A cada dia, as inovações tecnológicas se fazem mais presentes em nossas vidas. E isso não é privilégio dos centros urbanos. Nas áreas rurais, diversas tecnologias vêm sendo implementadas a fim de otimizar as produções.
É isso o que vem acontecendo na fazenda da família Freyhardt. Com a implementação do Lely Juno, um robô aproximador de alimentos, e do Lely Astronaut A5, um robô de ordenha, a produção leiteira aumentou bastante.
Ernesto Freyhardt e seus filhos, Gustavo e Guilherme Freyhardt, representam a quarta geração da atividade leiteira da família. Eles têm uma propriedade familiar, com poucos funcionários. E têm cerca de 160 vacas em fase de lactação. Por isso, optar pelo uso de recursos tecnológicos foi a melhor opção.
Antes da aquisição dos robôs, eles faziam tudo mecanicamente: misturavam e distribuíam o alimento para as vacas. Depois, passavam várias vezes ao dia empurrando a comida manualmente para perto delas, a fim de que elas pudessem ter acesso a dieta distribuída no cocho. Isso, além da ordenha, atividade que requeria que eles acordassem às 3:30h da manhã para fazer de maneira convencional.
Mas, tudo mudou para melhor com a aquisição dos robôs para a fazenda que, em conjunto, vêm otimizando as atividades e aumentando a produção. Hoje, o Ernesto precisa apenas fazer a mistura e a distribuição dos alimentos. Então, o Juno é programado para passar de 2 em 2 horas empurrando o alimento para mais perto dos animais e chamando-os para comer. Assim, eles alcançam a comida com mais facilidade e disponibilidade podendo se alimentar quando têm interesse.
Adaptação
A adaptação dos animais quanto ao padrão do robô do ordenha foi muito boa. Eles não se mostraram nem um pouco assustados ou receosos com relação à tecnologia. Segundo a família Freyhardt, todo o processo de implementação foi bem melhor do que o esperado.
Além disso, o recurso tecnológico permite que a dieta dos animais seja otimizada pelo produtor e seu nutricionista. São feitas programações de oferta de parte do alimento concentrado quando as vacas visitam o robô no momento da ordenha, levando em consideração sua categoria: novilha, recém paridas e estádio da lactação. Possibilitando assim, maior eficiência de produção de leite por kg de concentrado consumido, acima dos tradicionais 1 para 3, (1 kg de concentrado para 3 litros de leite).
Combinação de tecnologias e seus benefícios
A combinação entre os robôs se mostra interessante porque, conforme as vacas se alimentam bem, elas dão ainda mais leite. Então, enquanto o Juno cuida de manter os animais sempre bem alimentados, o Astronaut A5 cuida de fazer a ordenha 3 ou 4 vezes por dia. Ao garantir que as vacas se alimentem corretamente, tem-se a possibilidade de um número maior de ordenhas.
Outros ganhos interessantes a se destacar é que, como os produtores não precisam mais gastar horas empurrando o alimento ou ordenhando as vacas, eles têm mais tempo para olhar para os animais, tomar decisões e gerenciar a propriedade como um todo. E para aproveitar seus momentos de lazer.
Este é um conteúdo Lely.