ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Efeitos da vitamina A injetável na produção e qualidade de embriões em vacas da raça Gir Leiteiro

Por Fabrício Rasi de Almeida Prado1, Gilson Hélio Toniollo2, Gisele zoccal Mingoti3

A seleção genética em bovinos proporcionou animais com alta produção de leite e carne. No entanto, em condições naturais, os animais conseguem produzir, no máximo, uma cria por ano. A multiplicação mais efetiva de animais geneticamente superiores implica na necessidade de promover múltiplas ovulações como ferramenta importante para aumentar a produção de embriões.

Quanto maior o número de embriões viáveis produzidos, maior será o número de crias geradas por ano. Juntamente com a superovulação, vários fatores contribuem para as variáveis produção e qualidade de embriões. Entre eles, os fatores nutricionais são expressivos e seus efeitos na superovulação são pouco entendidos. Entre os fatores nutricionais, a vitamina A destaca-se e sua importância na reprodução animal é bem conhecida (Mcdowell, 1989).

A suplementação de vitamina A i.m. na dosagem de 1.000.000 UI de palmitato de retinol melhora a qualidade de embriões bovinos (Schweigert et al., 1988). A resposta na qualidade de embriões também foi encontrada em programas de transferência de embriões em ratas suplementadas com vitamina A (Elmarimi et al., 1990), em bovinos suplementados com abóbora (Amaral et al., 2001) e ovinos suplementados com vitamina A (Eberhardt et al., 1999).

Existem poucas informações na literatura sobre o efeito de diferentes dosagens de vitamina A na produção e qualidade de embriões dentro da raça Gir Leiteiro. Além disso, há escassez de trabalhos que avaliam efeito nutricional, especialmente vitamina A, na superovulação dentro desta raça. O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar o efeito de diferentes dosagens de vitamina A injetável sobre a quantidade e qualidade de embriões produzidos em doadoras da raça Gir Leiteiro.

Conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o efeito da vitamina A (n=10), 1.000.000 (n=10) (UI) (na forma de palmitato de retinol) na produção e qualidade de embriões coletados de vacas doadoras da raça Gir Leiteiro (n=20). O experimento foi realizado no período de julho a agosto de 2006 na Central de Transferência de embriões no município de Bauru-SP.

Foram utilizados dispositivos intravaginais contendo progesterona e administrado, via intramuscular, 2,5 mg de benzoato de estradiol. Cinco dias mais tarde, no início de uma nova onda folicular, iniciou-se o tratamento superestimulatório com FSH (quatro dias consecutivos, com doses decrescentes administradas duas vezes ao dia com aplicação intramuscular).

Juntamente com a última aplicação do hormônio, administrou-se dose luteolítica de PGF2α, via intramuscular e doze horas após a aplicação da PGF2&alpha foi retirado o dispositivo intravaginal. Os animais superovulados receberam uma dose de 50 µg de GnRH, via intramuscular, doze horas após a retirada do dispositivo intravaginal.

As doadoras foram inseminadas doze horas após a aplicação de GnRH com duas doses de sêmen, em intervalos de doze horas entre as mesmas. As doses de sêmen utilizadas foram do mesmo touro e da mesma partida. Os tratamentos com vitamina A foram iniciados juntamente com a primeira dose de FSH. As análises estatísticas foram feitas utilizando as proporções de embriões viáveis e degenerados entre os tratamentos sendo comparadas pelo teste de Qui-Quadrado (x2), adotando o nível de significância de 1%.

O número de embriões viáveis não diferiu significativamente, apresentando valores de 4,4 para a dosagem de 0 e 3,3 para a dosagem de 1.000.000 UI de vitamina A, mas o número de embriões degenerados diferiu significativamente, apresentando valores de 2,8 para a dosagem de 0 e 1,1 para dosagem de 1.000.000 UI de vitamina A.

Por meio desses dados, verifica-se que a suplementação de vitamina A injetável antes da coleta não aumenta a produção de embriões viáveis, mas interfere na produção de embriões degenerados.

Referências:

AMARAL, B. C. do; SOUZA, J. C. de; LEMOS, F.O. Efeito da suplementação de 3 kg de abóbora (Cucúrbita maxima) na quantidade e qualidade de embriões coletados de vacas doadoras. Revista Brasileira de Reprodução Animal, Belo Horizonte, v.25, n. 3, p. 331-333, 2001.

EBERHARDT, D. M.; WILL, W. A.; GODKIN, J.D. Retinol administration to superovulated ewes improves in vitro embryonic viability. Biology of Reproduction, Madison, v. 60, n. 6, p. 1483-1487, June 1999

ELMARIMI, A. A.; HOLDAS JUNIOR, S.; VÉN, E.; IMRIK, P. Effect of vitamin a supplementation on mice embryo production and viability. Reproduction in Domestic Animal, Berlin, v. 25, n. 5, p. 247-248, Oct. 1990.

MCDOWELL, L. R. Vitamins in animal nutrition: comparative aspects to human nutrition. San Diego: Academic, 1989. 486 p.

SCHWEIGERT, F. J.; WIERICH, M.; RAMBECK, W. A.; ZUCKER, H. Carotene cleavage activity in bovine ovarian follicles. Theriogenology, Worburn, v. 30, n.
5, p. 923-930, Nov. 1988.

_________________________________
1Médico Veterinário, Doutorando em Reprodução Animal, UNESP-Jaboticabal;

2Médico Veterinário, Professor Dr., Departamento de Obstetrícia e Reprodução Animal, UNESP-Jaboticabal;

3Médica Veterinária, Professora Dra., Departamento de apoio, produção e saúde animal, UNESP-Araçatuba.

Que assunto você gostaria de encontrar no Radar Técnico de Reprodução?

Escreva para o MilkPoint sua sugestão!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures