ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Óxido de cálcio e magnésio: Garantia de maior perfilhamento,mais massa verde e matéria seca no pasto

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 23/10/2020

5 MIN DE LEITURA

7
3

Atualizado em 23/10/2020

Uso de óxido de cálcio e magnésio na pastagem potencializa os ganhos na pecuária. Confira!

A adubação de manutenção na pastagem tem se mostrado uma ótima estratégia para potencializar os ganhos na pecuária. O pecuarista mudou o olhar sobre o pasto, passou a corrigir o solo, adubar e nutrir a pastagem. O objetivo é aumentar a produtividade de massa verde por hectare e, consequentemente, de matéria seca e teor de proteína. E, elevar a produção final, seja em arroba de carne por hectare ou leite por hectare.

A procura por tecnologia e inovação para o pasto é cada vez maior entre os criadores de gado, que querem produzir mais em uma área menor. Para ter sucesso nesta empreitada, o pecuarista deve investir fortemente na produtividade e qualidade de sua pastagem. A premissa básica dos pecuaristas na adubação de pastagens é o uso de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), negligenciando a necessidade de cálcio e magnésio, o que limita a evolução da pastagem. E, quando consideram o uso, a opção mais comum é o calcário, que, no entanto, não entrega resultados suficientes para um desempenho rápido e de qualidade. O calcário não consegue aumentar os índices de magnésio, pois as pastagens normalmente encontram-se em regiões de baixa CTC no solo. Mas então, o que fazer? Certamente, você já enfrentou um dilema deste na sua pastagem, não é mesmo?  

Para resolver questões como esta e oferecer muitas outras soluções, a Caltec apresenta um produto diferenciado: O Fertimacro. Um óxido de cálcio e magnésio com elevadas concentrações e alta reatividade. Com granulometria refinada, que garante fácil aplicação e baixa deriva. Fertimacro não é calcário. A rápida resposta que o produto oferece está atrelada às tecnologias.

A tecnologia Flux garante facilidade de aplicação e é a característica mais visível deste óxido. O produto é refinado, uma granulometria diferenciada de alto escoamento que garante distribuição uniforme e homogênea. Permite ser aplicado com diversos tipos de implementos e, o principal, tem deriva reduzida. Uma garantia do total aproveitamento do produto no solo.

Confira no vídeo o comparativo de aplicação entre calcário e Fertimacro.

A tecnologia Oxy Pro está relacionada com a matéria-prima diferenciada, que passa por tratamentos térmicos a baixas temperaturas, o que torna o óxido mais reativo, com alta disponibilidade de Ca e Mg, esta alta concentração, permite doses mais reduzidas e consequentemente, rápida resposta e entrega de resultados com melhor custo-benefício. Uma série de benefícios para a rápida evolução das pastagens, com garantia de qualidade e produtividade. A tecnologia Oxy Pro garante outra vantagem, que é a possibilidade de aplicar o produto em qualquer época do ano. A janela de aplicação é mais ampla, já que o óxido apresenta menor dependência das condições climáticas, porque precisa de pouca umidade no solo para reagir. Diferentemente do calcário, cuja época de aplicação é bem restrita.

A facilidade logística também faz toda a diferença. O Fertimacro está disponível em big bag de 1000 Kg e embalagens de 25 kg. Assim, a mesma estrutura usada para a aplicação de adubo NPK, seja ela em big bag ou sacaria, se adequa perfeitamente ao manuseio do Fertimacro. Em contrapartida, a aplicação do calcário requer uma logística mais robusta. Para descarregar o calcário, geralmente a granel, se faz necessário um pátio na pastagem com acesso facilitado, além da estrutura envolvida, como pá-carregadeira ou trator de concha para abastecimento dos implementos.


Embalagens Fertimacro.

 

Quando usar o Fertimacro em pastagens?

A intervenção na pastagem tem três principais momentos: 1) implantação ou reforma; 2) nutrição em manutenção; 3) recuperação. Em qualquer destes cenários o Fertimacro se encaixa perfeitamente, e traz excelentes resultados ao pecuarista.

Na implantação ou reforma: há grandes vantagens em substituir o calcário por óxido nesta modalidade, o ganho operacional fica muito evidente, pois é possível trabalhar com doses significativamente inferiores. O aproveitamento no solo é muito maior e a distribuição mais homogênea. O óxido não precisa de incorporação e a dispersão (deriva) é visivelmente reduzida, haja vista que na aplicação de calcário a lanço, a deriva é muito alta a ponto de o alvo ser a propriedade vizinha.

