ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Metionina protegida: aumento de produção e melhora na composição do leite

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 21/09/2021

4 MIN DE LEITURA

0
1

Qual a importância da nutrição para vacas leiteiras de alta produção?

A produção de leite moderna se baseia em três pilares: Nutrição, Sanidade e Manejo. Estes pilares são muito importantes e interdependentes para que a vaca expresse todo seu potencial. Nos últimos anos vimos a pecuária leiteira avançar em produtividade, muito disso do incremento genético e também da nutrição. A nutrição é primordial para que a vaca leiteira expresse todo seu potencial genético. Pode-se ter excelente genética, manejo e sanidade, porém, sem uma nutrição adequada não se alcançará o potencial produtivo. Não é incomum nos dias atuais nos depararmos com propriedades com produtividade média acima dos 45 litros por animal. Estes animais só conseguem chegar a este potencial com uma adequada nutrição. Para estes animais mineral, proteína (aminoácidos), energia, etc. devem estar corretamente balanceados e disponíveis.  

Quais os desafios da formulação de dieta em rebanhos leiteiros?

A formulação adequada de dietas para vacas leiteiras requer muito conhecimento em nutrição, os alimentos e a vaca que é o mais importante. Este tema pode virar um curso de pós graduação devido a complexidade. Nos dias atuais com os altos custos dos ingredientes o nutricionista precisa estar atento a todas as possibilidades. Um dos grandes desafios é adequar todos os nutrientes dessa dieta. Temos que lembrar que a vaca pode consumir um volume limitado de alimento, portanto, dentro daquele volume precisamos certificar que ela irá ingerir todos os nutrientes de que precisa. Na minha opinião um dos maiores desafios é estimular o máximo consumo de alimento. Hoje temos disponível no mercado diversos softwares computacionais que irão auxiliar o nutricionista a formular as dietas para vacas leiteiras, que muitas vezes ajuda a prevenir erros banais. De uma forma geral os pontos básicos a atentar são: nutrição mineral (composição e quantidades), fibra (qualidade, quantidade, processamento), níveis adequados de gorduras (ácidos graxos), Proteínas (aminoácidos específicos), Amido, energia. Para citar alguns pontos básicos. 

Qual a importância da suplementação com aminoácidos?    

Os aminoácidos são nutrientes muito importantes para os mamíferos. Eles fazem parte de todas as proteínas do corpo: proteínas do leite, músculos, hormônios, células de defesa etc.. Com o aumento da produtividade das vacas atualmente é comum faltar aminoácidos com a utilização dos ingredientes mais comuns, tornando necessário, dessa forma a suplementação. Diversos trabalhos na literatura mostraram resultados positivos da suplementação de aminoácidos, em especial lisina e metionina. Um outro ponto a salientar é que com o correto balanceamento de aminoácidos que é conseguido com a suplementação conseguimos diminuir o teor total de proteína da dieta, garantindo assim a performance igual ou superior e menor excreção de nitrogênio no ambiente. 

O que é metionina protegida e quais os seus benefícios?

A metionina é um dos aminoácidos essências na nutrição dos mamíferos. Com os ingredientes que comumente utilizamos na formulação de dietas para vacas leiteiras a metionina, juntamente com a lisina, se tornam limitantes para a produção. Tornado necessária a suplementação.  Porém, essa suplementação só será efetiva se utilizarmos uma fonte de metionina protegida da degradação ruminal. Garantindo que a metionina passe intacta pelo rúmen da vaca e seja absorvida no intestino. Dessa forma estaremos fornecendo metionina para a vaca e não para as bactérias ruminais. Inúmeros trabalhos na literatura mostraram resultados positivos com a suplementação com metionina sobre a produção e composição de leite, saúde das vacas e reprodução. 

Existe alguma diferença de suplementação para bovinos confinados e a pasto?

Nutrição animalNo geral as exigências das vacas confinadas e a pasto mudam um pouco, até pela diferença em produção destes animais. Acreditava-se que para vacas a pasto não seria necessário a suplementação com aminoácidos protegidos. Porém, pesquisas recentes demonstraram exatamente o contrário. A resposta produtiva das vacas em pastejo foi similar às vacas confinadas. Provando, assim que tanto as vacas confinadas quanto as vacas em sistema de pastejo se beneficiam da suplementação com aminoácidos protegidos. 

Existem estudos que demonstram os benefícios da suplementação com metionina protegida na produção e composição do leite?

A literatura é bem consistente, quanto aos benefícios em produtividade da suplementação com metionina protegida. Dados da literatura mostra ganhos em produção de leite em até 5 kg/dia e ganhos em proteína de até 10%. A magnitude da resposta irá depender de alguns fatores como a dieta base, estágio de lactação, potencial genético entre outros. Além das respostas em produtividade frequentemente os estudos demonstram também resultados positivos com relação a reprodução e saúde das vacas. 

A Kemin possui o KESSENT M, quais os resultados do uso do produto?

A Kemin antes de lançar qualquer produto faz diversos testes para demonstrar a eficácia e eficiência dos produtos e com o Kessent M não foi diferente. uma fonte do aminoácido metionina com a mais moderna tecnologia de encapsulamento, com alta homogeneidade, sensível ao pH ácido e estável em premix e TMR, para uso nas dietas de bovinos de leite. A Kemin realizou testes de campo em diversas propriedades na Europa com mais de 3.000 vacas avaliadas. Nas médias destes estudos as vacas suplementadas com Kessent M produziram quase 2,5 kg de leite corrigido a mais que as do grupo controle com mais proteína e mais gordura. A suplementação com Kessent M melhorou a eficiência das vacas em produzir leite.

 

Leandro GrecoLeandro Greco, Ph.D.

Technical Services Manager - Ruminants

Animal Nutrition & Health division, South America

 

Este é um conteúdo da Kemin. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures