ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Higiene e limpeza da ordenha: quais condições você deve assegurar?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 20/04/2021

5 MIN DE LEITURA

0
0

A busca pela qualidade do leite exige muitos cuidados em todas as etapas, desde a origem até a mesa do consumidor. Apesar de muito se falar em características qualitativas em laticínios, os cuidados com a higiene na fazenda também são fundamentais.

Assim, na produção de lácteos de alta qualidade, o momento da ordenha é considerado extremamente importante na fazenda leiteira, principalmente para evitar a contaminação cruzada e manter a qualidade da matéria prima (leite).

Sendo assim, a produção leiteira requer a adoção de boas práticas de ordenha que sejam capazes de reduzir a contaminação microbiana e química e garantam a manutenção das propriedades qualitativas do leite.

Por isso, te convidamos a entender quais são as boas práticas de ordenha, que incluem boa higiene e uma ordenha adequada para garantir um leite de alta qualidade.

Sala de ordenha: o ambiente mais importante da fazenda leiteira

Seguindo a tendência mundial, os órgãos responsáveis pela segurança dos alimentos no Brasil vêm implantando normas e padrões de produção para melhorar a qualidade do leite no País. Essas normas são direcionadas aos pequenos, médios e grandes produtores rurais.

Neste cenário, a ordenha é uma das tarefas mais importantes em fazendas leiteiras, já que é o momento em que o produtor obtém o principal produto de sua atividade: o leite. Por isso, uma boa ordenha é essencial para se obter leite de maneira rápida, higiênica e sem causar casos de contaminação cruzada entre as vacas.

Mas engana-se quem imagina que a sala de ordenha precisa ser moderna e altamente tecnológica. Deve ser obrigatoriamente ventilada, além de protegida da chuva e outras intempéries. Deve também ser projetada para que facilite a dissipação de gases durante a ordenha e a secagem das instalações após os procedimentos de higienização.

Ordenha MecânicaAlém disso, quando se trata da qualidade do leite, não há diferença entre o leite ordenhado de forma manual e o leite ordenhado de forma mecânica, desde que o manejo seja feito com higiene e que todas as boas práticas sejam devidamente seguidas. Seguindo a tendência mundial, os órgãos responsáveis pela segurança dos alimentos no Brasil vêm implantando normas e padrões de produção para melhorar a qualidade do leite no País. Essas normas são direcionadas aos pequenos, médios e grandes produtores rurais.

Neste cenário, a ordenha é uma das tarefas mais importantes em fazendas leiteiras, já que é o momento em que o produtor obtém o principal produto de sua atividade: o leite. Por isso, uma boa ordenha é essencial para se obter leite de maneira rápida, higiênica e sem causar casos de contaminação cruzada entre as vacas.

Mas engana-se quem imagina que a sala de ordenha precisa ser moderna e altamente tecnológica. Deve ser obrigatoriamente ventilada, além de protegida da chuva e outras intempéries. Deve também ser projetada para que facilite a dissipação de gases durante a ordenha e a secagem das instalações após os procedimentos de higienização.

Além disso, quando se trata da qualidade do leite, não há diferença entre o leite ordenhado de forma manual e o leite ordenhado de forma mecânica, desde que o manejo seja feito com higiene e que todas as boas práticas sejam devidamente seguidas.

Higiene da sala de ordenha: alguns pontos merecem atenção

Para garantir a máxima qualidade do leite, são protagonistas a sala de ordenha, os locais em que os animais ficam e o leite.

A sala de ordenha deve estar sempre limpa e livre de resíduos, com limpeza adequada de botas, equipamentos diversos e descarte correto de materiais de consumo (toalhas de papel, luvas, seringas, agulhas, embalagens, etc.).

Os locais de produção de leite não devem conter substâncias nocivas que possam afetar a qualidade do produto. Além disso, para garantir maior higiene, o leite deve ser protegido contra excrementos, secreções ou resíduos de origem animal.

Outra recomendação importante é não realizar a produção do leite em lugares onde a água apresenta baixa qualidade e que constitua risco à saúde do consumidor. Além disso, superfícies de contato com o leite devem ser sanitizadas conforme as recomendações nacionais.

Os equipamentos e utensílios utilizados na ordenha devem ser mantidos distantes do piso para não haver sujidades, contato com animais/insetos e excesso de umidade. Dessa forma, evita-se a contaminação e garantindo boa conservação.

Para a limpeza do conjunto de ordenha e das instalações, há a exigência de uso de detergentes apropriados, procedendo com detergente alcalino clorado de uso diário. Deve-se também considerar a faixa de temperatura ideal de 43°C a 77°C. Para o detergente ácido, a água pode ser fria ou levemente aquecida (35°C – 43°C).

Priorize as boas práticas de ordenha e evite a contaminação do leite

A adoção das boas práticas de ordenha é outro ponto essencial, principalmente para evitar a contaminação cruzada. Inicialmente deve-se considerar o histórico de mastite das vacas e volumes de produção que elas apresentam.

Para isso, deve ser priorizada a seguinte sequência:

1- Animais de primeira cria saudáveis;7

2- Demais animais saudáveis;

3- Animais em terço final de lactação;

4- Animais mais velhos;

5- Animais com mastite subclínica;

6- Animais em tratamento (responsivo);

7- Animais com mastite clínica.

Já o procedimento de ordenha deve seguir uma sequência, que se inicia com a entrada da vaca na sala de ordenha e vai até o resfriamento do leite recém coletado. Essa sequência engloba:

1- Teste da caneca de fundo escuro e teste CMT;

2- Lavagem dos tetos (caso necessário);

3- Pré-dipping;

4- Secagem do teto com o uso de tolha de papel;

5- Colocação das teteiras e processo de ordenha;

6- Pós-dipping;

7- Oferecer alimento aos animais após a ordenha;

8- Coar/filtrar e resfriar o leite o mais rápido possível;

9- Iniciar imediatamente a limpeza e desinfecção da sala de ordenha e de seus equipamentos;

Por fim, o treinamento constante dos colaboradores é outro ponto fundamental para garantir a qualidade do leite.

Os colaboradores devem receber treinamentos constantes sobre todos os procedimentos de higiene, protocolos de boas práticas e orientação sobre medidas profiláticas de controle de contaminações. Para saber mais sobre as boas práticas de ordenha, confira nosso e-book exclusivo e completo sobre o tema!

 

Este é um conteúdo do Instituto BioSistêmico 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures