ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O bST (somatotropina bovina recombinante) pode auxiliar no aumento da eficiência reprodutiva de vacas leiteiras? 1ª Parte

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 11/08/2000

2 MIN DE LEITURA

9
0

José Luiz Moraes Vasconcelos

Em rebanhos leiteiros, a alta produção de leite está associada com redução na taxa de prenhez, acarretando perdas econômicas aos produtores de leite.

A utilização de bST em vacas leiteiras é indicada por aumentar a produção de leite, principalmente nesta fase em que os preços estão compensadores para o produtor, que esta visando a maior produção possível, e consequentemente aproveitar a boa fase por que passa a atividade leiteira.

Tem sido muito discutido o efeito da aplicação de bST na eficiência reprodutiva, com resultados contraditórios, embora a maioria mostre certo decréscimo na eficiência reprodutiva, ainda que os mecanismos fisiológicos envolvidos não estejam claros.

Conforme discutido em radares anteriores, a utilização de sincronização de ovulação em vacas de leite com inseminação artificial em tempo fixo (Ovsynch: GnRH - 7 dias - PGF2a - 2 dias - GnRH -12 a 18h - IA) tem sido extensivamente utilizada. Este protocolo permite avaliar mais criteriosamente o efeito de alguns fatores na reprodução, pois ~90% das vacas ovulam de forma sincronizada 24 a 32h após a aplicação do segundo GnRH.

Os dados que vamos citar nos próximos radares são de experimentos conduzidos pelo colega Frederico Moreira (brasileiro) que faz parte da equipe do Prof. Thatcher da Universidade da Florida.

Experimento 1 (J. Dairy Sci. 83:1237-1247, 2000).

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito da somatotropina bovina (bST) na taxa de concepção ao primeiro serviço em vacas que receberam o protocolo Ovsynch, sendo que o diagnóstico de gestação foi feito aos 27 e 45 dias pós I.A. Também foi avaliada a taxa de perda embrionária dentro deste período.

O grupo tratado recebeu a primeira aplicação de bST (Posilac = Lactotropin, 500mg) juntamente com a primeira aplicação de GnRH (Cystorelin, 100 mcg, i.m.) do protocolo Ovsynch (63 +- 3 dias pós parto), recebendo 7 dias depois PGF2a (Lutalyse, 25mg, i.m.). Cerca de 48h depois recebeu novamente outra injeção de GnRH (Cystorelin, 100 mcg, i.m.), sendo então inseminado pela primeira vez (horário predeterminado) 16 a 20 horas depois do 2º GnRH, o que ocorreu com 73 +- 3 dias pós parto. Vacas com condição corporal <2,5 em escala 1 a 5 no inicio do tratamento não foram incluídas. O grupo controle recebeu a primeira aplicação de bST com 105 +- 3 dias pós parto. Os dois grupos continuaram recebendo bST a cada 14 dias até 30 dias antes da secagem.

Os resultados estão apresentados na Tabela 1.

 

Tabela



Estes resultados mostram que a utilização de bST associado ao protocolo Ovsynch aumentou a taxa de concepção ao 1º serviço, com diagnóstico de gestação aos 27 e 45 dias pós I.A., em vacas leiteiras, contradizendo alguns dados de literatura, que apontavam a diminuição da eficiência reprodutiva com o uso de bST.

Talvez pela eliminação de falhas na detecção de estro e de falhas na ovulação pelo protocolo Ovsynch, estes dados demonstram que o bST tem efeito benéfico no desenvolvimento e sobrevivência embrionário, hipóteses que serão discutidas no próximo radar.

É interessante observar que a taxa de perda embrionária entre 27 e 45 dias pós inseminação artificial não foi diferente entre os dois grupos, embora alta em ambos, mostrando que mortalidade embrionária é um sério problema em vacas de leite em lactação. Deve-se utilizar de todas as ferramentas disponíveis (vacinação, redução do estresse térmico), visando minimizar este problema de mortalidade embrionária precoce. Provavelmente discutiremos este aspecto mais à frente.

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRÉ DIAS CÂNDIDO

ITAPECERICA - MINAS GERAIS

EM 07/06/2017

Boa noite adail,

Sou produtor de ovinos leiteiros e ja fiz uso do bst para experimento e tive uma resposta possitiva tanto em produção leiteira quanto aumento do periodo de lactação, respeitando dosagem, tempo de utilização e escore corporal dos animais.
ADAIL PERIM XAVIER

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

EM 21/08/2016

podera ser usada a somatotropína em ovelhas ou cabras para aumentar a producao de leite ?  como deve ser administrado ?
GILSON LIRA MARINHO

ITAPORANGA D'AJUDA - SERGIPE - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/11/2013

ola qual a dosagem do Bst por animal , se é na veio mamaria ou intramuscular ?

FELCIO MANOEL ARAUJO

CARIACICA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 23/09/2013

gostei desta matéria.
NÉUDE

ITUMBIARA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2012

O BST deve ser aplicado a cada 14 dias, e somente em vacas após 60 dias do parto e até 9 meses pós parto. E não deve ser aplicado em vacas magras e mal alimentadas, se estes critérios não forem seguidos poderá ocorrer perdas consideráveis de fertilidade dos animais.
NOEL CARNEIRO

MUNIZ FREIRE - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/06/2010

Como devo aplicar a somatotropina? Antes ou depois do parto, qual o intervalo entre uma aplicação e outra e por quanto tempo devo manter estas aplicações?


Desde já Obrigado!




EVERALDO ARLINDO DOS ANJOS MENDES

CARANDAÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/12/2009

Eu estou querendo aplicar bst nas minhas vacas. Como devo proceder? Na alimentação estou dando para minhas vacas cerca de 25kg de capim, mais ração 22% e mineral. Qual seria ideal?
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/06/2009

Prezado Caio Cesar Marra,
É difícil falar qualquer coisa sobre vacas de torneio, pois tudo é alterado devido aos tratamentos. Mas se o bst for aplicado dentro das recomendações não haverá problemas.
Obrigada pela participação!

Ricarda.
CAIO CESAR MARRA

URUCÂNIA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 22/06/2009

Qual efeito que posso encontrar em vacas nas quais foi usado o bst para concurso leiteiro?
MilkPoint AgriPoint