ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar
PATROCINADO

Metionina protegida da ação ruminal: um melhorador de desempenho de vacas leiteiras primíparas

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/11/2022

5 MIN DE LEITURA

0
2

IMPORTANTE | O conteúdo editorial deste material é responsabilidade dos nossos anunciantes.

A metionina é considerada o aminoácido essencial mais limitante nos ruminantes (Schwab & Broderick, 2017). Esse elemento tem um papel fundamental no desempenho produtivo e na eficiência de uso do nitrogênio nesses animais.

O nutriente é utilizado há muito tempo como um ingrediente protegido da ação do rúmen (RPM), na dieta das vacas leiteiras de elevado rendimento. Essa forma garante que o aminoácido chegue ao intestino da vaca, maximizando sua absorção. Do contrário, será quase completamente utilizado ou degradado pela microflora do rúmen (Schwab & Bozak, 1992; Titi & Azzam, 2013; Schwab & Broderick, 2017).

Muitos estudos foram conduzidos nos últimos anos para avaliar o efeito da RPM no desempenho das vacas leiteiras multíparas. Demonstrou-se que esse nutriente, e principalmente, a melhora do balanço de aminoácidos, não só permite a redução do teor de proteína bruta da dieta, mas também melhora a produção de leite e o metabolismo do nitrogênio.

Em particular, a RPM pode aumentar a produção de leite corrigida para energia e o conteúdo de proteína do leite, enquanto incrementa a eficiência de uso do nitrogênio alimentar em vacas leiteiras de alta produção (King, et al., 2021). 

A produção e o metabolismo do nitrogênio são obviamente importantes, mas não são os únicos desafios relacionados à criação de vacas leiteiras.

Nos últimos anos, a fertilidade dos animais diminuiu significativamente (Berry & Friggens, 2016). Este aspecto está inversamente relacionado com a pressão seletiva para aumentar a produção de leite, de modo que, as vacas de maior rendimento, podem também serem as mais difíceis de se reproduzirem (Albarrán-Portillo & Pollott, 2013). Não é necessário dizer que esta situação tem um impacto muito negativo na economia da fazenda.

Uma das opções para que se aumente o desempenho reprodutivo dos animais seria o procedimento de sincronização da ovulação. Em particular, o protocolo de sincronização Presynch-Ovsynch demonstrou resultados muito promissores (Navanukraw, et al., 2004; Ferguson & Skidmore, 2013). A suplementação de RPM também beneficia o desempenho reprodutivo, aumentando o tamanho do embrião e a fertilidade em vacas leiteiras multíparas (Toledo, et al., 2017). 

Porém, são poucas as pesquisas avaliando a suplementação da RPM em vacas leiteiras primíparas.

Como as vacas multíparas e primíparas têm diferentes níveis produtivos e necessidades de metionina, utilizar o conhecimento gerado sobre multíparas para suplementar as primíparas pode não ser a melhor estratégia (Abedal-Majed, et al., 2021). Considerando o supracitado e que essa condição animal é a mais comprometida tanto na detecção de cio, na espera voluntária e nas baixas taxas de concepção (que são as causas mais relevantes dos longos intervalos entre partos), espera-se que a suplementação com RPM melhore o desempenho de vacas primíparas.

O estudo avaliou a suplementação de RPM (Timet®, Vetagro S.p.A., Itália, 55% de DL-metionina) no desempenho produtivo e reprodutivo de vacas leiteiras primíparas sob protocolo de sincronização, consumindo dietas com duas concentrações de proteína bruta (14 e 16%) (Abedal-Majed et al., 2021).

 

Métodos 

O estudo envolveu 36 vacas leiteiras primíparas da raça Holandesa em lactação (peso corporal inicial 480.8 ± 4.4 kg). Todos os animais foram sincronizados, usando-se o protocolo Presynch-Ovsynch.

O experimento iniciou-se com DEL médio de 30±3 e durou 70 dias (até 100±3 DEL). Foram aplicados seis tratamentos, resultado da combinação de três dosagens de RPM (0, 15 e 25 g/vaca/d) e duas concentrações de proteína bruta (14% ou 16%) da dieta (Tabela 1 ).

Tabela 1. Tratamentos testados no estudo.

vetagro
 

As vacas foram alojadas em free-stall e alimentadas ad libitum com uma ração totalmente misturada. A RPM foi misturada com a ração cuja  composição é descrita na Tabela 2.

Tabela 2. Ingredientes e análise química da dieta oferecida às vacas leiteiras.

vetagro
*Vitamina A 5000000 IU/kg, Vitamina D3 1000000 IU/kg, Vitamina E 10000 μg/kg, Cloreto de colina 4000 μg/kg, Manganês 25000 μg/kg, Cobre 2000 μg/kg, Zinco 10000 μg/kg, Selênio 0.200 μg/kg, Cobalto 0.250 μg/kg, Ferro 25000 μg/kg, Iodo 0.5000 μg/kg, Fósforo 15000 μg/kg, Antioxidante 11 200 μg/kg.
 

A produção e qualidade do leite, leite corrigido para energia (LCE) e leite corrigido para gordura (4%, LCG) foram avaliados. As correções do leite produzido foram as seguintes: LCE = (0.3246 × produção de leite) + (12.86 × produção de gordura) + (7.04 × produção de proteína), enquanto o LCG (4%) = (0.4 × produção de leite) + (15 × produção de gordura).

Amostras de sangue foram usadas para determinar a concentração de progesterona (P4) como um indicador do início da função do corpo lúteo.
 

Resultados 

Em vacas primíparas, a suplementação com Timet® teve impacto positivo no desempenho reprodutivo, em ambos níveis de PB da dieta (Figura 1). O intervalo parto-concepção, o intervalo entre partos e o número de serviços por concepção diminuíram para os grupos tratados, em comparação com os controles.

A metionina é essencial para produzir hormônios esteroides como a P4, sendo esse hormônio fundamental para a manutenção da prenhez (Kuznicka, et al., 2016).

Neste estudo, a concentração de P4 teve um aumento constante nas vacas suplementadas com RPM quando comparadas ao controle, com os maiores níveis para o grupo 16PB-15TMT. A concentração de P4 indica um corpo lúteo mais funcional nos animais suplementados, o que levaria a uma melhor fertilidade.

Figura 1. Desempenho reprodutivo dos grupos experimentais.

A porcentagem e rendimento dos sólidos lácteos e o desempenho produtivo são apresentados na Tabela 3 e Figura 2, respectivamente.

A dieta com 16% de proteína bruta e a suplementação de RPM (melhor desempenho com a maior dose) melhoraram o desempenho produtivo dos animais, destacando a importância da alimentação de RPM para vacas leiteiras primíparas.

As porcentagens de gordura e proteína do leite foram menores nos animais consumindo a dieta de 16 % PB, fato que poderia se relacionar com um efeito de diluição pela maior produção de leite. Contrariamente, esse mesmo maior rendimento leiteiro favoreceu a produção de sólidos lácteos. 

Tabela 3. Composição do leite dos diferentes tratamentos.

vetagro

Figura 2. Desempenho produtivo dos grupos experimentais.

vetagro

Houve maior consumo de matéria seca (CMS) para o grupo de maiores proteína bruta e RPM (16PB-25TMT), que acompanhou o maior desempenho produtivo desse grupo. A inclusão de RPM (ambas dosagens) na dieta melhorou a eficiência alimentar (LCE/CMS).

Figura 3. Consumo de matéria seca e eficiência alimentar dos grupos experimentais.

vetagro
 

Conclusões

Existem poucos estudos que investigam o efeito da RPM em vacas leiteiras primíparas. O estudo acima foi o primeiro a avaliar o efeito desse tipo de suplementação com diferentes concentrações de proteína bruta alimentar, utilizando animais sincronizados através do protocolo Presynch-Ovsynch.

Os resultados obtidos indicam que a suplementação com Timet® em uma dieta, com um nível adequado de proteína, tem um impacto positivo no desempenho produtivo e reprodutivo de vacas leiteiras primíparas.
 

Quer saber mais? Fale conosco!
 

Artigo original da Dra. Sara Flisi
Este é um conteúdo da Vetagro
Referências disponíveis mediante solicitação

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures