ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Soluções Alibra para produção de Creme Vegetal UHT tipo Chantilly

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 05/08/2021

5 MIN DE LEITURA

0
1

No mercado nacional existem duas categorias principais de produtos que permitem a substituição do creme de leite pasteurizado, quando o objetivo é bater creme chantilly. A primeira é composta pelas misturas em pó para bater creme chantilly, ou seja, produtos semielaborados, para os quais basta adicionar água ou leite gelados antes de efetuar o batimento. A segunda categoria, de maior relevância, engloba os cremes vegetais UHT, que são produtos prontos para bater creme chantilly.

Essas categorias de produtos surgiram como uma maneira de substituir o creme de leite pasteurizado, já que a gordura láctea possui algumas desvantagens frente as gorduras vegetais, dentre as quais se destacam: menor shelf life, dependência da cadeia de frio, tanto antes quanto após o beneficiamento na indústria, e oscilação de preços e disponibilidade ao longo do ano, em especial durante o período de entressafra do leite.

Creme UHT tipo ChantillyO creme vegetal UHT tipo chantilly é um produto muito popular no segmento de confeitaria devido a sua durabilidade, praticidade e versatilidade, e, por um longo período, teve como foco principal o mercado food service. Aos poucos, modificações e variações nas embalagens foram efetuadas para que chegasse também aos consumidores finais. 

A aceitação do creme vegetal UHT tipo chantilly pelo consumidor só é possível quando são atendidos alguns requisitos, tais como: tempo adequado de batimento, excelente rendimento, ótima espalhabilidade, ou seja, um produto que resulte em uma textura lisa e homogênea e que não apresente bolhas grandes de ar durante a aplicação, além de alta estabilidade, garantindo que, após aplicado e mantido refrigerado, não dessore ou apresente rachaduras.

No entanto, para que esses requisitos sejam atendidos, é necessário que as indústrias trabalhem com ingredientes de qualidade, com uma formulação bem balanceada e com atenção as seguintes etapas de processo: 

  • Elaboração da fase aquosa

Por se tratar de uma emulsão óleo em água, os cremes vegetais também dependem dos sistemas estabilizantes para alcançarem bons resultados. O uso destes aditivos é primordial para evitar problemas como a separação de fases durante a vida de prateleira, antes ou após batimento, além de contribuírem para que se consiga uma textura adequada ao produto.

Nesta etapa também é realizada a adição de proteínas. O uso de caseinato de sódio é recomendado devido à alta capacidade de formação de espuma durante o batimento, além de suas propriedades emulsificante e espessante, promovendo melhoria na emulsificação da gordura e incremento de corpo.

Assim como os sistemas estabilizantes, as proteínas também necessitam de hidratação para atingirem sua performance máxima. A temperatura recomendada para esta etapa é de 65 a 70 °C.

  • Preparo da fase oleosa

A fusão da gordura dever ser feita em temperatura de 60 a 65 °C. Nesta etapa são adicionados os agentes emulsificantes, que têm como finalidade reduzir a tensão superficial das fases imiscíveis, permitindo a ocorrência da mistura entre a gordura e a água, formando a emulsão. 

O uso de emulsificantes como a lecitina, ésteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos com ácido tartárico e estaroil-2-lactil lactato de sódio auxiliam a estabilização do produto antes do batimento. Já o uso de ésteres mono e diglicerídeos com ácido lático e mono e diglicerídeos de ácidos graxos auxiliam na aeração do chantilly. 

  • Formação da emulsão 

A mistura das fases aquosa e oleosa deve ser feita lentamente sob vigorosa agitação e a temperatura deve ser mantida em torno dos 65°C.

Após este processo os demais ingredientes da formulação são adicionados sob agitação. Em seguida o produto está pronto para ser direcionado ao tratamento térmico, homogeneização e envase.

  • Temperatura de envase

A temperatura de envase deve ser mantida entre 8 e 10°C. Esta temperatura está diretamente relacionada a forma em que a gordura irá se cristalizar dentro da emulsão. Em temperaturas mais altas de envase, os cristais de gordura serão maiores e a emulsão tornasse-a menos estável.

  • Maturação

Depois de envasado, o produto deve, imprescindivelmente, passar por um período de maturação entre 24 e 48 horas em temperaturas de até 12°C. Este procedimento assegura que a gordura não sofra coalescência, permitindo que o produto mantenha maior estabilidade durante o shelf life e maior efetividade em sua propriedade de aeração.

Para bater chantilly, é necessário que o creme vegetal seja previamente refrigerado por 12 horas e sofra uma agitação mecânica. Os pequenos glóbulos de gorduras presentes no creme, juntamente com as proteínas, ajudam a promover a retenção deste ar incorporado no sistema, promovendo o aumento do volume e a estabilidade do chantilly. 

A ALIBRA INGREDIENTES possui em seu portfólio sistemas estabilizantes e espessantes desenvolvidos especialmente para aplicação em cremes vegetais tipo chantilly e o caseinato de sódio, uma proteína láctea amplamente utilizada nesta aplicação.

Além dos produtos já disponíveis no portfólio, a Alibra Ingredientes desenvolve produtos para atender as necessidades de cada cliente, para que se adequem às matérias-primas e características de processo disponíveis em cada planta industrial, visando máximo desempenho.

Quer saber mais sobre as soluções Alibra para produção de creme vegetal UHT tipo Chantilly? Clique aqui.

Sobre a Alibra Ingredientes

Fundada em 2000, a Alibra Ingredientes é uma empresa nacional especializada em fornecer ingredientes lácteos e não lácteos, misturas alimentícias em pó e queijos análogos para o mercado de alimentos e de bebidas.

Indústria de alimentos e de bebidas: fornecimento de ingredientes para indústrias de alimentos e de bebidas, de pequeno, médio e grande porte, dos mais variados ramos de atuação.

Food Service: ingredientes e produtos para o mercado de alimentação fora do lar, como: pizzarias, lanchonetes e restaurantes.

Gelados comestíveis: produtos e ingredientes para o mercado de sorvetes.

Varejo: fornecimento de compostos lácteos, achocolatados, farinha láctea e cereais em pó para atacadistas, supermercados e montadoras de cestas básicas.

Localização: Com duas unidades estrategicamente localizadas, em Campinas/SP e Marechal Cândido Rondon/PR, a Alibra conta com uma estrutura fabril e logística capaz de fornecer insumos e produtos finais para todas as regiões do Brasil, e em diversos países da América Latina, África, Oriente Médio, além do Caribe.
 

Elaborado por:

Marcus W. Lempk – Especialista Técnico em Laticínios

Érica R. Alssufi – Gerente Técnica – Centro de Inovação e Aplicação

 

Este é um conteúdo da Alibra Ingredientes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures