ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Essential®: A funcionalidade dos ionóforos sem suas contraindicações

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 01/10/2015

5 MIN DE LEITURA

0
0

A preocupação da sociedade em conjunto com as novas normas regulatórias relacionadas ao rotineiro uso de antibióticos na alimentação animal, tem levado à busca por moduladores alternativos da fermentação ruminal. Países da União Européia adotaram o princípio da prevenção e baniram o uso de antibióticos ionóforos como promotores de crescimento na nutrição animal em 2006. Mais recentemente, em 2013, os Estados Unidos através do FDA (Food and Drug Administration), motivados pela pressão de grandes consumidores e da sociedade, iniciaram o processo de adesão voluntária à redução no uso de antibióticos, visando reduzir a possibilidade de gerar mais microrganismos resistentes que pudessem afetar a saúde humana. A busca por produtos que atendam as normas regulatórias dos países e que não afetem negativamente a atual produção de proteína animal, é o desafio das empresas de nutrição animal de todo o mundo.

Já no ano de 2006, surgiram os primeiros resultados da tecnologia Essential®, um aditivo não antibiótico multiespécie desenvolvido a partir de óleos funcionais pela multinacional Oligo Basics, a qual é pioneira e única no mercado mundial com a tecnologia. Não medindo esforços para estudar a tecnologia e conquistar os mais rigorosos mercados do mundo, atualmente a Oligo Basics comercializa o Essential® em 5 continentes e com crescimento exponencial no mercado de aves, suínos e ruminantes, devido aos resultados de pesquisas e das empresas que o utilizam.

O Essential® é constituído pelos compostos fenólicos cardol, cardanol, e pelo ácido ricinoléico. A combinação dos princípios ativos do aditivo gera um produto com ação antimicrobiana e antioxidante. Em ruminantes, além de controlar a acidose ruminal, através do controle de pH, pesquisas em instituições independentes no Brasil, EUA e Espanha, mostraram um aumento na taxa de degradação dos alimentos, maior produção de leite e sólidos e redução na produção de metano.

Resultados Produtivos e Composição do Leite
Comparativo entre óleos funcionais e ionóforos

Durante a semana do dia 13 a 17 de julho de 2015, ocorreu um dos mais conceituados congressos voltados para a produção animal no mundo, o Joint Annual Meeting (JAM) da American Animal Science Association/ American Dairy Science Association (ASAS/ADSA), desta vez realizado na cidade de Orlando-EUA.
A empresa Oligo Basics participou do evento com dois resumos de trabalhos científicos, um realizado pela Universidade de Lleida (Espanha), e outro realizado no Brasil pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA/USP) em Pirassununga - SP, ambos referentes aos resultados do aditivo Essential®. O grande destaque foi o trabalho desenhado pela equipe de cientistas da FZEA/USP, tendo como foco os efeitos do óleo funcional, Essential®, e de sua associação ou não ao antibiótico ionóforo monensina sódica sobre a produtividade de vacas Holandesas no período de maior estresse térmico, o verão.

A pesquisa é parte da tese de doutorado do pós-graduando Maurício Furlan Martins, sob orientação do professor Dr. Arlindo Saran Netto e os dados preliminares de desempenho produtivo, composição do leite e fermentação ruminal, foram o foco da apresentação oral realizada pelo diretor técnico global da Oligo Basics, o Dr. Joan Torrent.

O experimento foi conduzido no Instituto de Zootecnia em Nova Odessa-SP, durante os meses do verão e início de outono (janeiro a abril de 2014), com índice de temperatura e umidade (THI) médio variando entre 70 e 90 %. Foram utilizadas vacas da raça Holandesa, com média de 68 ± 3,46 dias em lactação e peso médio 511,56 ± 65,38. As vacas foram alimentadas com uma dieta balanceada e com relação volumoso:concentrado de 54:46 na matéria seca (MS; Tabela 1) e só diferiram no tipo de aditivo utilizado: sem aditivo (Controle); monensina sódica (Mon); Essential® (Essential®); e associação de Essential® com monensina (Essential®+Mon).


Na tabela 2 estão descritos os resultados da pesquisa científica que comprovaram o aumento na produção de leite e alteração na quantidade de sólidos do leite. De forma resumida o uso do Essential®:

• Aumentou a produção de leite (PL; kg): 1,24-3,16 kg/vaca/dia.

• Aumentou a PL corrigido 3,5% gordura (kg): média de 3,35 kg/vaca/dia.

• Sólidos no leite:

- ↑ a produção de proteína, gordura e lactose (kg) – maior volume de leite;
- ↑ a % de gordura em relação à monensina;
- ↑ a % de proteína em relação ao controle.

• Consumo de MS (CMS; kg):

- ↑ CMS em média 1,37 kg em relação à monensina.


Efetividade do Essential® comprovada a campo
Seguindo a mesma linha do trabalho científico, os resultados do Essential® em substituição à monensina foram acompanhados e comprovados a campo no Paraná. O objetivo deste trabalho foi comparar os efeitos do Essential® em substituição à monensina sódica sobre a produção de vacas leiteiras de alta produção.

O rebanho da Chácara Erica, de propriedade dos produtores Alexandre e Adriano Boer, em Castro no Paraná, foi acompanhado pré e pós substituição da monensina pelo Essential. A única alteração na alimentação foi a substituição do Núcleo Lactação (Monensina Sódica) pelo Núcleo Lactação OF (Essential®), ambos produzidos pela Companhia Nacional de Nutrição Animal, Connan (Boituva, São Paulo). A dieta praticada no momento da avaliação está descrita na tabela 3.


Foi observado aumento na produção de leite corrigido para 3,5% de gordura observado em relação ao esperado (Figura 1).



Assim como na avaliação cientifica foram observados aumentos na produção de leite e alterações na composição do leite do rebanho, o que resultou em aumento no preço pago pelo leite e no volume de leite produzido. Lucro aos produtores, sem o uso de antibióticos.

Resumo dos resultados produtivos (71 dias de uso do Essential - fev-abril/2015):

• Produção de leite corrigido para 3,5% de gordura:

- Primíparas: ⇧ 3,16 kg/vaca/dia;
- Multíparas: ⇧ 2,27 kg/vaca/dia.
- Média: ⇧ 2,71 kg/vaca/dia.

• % gordura: ⇧ 10,22% (de 3,18% para 3,50%);

• % proteína: ⇧ 6,06% (de 3,01% para 3,19%).

A funcionalidade do Essential® está comprovada pelo incremento nos parâmetros produtivos. A Oligo Basics investe em pesquisas para dar a segurança necessária aos clientes de todo o mundo e atua no mercado nacional fornecendo sua tecnologia para cooperativas e empresas de nutrição animal que visam atender seus clientes/cooperados de forma a oferecer uma nutrição de primeiro mundo e lucrativa.

O “Essential®” é um aditivo não-antibiótico que possui níveis de compostos ativos conhecidos, estáveis e garantidos. É um produto certificado mundialmente pelo FAMI-QS (Sistema de Qualidade e Segurança de Ingredientes e Pré-misturas para Alimentação Animal), além de possuir o Sindirações Nível III, que garantem a qualidade do produto e maior segurança para o consumidor final. Está disponível para os produtores, cooperativas, premixeiras e dentre outros, um aditivo não-antibiótico que apresenta desempenho produtivo, gerando mais lucro a toda a cadeia produtiva do leite, do produtor à indústria.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint