ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Teteiras redondas, triangulares ou quadradas: qual é a melhor para mim e meu rebanho?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 08/09/2021

4 MIN DE LEITURA

1
1

Nos últimos anos, testemunhamos uma evolução tecnológica, ou talvez uma revolução em diversos setores da sociedade moderna, entre os quais a indústria de leite não é exceção. Portanto, vamos nos concentrar em uma das partes cruciais do processo de ordenha: a unidade de ordenha, que é o único componente do sistema em contato direto com a vaca.

Que tipo de progresso tecnológico pode ser feito na unidade de ordenha? Não é apenas uma questão de massagear os tetos, produzir vácuo e permitir a entrada de ar no conjunto de ordenha, que juntos movem o leite para a unidade final? Em parte, sim, mas certamente o maior benefício que poderíamos obter com a evolução tecnológica é sermos capazes de concluir as mesmas ações e atividades, enquanto obtemos melhores resultados em menos tempo.

Para alcançar esse resultado, muitas tecnologias e formatos de teteiras foram criados, cada um com suas características distintas. Se você está se perguntando qual delas escolher, você está no lugar certo!

Na verdade, vamos demonstrar como as teteiras triangulares (TLC), em particular as ventiladas (TLC-MV), podem ser a melhor solução para uma ordenha eficiente, comparando-as com as redondas e quadradas.

Antes de começar, é importante lembrar que a avaliação da teteira também deve considerar a raça da vaca, as dimensões do teto, as taxas de fluxo do leite, bem como a configuração do equipamento.

Um aspecto crucial que distingue a TLC-MV das teteiras redondas é a notável diminuição do refluxo de leite e consequente melhor controle da mastite. Vamos dar uma olhada mais profunda para entender o que faz a diferença em termos de gerenciamento de vácuo e resultados de ordenha.

Se medirmos o vácuo em A (bocal), B (tubo curto de leite) e C (coletor) durante a ordenha, pode-se notar uma grande diferença entre todos os tipos de teteiras redondas padrão e as triangulares com ventilação.

TeteiraNas teteiras padrão o nível de vácuo no ABC durante a ordenha se comporta de forma anormal, pois o observado em A e B, em frações de segundo, é maior do que o observado em C.

Esta é a demonstração clara do efeito de refluxo: o leite, como todos os líquidos, corre para o nível de vácuo mais alto, portanto, no caso acima mencionado, ele volta para os tetos em vez de escorrer para o coletor.

A vantagem das teteiras triangulares ventiladas reside na entrada de ar (ventilação) em A: isso implica que o nível de vácuo em AB nunca pode ser superior ao de C. Assim, o nível de vácuo em C é sempre superior a B, que é superior a A, impedindo o leite de fluir de volta para os tetos.

A infecção por mastite ocorre com mais frequência em teteiras padrão (sem ventilação) porque, ao abrir, esse movimento das paredes da teteira cria vácuo entre as mesmas, produzindo uma ação de bombeamento. Esse vácuo é ainda maior nas teteiras redondas e quadradas, pois apresentam maior volume abaixo da ponta da teta, quando comparadas ás triangulares. Esta ação de bombeamento causa um refluxo do leite levando todos os agentes de mastite potenciais para os tetos. Caso a teteira deslize ou caia, ela também cria um refluxo rápido, que leva todo aquele leite com os agentes da mastite para os tetos. Em todos essas situações, caso um dos tetos esteja contaminado, esse leite com patógenos poderá retornar aos tetos saudáveis no momento do refluxo fazendo, assim, a contaminação cruzada. 

TeteirasUm segundo aspecto a destacar é como a TLC e a TLC-MV podem desempenhar um papel fundamental na redução da hiperqueratose.

Nestas teteiras, as forças de compressão estão concentradas em 3 pontos ao redor da ponta do teto, que é a parte mais baixa sob o canal do teto.

Isso tem um efeito positivo na condição final do teto, já que a compressão de 3 vias proporciona uma massagem suave sem fricção, evitando hiperqueratose no final do teto.

TeteirasA eficiência da massagem das teteiras triangulares é melhorada ainda mais por seu formato de barril paralelo, em contraste com o formato cônico de formas redondas e quadradas. Esse recurso proporciona melhor contato com o teto, que por sua vez ficará melhor posicionado na zona de massagem da teteira.

As teteiras quadradas, em vez disso, têm um sistema de massagem de 4 vias, no qual as forças de compressão são distribuídas ao redor do teto, mas com uma área de compressão de 2 zonas, como um barril de teteira redonda. 

A pressão da massagem, portanto, alonga o teto enquanto fecha, ameaçando as condições da ponta do teto.

Pressão teteirasOutro ponto crítico para a saúde do úbere, que pode levar ao espessamento do tecido e à hiperqueratose, é a sobre pressão. Como o gráfico demonstra, esse fenômeno é muito maior com teteiras redondas (primeira marcação) e quadradas (segunda marcação) do que com as triangulares (terceira marcação).

A principal característica da forma triangular reside na sua massagem de 3 vias, que alivia a congestão ao redor do teto, graças ao melhor fluxo de ar entre o tubo da teteira e o teto da vaca. Na verdade, isso melhora a aderência, enquanto reduz o deslizamento da teteira.

Depois de mencionar algumas das principais ameaças às condições de ponta do teto e à eficiência da ordenha, além de provar como elas podem ser tratadas com sucesso escolhendo teteiras triangulares ventiladas, agora está claro como estes, combinados com configurações adequadas de vácuo e pulsação, podem ser a chave para um ordenha confortável, rápida e limpa! Não é isso que você está procurando?

Para saber mais sobre as teteiras triangulares ventiladas TLC-MV, clique no link abaixo e entre em contato com milkrite | InterPuls.

Teteiras TLC-MV – Fale conosco

 

Este é um conteúdo original da milkrite | InterPuls.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO NORONHA

CONTAGEM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/09/2021

Muito bom esse artigo. Com explicações claras sobre as vantagens e desvantagens da utilização de cada modelo de teteira.
MilkPoint AgriPoint