Na recuperação: o alto poder de escoamento e a alta reatividade de Ca e Mg são as principais vantagens do uso do Fertimacro na recuperação da pastagem. Além do que, é muito mais vantajosa do ponto de vista econômico, já que não requer atividades como dessecação, uso de grade, semeadura, além de diminuir os gastos com aquisição dos insumos. Basta a aplicação do adubo e do Fertimacro. O custo da reforma gira em torno de R$ 3.000/ha, enquanto que na manutenção esse valor não chega a R$ 1.000/ha. Uma significativa economia, com garantia de resultados.

Na manutenção: a aplicação de Fertimacro para nutrição em manutenção, visa repor a extração de cálcio e magnésio em uma pastagem já formada e constituída. A facilidade de aplicação também é um diferencial nesta modalidade, pois o produto é aplicado facilmente com qualquer implemento, como por exemplo o modelo Vicon, comumente encontrado nas propriedades rurais. A composição física do Fertimacro é o que garante a aplicação de forma rápida e fácil, pois elimina a necessidade de incorporação. Permite que o produto refinado, quando aplicado sobre a pastagem, passe facilmente pelas folhas sem aderir a elas, atingindo o solo rapidamente.

 

                     A- Calcário fica retido nas folhas.             B- Fertimacro desce até o solo com facilidade.
                             

Curioso para conhecer os resultados do Fertimacro na sua pastagem? Eles são muitos: a pastagem nutrida com Fertimacro, tem maior velocidade na rebrota, aumento do perfilhamento da forrageira e prolongamento do período de pastejo dos animais. Apresenta maior tolerância ao estresse climático, devido ao crescimento e aprofundamento do sistema radicular, além de ofertar mais cálcio e mais magnésio ao gado na ingestão das folhas, nutrindo melhor esses animais. Todos esses aspectos somados, também tem relação de ganho direto no controle de plantas invasoras (ervas daninhas), pois há uma supressão natural da própria cultura.

A adubação de manutenção garante resultados satisfatórios, eleva a produção de massa verde e matéria seca por hectare, que aumentam a taxa de lotação e a produção final.


Pasto de qualidade.

Além da facilidade de aplicação e do perfeito aproveitamento do produto no solo, a nutrição do pasto é imediata. O Fertimacro, tem alta disponibilidade e reatividade de cálcio e magnésio, o que garante uma rápida nutrição. A maioria das regiões produtoras de pastagens no Brasil têm níveis baixíssimos de magnésio, algumas inclusive, até abaixo do nível crítico. E o calcário, por si só, não consegue aumentar esse índice, pois as pastagens normalmente encontram-se em regiões de baixa CTC no solo. Aumentar os níveis de Ca e Mg garante crescimento e produtividade nas pastagens. A capacidade do magnésio em atuar diretamente no transporte de carboidratos, garante a entrega rápida de resultado em ganho de massa.

Fertimacro no pasto garante maior perfilhamento, rebrota rápida, maior produção de massa seca. Mais arrobas e maior taxa de lotação por hectare.

Quer Fertimacro na sua pastagem? Clique aqui e saiba mais!!

 

Dúvidas? Entre em contato com a Fertimacro pelo Box abaixo. 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DIRNEY PERES

CAMPO GRANDE - MATO GROSSO DO SUL

EM 07/11/2022

O maior problema é saber a composição/percentual de Ca,Mg e K nos produtos Fertimacro. Nunca se acha tal composição, um verdadeiro saco...
LUCAS PERDIGAO

FORMOSA - GOIÁS

EM 15/04/2022

Tem algum representante no Goiás?
Como faço pra comprar?
JOANA NEUMANN

BRASNORTE - MATO GROSSO

EM 09/12/2021

Olá bom dia , como faço para comprar esse produto
ELTON IBRAHIM SOARES

CASCAVEL - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 13/12/2021

Olá tudo bem. Vou verificar a revenda mais próxima aí de Brasnorte para a Senhora adquirir o produto. Se precisar de mais informações me liga ou envie mensagem pelo whatsapp, segue: 45.9.9921.3113. Abçs
JOANA NEUMANN

BRASNORTE - MATO GROSSO

EM 09/12/2021

Olá bom dia , como faço para comprar esse produto
JATNIEL DE ALMEIDA GODINHO

TERRA SANTA - PARÁ

EM 31/05/2021

Qual a proporção por hectares?
Qual a relação calcário x fertimacro?
ELTON IBRAHIM SOARES

CASCAVEL - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/08/2021

A proporção entre calcário e fertimacro gira em torno de 30 a 40% do volume de calcário. Ex: Se for jogar 1000 kg de calcário, pode substituir por 300 kg do Fertimacro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures