ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estro: implicações para fertilidade - Parte 3

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

E RICARDA MARIA DOS SANTOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 13/11/2018

3 MIN DE LEITURA

0
6

Este texto é a parte da palestra apresentada pelo Dr. Ronaldo Cerri, da Universidade da Columbia Britânica do Canadá, no XXII Curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, realizado em Uberlândia de 22 e 23 de março de 2018.

Expressão do estro e fertilidade

  • Efeito do estro, sua intensidade na P/IA e a perda de gestação

Em uma série de estudos recentes utilizando diferentes sistemas de MAA (monitoramento automático de atividade), fazendas, calendário de estudos e localização geográfica, tornou consistente a observação de aumentos substanciais em P/IA (prenhez por IA) em eventos de estro com alto pico de atividade (Madureira et al., 2015; Burnett et al., 2018; Madureira et al., 2018) e grandes quedas no tempo deitado no dia do estro (Silper et al., 2017).

É crença comum que as vacas que mostram o estro "bom" são mais férteis, no entanto, isso tende a ser associado com mudanças na ECC, produção de leite, número de lactações e até mesmo a condição de saúde. Na verdade, tem-se observado maior intensidade de pico de atividade e duração do estro com o aumento do ECC, bem como em vacas primíparas. Mas, a maior P/IA ainda ocorre apesar desses e outros fatores de risco conhecidos por afetar as taxas de concepção. Consistentemente, as vacas com alta intensidade de pico apresentam aproximadamente 10 a 14 unidades percentuais maiores de P/IA do que vacas com baixa intensidade de pico, o que representa uma melhoria de 35% na fertilidade (Madureira et al., 2015 [Figura 1]; Burnett et al., 2018; Madureira et al., 2018).

Previamente a estes estudos recentes, somente Lopez-Gatius et al. (2005) relataram uma melhoria associada com o aumento relativo na atividade de caminhada das vacas. É possível que as informações já disponíveis no software de gestão de rebanhos possam ser utilizadas para calibrar o MAA para que as condições fenotípicas atuais das vacas possam ser consideradas. O uso da intensidade máxima e da duração das medições pode ajudar na previsão da fertilidade e melhorar a tomada de decisões em programas reprodutivos usando monitores de atividade. Além disso, há potencial para usar sistemas de MAA como uma ferramenta objetiva e precisa para talvez selecionar os animais de expressão de estro e fertilidade superior, embora este tema ainda necessite de mais investigação.

Figura 1. Distribuição da prenhez por IA (%) de acordo com o pico de atividade (% relativa de aumento da atividade) durante o estro detectado em sistema de MAA com sensor instalado na perna da vaca (Madureira et al., 2015).

A exibição de estro apenas (sem distinção de intensidade) no momento da IA (Pereira et al., 2014) foi associada a redução das perdas de gestação. Outro estudo do mesmo grupo no Brasil, (Pereira et al., 2015) realizou um grande ensaio de campo e foi um dos primeiros estudos a descrever o imenso impacto da expressão do estro na redução das perdas de gestação. Além disso, este estudo mostrou que este efeito é verdadeiro para os programas de IA e de transferência de embrião, indicando uma possível modificação importante do ambiente uterino como a causa para a melhoria da fertilidade.

Pereira et al. (2015) também relataram que os animais que exibem estro na IA diminuíram as perdas de gestação, independentemente do diâmetro do folículo pré-ovulatório, que é algo que normalmente observa-se em outros estudos sobre a intensidade do estro.

Mais recentemente, outro conjunto de dados do Brasil (Madureira et al., 2018) também demonstrou o imenso efeito da intensidade do estro na perda da gestação. As vacas com maior intensidade de estro tiveram significativas diminuições das perdas embrionárias tardias e nas perdas fetais iniciais (Figura 2) demonstrando que a comunicação concepto-endométrio em várias fases da gestação está comprometida. Este resultado prático de Pereira et al. (2015) e Madureira et al. (2018) corroboram com os dados do grupo do Dr. Cerri em vacas de corte que mostraram uma extensa modulação de expressão gênica de transcritos chaves relacionadas com o sistema imunológico e moléculas de adesão no tecido reprodutivo de vacas que expressaram estro (Davoodi et al., 2016; Povoas et al., não publicado).

Coletivamente, parece que a expressão de estro e sua intensidade tem efeitos positivos importantes na manutenção da gestação, particularmente definindo um ambiente endometrial mais ideal para receber o concepto.

Figura 2.  Porcentagem de perda de prenhez de acordo com a intensidade do pico de atividade durante o estro. Baixa intensidade (menos de 300% de aumento relativo) e alta intensidade (maior ou igual a 300%) nos episódios de estros detectados por monitores de atividade (P = 0,03; Madureira et al., 2018).

Confira o 1º e o 2º artigo dessa série abaixo:

Estro: implicações para fertilidade - Parte 1

Estro: implicações para fertilidade - Parte 2

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

RICARDA MARIA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia.
Médica veterinária formada pela FMVZ-UNESP de Botucatu em 1995, com doutorado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP de Jaboticabal em 2005.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures