ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emulsificantes: Impactos no overrun, rendimento e custo do sorvete

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 04/11/2021

7 MIN DE LEITURA

0
0

O mercado de sorvete tem crescido consistentemente nos últimos anos, alavancado principalmente pela sua característica de indulgência, provendo uma experiência sensorial agradável e prazerosa. Segundo a ABIS (Associação Brasileira da Industria e do Setor de Sorvetes), este mercado cresceu solidamente nos últimos anos, expressado pelo volume de produção que saltou de 685 milhões de litros em 2003 para mais de 1 bilhão de litros em 2019, sendo o Brasil o 10° maior produtor mundial e o 11° em consumo.

Um dos maiores desafios para o sorveteiro no cenário atual é encontrar um balanço econômico entre os gastos com a produção e suas margens de lucro, o que amplia a sua preocupação com a capacidade tecnológica de suas instalações e escolha assertiva das matérias primas utilizadas. De maneira geral, artesanais ou industriais, os sorvetes necessitam obter o correto equilíbrio entre os componentes da fórmula, pois a qualidade do produto está diretamente relacionada com este balanceamento.

SorveteO sorvete apresenta-se como uma emulsão de estrutura aerada, na qual diferentes fases (bolhas de ar, cristais de gelo e glóbulos de gordura parcialmente coalescidos) coexistem em uma solução concentrada contendo principalmente açúcares, sais e proteínas. Esse tipo de estrutura tão particular do sorvete é obtida durante o batimento vigoroso e congelamento simultâneo de uma emulsão de óleo em água estabilizada pela presença de proteínas do leite, emulsificantes e estabilizantes.

Uma formulação de sorvete base leite, em termos de componentes, pode ser assim expressa:

Ingrediente

%

Gordura

7-15

Proteína do Leite

4-5

Lactose

5-7

Outros Açúcares

12-16

Estabilizantes, Emulsificantes e Saborizantes

0,3-0,5

Sólidos Totais

28-40

Água

60-72

Fonte: CLARK, C. The Science of Ice Cream, RSC, 2004. p.39

Estes ingredientes podem ser classificados em maioritários:

  • Água: principal solvente, fonte do gelo;
  • Gorduras e proteínas: estrutura de células de ar;
  • Açúcares: sabor doce, efeito anticongelante em solução (soluções de açúcar são responsáveis pela diminuição do ponto de congelamento, o que permite que o sorvete seja consumido congelado);

Os ingredientes minoritários, também chamados aditivos, são subdivididos em: estabilizantes, emulsificantes, saborizantes, corantes, acidulantes etc. Mesmo em menor quantidade, estes aditivos possuem importância significativa, visto que seu importante desempenho tecnológico requer uma criteriosa avaliação técnica na escolha e aplicação para obter-se melhor performance.

Embora não seja considerado um ingrediente, o ar está presente no sorvete em proporção significativa no que diz respeito ao volume, portanto deve ser considerado e analisado de forma em que se otimizem os benefícios de textura e rendimento conferidos por este.

Conceituando Incorporação de Ar e Rendimento

A incorporação de ar nos sorvetes está diretamente relacionada ao balanceamento da formulação, quantidade, qualidade e devida homogeneização das gorduras e as proteínas presentes, a maturação da calda base, aos equipamentos e processos de congelamento e principalmente, aos emulsificantes que atuam sob os glóbulos de gordura, conferindo-lhes condições de aglomeração controlada. Estes glóbulos por sua vez, posicionam-se no entorno das células de ar contido na matriz do sorvete, os mantendo em configuração dispersa e preservada.

O volume de ar presente em um gelado em relação a sua calda de origem é denominado overrun. Densidade aparente é a medida do ar incorporado ao sorvete mediante o batimento e é expressa em gramas/litro. A legislação vigente no Brasil permite um peso mínimo de 475g por litro sorvete. O cálculo para se determinar o overrun através de um volume determinado é:

Overrun

Exemplo:

100ml de Calda Base = 109g

100ml de Sorvete = 50g

% de overrun

O rendimento está diretamente relacionado ao overrun do sorvete, uma vez que este é comercializado por volume e uma grande parcela deste produto é composta por ar. Portanto, do ponto de vista artesanal o rendimento pode ser definido como o número de embalagens de sorvetes que são produzidas com determinada quantidade de calda base. Já em processos industriais o rendimento é considerado um parâmetro de controle do processo e é definido de forma teórica, através de valores mensurados com diversas aferições de pesos das embalagens produzidas durante cada batch, número de embalagens produzidas e o peso da calda base, que podem ser calculados conforme o seguinte exemplo:

Cálculo de rendimento

Então supondo que com 1000kg de calda base foram produzidas 918 embalagens de 2 litros, cujo peso líquido de cada unidade é 980g, temos que:

Controle da produção, rendimento e lucratividade.

Logo, é possível perceber que a quantidade e disposição correta de ar no produto não diz respeito apenas a qualidade da textura, mas também ao controle da produção, rendimento e lucratividade.

Os processos artesanais descontínuos requerem equipamentos menores e mais simples, não contemplando necessariamente homogeneização. A operação é manual e ocorre por bateladas ou batch, onde os volumes variam em torno de 5 a 15 litros. Neste segmento os gelados são congelados a pressões atmosféricas, o que confere um produto mais pesado, com menor incorporação de ar em relação aos industriais.

Nos processos industriais contínuos os equipamentos são de grande porte e maior nível de complexidade, a operação é automatizada e processa volumes entre 300 a 2000 litros. Geralmente dispõem de misturador, pasteurizador, homogeneizador, e tanque de maturação, conectados por tubulações à produtora contínua: que é um trocador de calor de superfície raspada, onde ocorre o congelamento da calda com injeção de ar pressurizado, o que possibilita um produto mais leve comparado aos equipamentos artesanais, e com maior nível de padronização, ou seja, com menos variações de peso entre as embalagens produzidas.

Como alternativa tecnológica para promover maior overrun e consequentemente melhor textura e rendimento, os emulsificantes são aliados no processo produtivo de sorvetes artesanais e industriais, tendo como principais características:

  • Viabilizar ligação estável entre dois líquidos imiscíveis (Na etapa de preparação da calda, permite que a gordura não se separe);
  • Favorecer a nucleação da gordura durante a maturação, tornando os glóbulos aptos para coalescência parcial. (É neste momento que ocorre a cristalização da gordura, fator importante para que haja maior incorporação de ar durante o batimento);
  • Promover aeração adequada, com elevado número de pequenas células de ar, distribuídas de forma homogênea no sorvete;
  • Proporcionar um sorvete mais seco e rígido, que derrete com uniformidade e velocidade adequada;
  • Aumentar a resistência aos defeitos de encolhimento e derretimento, devido a uma combinação dos fatores acima;
  • Ao produto final, confere uma textura lisa e bastante indulgente, devido a estruturação da gordura quando o gelado é submetido ao consumo;

EmulsificantesOs emulsificantes são moléculas que possuem uma parte hidrofílica (que se liga a água) e uma parte lipofílica (que se liga a gordura), portanto se concentram na interface entre a gordura e a fase aquosa da calda base, reduzido a tensão interfacial do sistema, a fim de evitar a separação de fases, bem como garantir melhor distribuição da gordura em toda a base.

As principais matérias primas utilizadas na produção de sorvetes, como lácteos, gorduras vegetais e açúcares, apresentam variações sensíveis dos custos. Visando preservar e sustentar a lucratividade no longo prazo, o empreendedor em sorvetes, seja ele artesanal ou industrial, necessita conhecer e utilizar as soluções tecnológicas mais adequadas aos desafios específicos de cada negócio.

A Alibra é especialista no fornecimento de soluções tecnológicas aos fabricantes de sorvetes e dispõe de um amplo portifólio de aplicações, para os mais variados tipos de processos. Oferece aos setores industriais sistemas estabilizantes e emulsificantes em pó, desenvolvidos especificamente para cada tipo de aplicação, como por exemplo o Multmix Premium Plus para sorvetes de massa de base láctea, o Multmix EXT 7912 para extrusados de base láctea, o Multmix Ice para gelados de base água dos tipos sorbet e sherbet, o Multmix GI 1251 para picolés de base láctea, dentre muitas outras soluções. Para os fabricantes artesanais, a Alibra oferece os sistemas emulsificantes Multmix Gel e o Multmix Gold Gel, compostos principalmente por mono e diglicerídeos de ácido graxos e ésteres fundidos em gel, o que permite aplicações a frio.

Para mais informações sobre soluções tecnológicas, inovadoras e lucrativas para o segmento de Gelados Comestíveis Artesanais e Industriais, clique aqui ou entre em contato com o corpo técnico da Alibra Ingredientes Ltda.

Sobre a Alibra Ingredientes

Fundada em 2000, a Alibra Ingredientes é uma empresa nacional especializada em fornecer ingredientes lácteos e não lácteos, misturas alimentícias em pó e queijos análogos para o mercado de alimentos e de bebidas.

  • Indústria de alimentos e de bebidas: fornecimento de ingredientes para indústrias de alimentos e de bebidas, de pequeno, médio e grande porte, dos mais variados ramos de atuação.
  • Food Service: ingredientes e produtos para o mercado de alimentação fora do lar, como: pizzarias, lanchonetes e restaurantes.
  • Gelados comestíveis: produtos e ingredientes para o mercado de sorvetes.
  • Varejo: fornecimento de compostos lácteos, achocolatados, farinha láctea e cereais em pó para atacadistas, supermercados e montadoras de cestas básicas.
  • Localização: Com duas unidades estrategicamente localizadas, em Campinas/SP e Marechal Cândido Rondon/PR, a Alibra conta com uma estrutura fabril e logística capaz de fornecer insumos e produtos finais para todas as regiões do Brasil, e em diversos países da América Latina, África, Oriente Médio, além do Caribe.

 

Referências disponíveis mediantes solicitação.

Este é um conteúdo da Alibra Ingredientes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures