ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Manejo Reprodutivo na Nova Zelândia (Parte - 2)

POR RICARDA MARIA DOS SANTOS

E JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 21/02/2008

3 MIN DE LEITURA

6
0
Manter o desempenho reprodutivo dos rebanhos de leite mantidos a pasto e com produção sazonal de leite é um desafio para veterinários, especialistas em nutrição e gerentes de fazenda. Devido à natureza multifatorial dos fatores de risco que interferem na reprodução, é necessária uma visão bem ampla para se chegar as causas e as soluções de um problema. Por exemplo, se as ações se voltam para o tratamento de uma vaca individualmente, quando o problema do desempenho reprodutivo é falha nutricional ou de detecção de estro, não resultará em melhorias no desempenho da fazenda.

Uma intervenção para melhorar o desempenho reprodutivo de uma fazenda com produção sazonal pode ser resumida em:

• Definição do problema;
• Coleta detalhada do histórico reprodutivo (distribuição dos partos; taxa de concepção, taxa de gestação ao final da estação de monta; taxa de descarte) e estratificação dos dados de acordo com os fatores de risco mais comuns como: idade; raça; problemas peri-parto, entre outros;
• Coleta de dados adicionais:
- Condição nutricional do rebanho (qualidade do pasto, composição do suplemento mineral);
- Produção de leite e composição do leite;
- Avaliação do manejo reprodutivo (manuseio do botijão de sêmen, técnica de IA, sistema de detecção de cio, política de seleção de touro);
- Definição da condição sanitária do rebanho (prevalência de distocias, retenção de placenta, endometrite, mastite, laminite, aborto, entre outros);

Obtenção do histórico

Na maioria das vezes o estabelecimento de um sistema de coleta de dados eficiente é o primeiro passo para a melhora do desempenho do rebanho.

Quais os objetivos a serem perseguidos?

Os objetivos do desempenho reprodutivo dos rebanhos com produção de leite sazonal foram determinados com base nas médias de fazendas situadas entre as 25% melhores da Nova Zelândia.

Tabela 1. Objetivos sugeridos para o desempenho reprodutivo de fazendas com produção sazonal de leite.


Quais as possíveis intervenções?

• Nutrição e manejo da condição corporal.
- Redução da lactação, para garantir que vacas magras tenham tempo para recuperar a condição corporal antes do parto.
- Suplementação estratégica.
- Avaliação e correção das deficiências de micro-minerais.

• Manipulação da distribuição dos partos dentro da estação de nascimento.
- Redução da estação de monta.
- Indução do parto.
- Descarte das vacas que conceberam no final da estação de monta.

• Aumento da taxa de serviço, concepção e gestação.
- Concentração dos partos no início da estação de nascimento (maior tempo para as vacas se recuperarem no pós-parto e chegarem ciclando na estação de monta).
- Identificação e tratamento precoce das vacas em anestro.
- Manutenção das vacas em pasto de qualidade durante a estação de monta.

• Minimizar perda de prenhez e risco de doenças
- Monitoramento das doenças
- Uso de vacinas reprodutivas
- Biosseguridade (ex: quarentena para touros e vacas adquiridas de outros rebanhos)

Outras intervenções foram testadas e aprovadas como forma de aumentar o desempenho reprodutivo individual de vacas, como o diagnóstico e tratamento de doenças peri-parto e o tratamento de vacas em anestro no início da estação de monta. Porém, intervenções como: redução da freqüência das ordenhas, suplementação com propileno glicol e uso de touros vasectomizados para aumentar a taxa de ciclicidade das vacas ainda precisam ser mais bem estudadas.
Muitas pesquisas ainda precisam ser desenvolvidas para definir o manejo nutricional e reprodutivo que resultam em melhor desempenho, tanto econômico quanto produtivo, para rebanhos com produção de leite sazonal.

Conclusão

O desempenho reprodutivo dos rebanhos que produzem leite de forma sazonal parece ser relativamente bom e tem declinado menos, nos últimos anos, do que nos outros sistemas.

Fatores que são responsáveis pelo melhor desempenho reprodutivo são a sazonalidade dos partos e da estação de monta, em decorrência da disponibilidade de pastagem. O foco do manejo reprodutivo é manter um parto a cada 365 dias, para isso as pesquisas têm se voltado para a melhoria da nutrição e prevenção dos problemas reprodutivos.

Devemos lembrar que os dados apresentados nesses dois últimos radares são específicos para os rebanhos que produzem leite de forma sazonal, e nem sempre podem ser aplicados na nossa realidade.

Fonte:

Este texto é parte do artigo: Reproduction Performance and Management of Dairy Cattle, publicado no Journal of Reproduction and Development, 52:185-194, pelo pesquisador Scott McDougall.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 26/09/2008

Prezado Paulo Guimaraes,
Obrigada pela participação.
A estação de monta na Nova Zelândia é determinada pela disponibilidade de forragem. Atualmente eles usam muito os protocolos de IATF para garantir que as vacas fiquem gestante dentro da estação de monta e as vacas que não ficam gestante dentro da estação de monta são descartadas.
PAULO GUIMARAES

DATAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/09/2008

Bom dia, eu gostaria de saber como é feita a manipulação da estação de monta e se usam hormonio. Qual tipo de manejo é usado? Obrigado.
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 23/02/2008

Prezada Mariana Arruda Camargo Danés,

Obrigada pela participação! No sistema de produção de leite adotado na Nova Zelândia as vacas são ´programadas´ para parirem e produzirem leite todas numa mesma época do ano (época de maior disponibilidade de pastagem), para isso eles adotam uma estação de monta, período no qual as vacas são inseminadas e ficam gestantes. As vacas que não emprenham são descartadas.

Esse critério: vacas que não pariram até 4 semanas após início da estação de monta, significa que a vaca emprenhou muito no final da estação monta anterior, e o parto dela não ocorreu na estação de nascimento, e sim no início da próxima estação de monta.

Para o sucesso da produção sazonal de leite é importante que as vacas tenham um parto por ano, e para isso elas tem que emprenhar dentro da estação de monta (preferencialmente no início) e parirem dentro da estação de nascimento (preferenciamente no início), para que no inicio da estação de monta seguinte a vaca já esteja em condições de emprenhar novamente.

Ficou claro?
MARINA A. CAMARGO DANÉS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/02/2008

Prezada Ricarda,

O primeiro critério citado na tabela 1, "vacas que não pariram até 4 semanas após o início da estação de monta" não ficou muito claro para mim. Você poderia explicar novamente, por favor?

Obrigada.
RICARDA MARIA DOS SANTOS

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/02/2008

Prezado Vinicius Cerci,

Muito obrigada! O programa de vacinação deve ser adotado de acordo com a região onde a fazenda esta inserida. Em regiões com grande concentração de bovinos leiteiros, normalmente o desafio é muito grande, e o uso das vacinas reprodutivas se faz necessário. O mais recomendado é você procurar um técnico da sua região para verificar a necessidade do uso das vacinas.

Um abraço,
Ricarda.
VINICIUS CERCI

ÁGUA BOA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 21/02/2008

Primeiramente gostaria de parabenizar os dois pelo artigo do radar, de extrema valia. Tenho uma dúvida a respeito das intervenções; vocês citam o uso de vacinas reprodutivas. O uso dessas vacinas ou um programa de vacinação deve ser adotado em todas propriedades ou somente naquelas que apresentarem sinais de doenças reprodutivas?

Muito Obrigado, e parabéns mais uma vez pela matéria.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures