ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual o ponto de colheita da silagem de milho?

POR KARLA FERREIRA

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 28/01/2021

3 MIN DE LEITURA

1
8

A silagem de milho é a principal forrageira cultivada no mundo e o ingrediente majoritário na dieta das vacas, especialmente das fazendas que fornecem alimentação no cocho. Por isso a qualidade deste volumoso é de extrema importância para a diminuição do custo com concentrados na dieta dos animais.

Quanto à colheita da lavoura de milho para silagem de planta inteira, identificar o ponto ideal de colheita assegura não somente o fornecimento de açucares fermentáveis para as bactérias que atuam neste processo, como também uma resposta positiva quanto ao valor nutricional da silagem resultante. São abundantes os estudos que buscam determinar o melhor momento para a colheita já que a planta aumenta a matéria seca ao avançar da sua maturação, e consequentemente aumenta o teor de FDN e lignina, diminuindo a digestibilidade.

A literatura mostra que o ponto de colheita deve estar em torno de 30 - 35% de matéria seca (MS). Este estágio geralmente é atingido quando a linha do leite está entre 1/2 e 2/3 do grão, porém, somente a visualização da metade da linha do leite a campo pode não ser o método mais confiável, pois a observação visual da linha do leite e o teor de MS não estão diretamente relacionados. Por isso o melhor método para determinar o ponto de colheita é através da mensuração da matéria seca, utilizando o aparelho microondas, panela elétrica ou o Koster para este procedimento.

Este primeiro gráfico nos mostra o teor de Matéria Seca (MS), Amido e Fibra em Detergente Neutro (FDN) de silagens de milho em quatro estágios de maturação do grão de milho.

 

O teor de matéria seca da forragem ensilada nos determina as características da fermentação da mesma, pois a concentração de carboidratos solúveis em água é o principal nutriente da fermentação. Plantas com baixo teor de umidade, ou plantas muito secas, possuem baixo teor de açúcares solúveis. A concentração necessária de açúcares simples favorece o crescimento de microrganismos benéficos produtores de ácido lático os quais são os responsáveis pela conservação da silagem. 

O gráfico seguinte mostra a influência da matéria seca no resultado da fermentação em silagens de leguminosas, avaliadas pela Cumberland Valley Analytical Services (CVAS) por métodos químicos (cromatografia gasosa).

Quanto maior a proporção de ácido lático, mais eficiente é a fermentação. O inoculante é um aditivo a base de bactérias altas produtoras de ácido lático, garantindo uma queda rápida do pH. Quando se inocula silagem, garantimos a fermentação com predominância das bactérias desejáveis (BAL- bactérias produtoras de ácido lático), em detrimento das indesejáveis (Clostridium, enterobactérias, leveduras), evitando assim, perdas fermentativas e de valor nutritivo da forragem.

Usando o forno micro-ondas para determinação da Matéria Seca:

Colha algumas plantas da lavoura, que sejam representativas da área, e triture-as na ensiladeira. A forragem picada deve ser revolvida e homogeneizada. Colete cerca de 100 gramas do material para determinar a matéria seca.

Passo a Passo:

1)    Pese o recipiente (prato) que será usado para secar a forragem, anote o peso ou tare (zerar) a balança

2)    Pese 100 gramas da forragem picada

3)    Coloque o prato no micro-ondas e coloque um copo de água no fundo do aparelho. A água evita que amostra queime.

4)    Programe o aparelho para 5 minutos em potência máxima.

5)    Após os 5 minutos, retire o prato e revolva a amostra com cuidado, evitando derrubar qualquer partícula fora do prato. Isso é importante para uniformizar a secagem. Garanta que não haja perda de material.

6)    Pese o prato e coloque no micro-ondas por mais 3 minutos

 7)    Retire o prato, revolva novamente e pese.

8)     Coloque novamente no micro-ondas por 1 minuto. Repita esse passo mais de uma vez.

10)  Quando o peso entre duas pesagens subsequentes for bem próximo, o processo estará concluído.

O último valor (peso constante) dado refere-se ao teor de MS da amostra.

Gostou do artigo? Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO

IBIÁ/ MG - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 19/02/2021

PARABENS! MUITO PRATICO E SIMPLES.
MilkPoint AgriPoint