, a resistência ao derretimento e a cremosidade do sorvete aumentam. Controlando a composição da mistura, a viscosidade desejada pode ser assegurada (ARBUCKLE, 1977).

Gelados comestíveisUm sistema estabilizante e emulsificante bem balanceado permite a elaboração de um sorvete com viscosidade adequada, corpo macio, textura cremosa, boa resistência ao derretimento e ao crescimento de cristais de gelo quando submetidos a períodos de flutuação de temperatura ou choques térmicos. A incorporação de emulsificantes da linha dos mono e diglicerídeos e ésteres de sorbitano nos sistemas contribuem ainda para a produção de um sorvete mais seco, facilitando a moldagem e o processo de extrusão.

Devido à variação de composição dos sorvetes, os sistemas estabilizantes e emulsificantes também são excelentes aliados para incrementar corpo, cremosidade e overrun quando se trabalha com formulações com menores teores de gordura e de sólidos lácteos não gordurosos.

A seleção do sistema estabilizante e/ou emulsificante mais adequado deve ser feita em função dos critérios que melhor atendam às necessidades do cliente, levando-se em consideração a formulação base, o processo, as exigências ou as limitações referentes aos equipamentos disponíveis, o comportamento em relação ao derretimento e ao shelf life, as características organolépticas e o custo.

Para atender à tais particularidades a linha MULTMIX, da ALIBRA INGREDIENTES LTDA, conta com diferentes opções de sistemas estabilizantes e emulsificantes, que foram criteriosamente pensados para melhor performance em cada situação.

Gelados comestíveisDentre os produtos presentes no portfólio Alibra destaca-se o MULTMIX ME 0319, devido à versatilidade para aplicação (conferindo manutenção de formato para operações de moldagem por pulso, promovendo textura seca e manutenção de molde em sorvetes extrusados, permitindo a produção de sorvetes de massa com excelente scoopability, não interferindo na liberação e percepção de aromas, sendo indicado para processos de pasteurização tanto por batch quanto por HTST), aliada à alta performance e à competitividade em custo.

Clique aqui para saber mais.

 

Referências Bibliográficas

ARBUCKLE, W. S. Ice cream. 3 ed. USA: AVI Publishing Company, 1977. 517 p.

CLARKE, C. The Science of Ice Cream. RSC Paperbacks. 2004.

DICKINSON, E.; STAINSBY, G. Colloids in Foods. London: Applied Science Publishers, 1982. p. 382-383.

 

Elaborado por:

Érica R. Alssuffi

 

Este é um conteúdo de Alibra Ingredientes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures