FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Saber que a vaca está vazia é mais importante do que saber que ela está gestante

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

E JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 16/01/2020

2 MIN DE LEITURA

3
11

“A vaca está vazia.” Dizer essa frase para um produtor de leite é garantia de ver uma cara feia. Infelizmente essa frase é muito ouvida. Embora possa ser frustrante encontrar uma vaca vazia (não-gestante) no rebanho, saber essa informação é muito importante. Na verdade, o componente mais importante e controlável de qualquer programa de reprodução é identificar as vacas vazias.

Quanto mais cedo vacas vazias são identificadas, mais rápido elas podem ser re-inseminadas para diminuir o intervalo parto concepção.

O objetivo é ter o maior número de vacas gestantes possível até os 150 dias de lactação.

Uma gestação perdida é, não somente frustrante, como pode causar impactos financeiros negativos a longo prazo. As perdas financeiras podem vir da diminuição da produção de leite, aumento da taxa de descarte, aumento das despesas com sêmen e protocolos e aumento de vacas com condição corporal elevada (para mais detalhes, ler: Como o início da gestação no momento adequado em uma lactação pode resultar em menos problemas?). Quanto mais vacas com período de serviço elevado maior o custo total. Por isso é tão importante diagnosticar a vaca vazia: para que a mesma seja re-inseminada o mais rápido possível!

Existem duas ações simples para monitorar melhor o número de vacas vazias: estabelecer uma rotina de detecção de cio e uma de diagnóstico de gestação.

O primeiro passo para fazer a vaca ficar gestante é saber quando ela precisa ser coberta. A detecção de cio pode ser realizada por meio de observação visual (três períodos de observação de 30 minutos por dia), uso de dispositivos auxiliares de detecção de cio ou por um sistema de monitoramento de atividade automático. Manter e usar registros de produção e reprodução também pode ajudar na determinação do melhor DEL (dias em lactação) para começar a inseminar uma vaca no pós-parto.

O recomendado para rebanhos de leite é que o diagnóstico de gestação seja realizado a cada duas ou quatro semanas. Essa frequência deve ser determinada junto com o veterinário que trabalha na fazenda. É importante também que as vacas gestantes sejam re-confirmadas com frequência, para que sejam identificados os casos de perda de gestação.

Rotineiramente realizar o diagnóstico de gestação por palpação retal, exame de ultra-sonografia ou dosagem de compostos associados a gestação no leite ou no sangue é a melhor maneira de determinar as vacas que estão vazias e não confiar apenas ao retorno ao cio.

Quatro passos para diagnosticar precocemente as vacas vazias:

  1. Desenvolver e seguir um procedimento de detecção de cio de retorno de 17 a 24 dias após a inseminação;
  2. Diagnosticar gestação entre 28 a 35 dias após a inseminação. Isso permite eu as vacas vazias sejam re-inseminadas o mais rápido possível;
  3. Não esquecer de monitorar o cio das vacas diagnosticadas como gestantes precocemente. Essa observação de cio é recomendada pois uma porcentagem de vacas vai perder a gestação;
  4. Re-confirmar as vacas gestantes por volta dos 60 dias de gestação. A maioria das perdas ocorrem antes desse período, então todas vacas que perderam a gestação podem ser identificados e re-inseminadas.

Este texto é parte da publicação do Taylor Leach na Dairy Herds Management, em 11/12/2019.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/05/2020

Prezado EDILSON, obrigada pela participação!
Como suas vacas ja te mais de 8 meses de paridas, a primeira coisa que voce tem que eh se certificar que elas não estão gestantes.
Como esta a condição corporal delas?
Se possível chame um veterinário para examina-las.
Infelizmente não posso ser que as vacas sejam examinadas te passar uma recomendação.
Espero ter ajudado,
Ricarda
EDILSON DE SENA WERNECK

TARUMIRIM - MINAS GERAIS

EM 21/05/2020

Blz obrigado
EDILSON DE SENA WERNECK

TARUMIRIM - MINAS GERAIS

EM 21/05/2020

Ola,estou com pobrema,e q minhas vacas não quer entra no cio,o q posso fazer?.ja estão com mas de 8meses de lactação.
MilkPoint AgriPoint