ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ordenha robotizada: como produtores de leite conseguem melhorar seu desempenho com a nova tecnologia

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 15/07/2020

3 MIN DE LEITURA

2
1

Atualizado em 15/07/2020

O avanço tecnológico está cada vez mais presente no meio rural. Uma prova é o sistema de ordenha robotizada da Lely, que tem sido um grande aliado de produtores de leite do Brasil e do mundo inteiro.

Com a chegada da solução do robô de ordenha, flexibilizando a presença da mão de obra e gerando dados para a produção de leite, fazendas leiteiras de diferentes tamanhos em números de vacas passam a ter maior controle da atividade, o que é fundamental para tomar decisões precisas e eficazes.

Por causa desses benefícios, produtores com menos de 100 vacas têm investido na solução de ordenha robotizada da Lely, com foco em resultados mais expressivos e uma melhor qualidade de vida. Um bom exemplo é o sucesso da Granja Rutz, localizada em Westfália (RS), onde Zilmar Rutz e a esposa Aneli Rutz, junto com os filhos Eduardo e Anderson Rutz, exercem todas as atividades da fazenda.

Em abril, a família iniciou o novo projeto utilizando a ordenha robotizada com um Lely Astronaut A5. Anteriormente, cerca de 40 vacas eram mantidas em sistema de semiconfinamento, com pastejo rotacionado e duas ordenhas ao dia. A produção era em torno de 1200 kg de leite (30 kg de média).

Com uma nova instalação, baseada no sistema de freestall com túnel de vento e no novo Lely Astronaut A5, os resultados aumentaram, de forma significativa, em pouco mais de 1 mês. A produção chegou aos 1900 kg de leite, com média semanal de 47 kg/vaca/dia, atingindo o pico de produção de 50 kg/vaca/dia, em 17 de maio.

Potencial

O sistema de tráfego livre da Lely permite a cada vaca decidir a melhor hora de comer, beber água, descansar e de ser ordenhada, minimizando o estresse de adaptação ao novo sistema e maximizando o bem-estar animal.

O Astronaut também possibilita as vacas ordenhem mais de três vezes por dia, atraídas para dentro do robô pela oferta de concentrado de acordo com o mérito de produção de cada vaca, o que colaborou para os animais da Granja Rutz alcançarem todo o potencial genético, o que é imprescindível para conseguir excelentes resultados. Isso também foi viável devido ao empenho da família Rutz que atuou para oferecer conforto e uma dieta balanceada para suprir a necessidade do lote, alinhada com o nutricionista, para suprir as necessidades de cada animal.

Outros bom exemplo de performance do sistema de ordenha automatizada é o da família Becker, situada em Salvador do Sul (RS). A proprietário Aldair Becker, a esposa dele, Tatiana Becker, e o filhos Luiza, 17 anos, e Luiz Eduardo, 10 anos,  também investiram no robô Astronaut A5, que iniciou as atividades em dezembro de 2019.

Todas as tarefas da fazenda são realizadas pelos membros da família que administram de forma excelente a propriedade e cuidam dos animais com muita atenção. Entendendo e buscando os dados gerados pelo Lely Astronaut A5, conseguiu ordenhar 70 vacas e produzir 2600 litros de leite por dia, com média de 37,1 kg/vaca/dia.

Além desse recurso, a família conta com o auxílio do robô Lely Juno que, várias vezes ao dia, empurra o alimento da linha de cocho para mais próximo dos animais. Assim, estimula o consumo de matéria seca com um maior número de refeições distribuídas ao longo do dia, o que garante uma melhor saúde ruminal.

Mudança

Para Adair Becker, a principal mudança, após a implementação da ordenha robotizada, foi a flexibilidade de horários, podendo adaptar as tarefas da fazenda caso tenham outras demandas no momento.

“Também houve uma grande mudança no perfil das atividades do dia a dia. Antes, passávamos várias horas ordenhando em sistema convencional. Agora, isso foi substituído pela análise de dados do sistema de gestão do programa do robô, Lely T4C. Hoje, temos mais tempo para dar atenção a outros setores da fazenda”, destacou o proprietário.

 

Dúvidas? Entre em contato com a Lely pelo Box abaixo.

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE LISBOA

PETROLINA - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/04/2021

Boa tarde. Qual a quantidade mínima que da pra comprar e manter um lely A5 sabendo que a media de produção por vaca é de 30 litros
ANDERSON SOCHTIG

CUNHA PORÃ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/07/2020

Qual o valor de um robô Lely A5 hoje?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures