ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silo trincheira: como calcular as dimensões?

EDUCAPOINT

EM 04/02/2019

4 MIN DE LEITURA

1
1
A produção de silagem pode impactar diretamente na rentabilidade do sistema produtivo e, portanto, deve ser cuidadosamente planejada. Produzir silagem de alta qualidade, que garanta o melhor desempenho dos animais e, com perdas reduzidas no processo produtivo, deve ser o objetivo desta etapa.

O correto dimensionamento do silo trincheira é uma escolha estratégica, em que o efeito vai repercutir por muitos anos sobre a qualidade da silagem, qualidade microbiológica do leite e na saúde dos animais.

Ao pensar no planejamento da construção de um silo trincheira, 3 aspectos importantes devem ser considerados:

1° Taxa de desabastecimento, no mínimo 30 cm por dia (0,3m/dia para facilitar os cálculos);

2° Estabelecer a altura das paredes que a trincheira terá;

3° Volume de silagem a ser utilizado diariamente.

Para realizar o dimensionamento do silo, pode-se utilizar a fórmula abaixo:



Como se vê, a largura do silo é equivalente ao volume por dia, dividido pela altura multiplicada pela taxa de desabastecimento. O volume por dia é calculado de acordo com o número de animais da propriedade vezes a quantidade aproximada que o animal está recebendo de silagem na dieta, dividido pela densidade, que pode ser medida ou estimada.

No caso do exemplo acima, 5,9 metros vai permitir que o trator possa compactar tanto nas laterais como no centro do silo. Se a largura fosse inferior a 4,5 metros, por exemplo, quando o silo é considerado estreito, podem ocorrer problemas durante a compactação, porque o trator consegue compactar as laterais, mas não, o centro.

Para finalizar o dimensionamento do silo, falta definir o comprimento, que é dado pelo período de estocagem multiplicado pela taxa de desabastecimento. Confira o exemplo:



Às vezes, a fazenda tem problemas de área para confeccionar o silo. Assim, se o proprietário achar que 45 metros é um silo muito comprido, pode-se tracionar em dois silos de 22,45 metros. Os silos teriam a mesma largura e a mesma altura, mas metade do comprimento, já que este não altera nada em relação à taxa de desabastecimento.

Abaixo está o silo confeccionado no exemplo acima:



Como se vê no esquema acima, o silo teria 20,65 metros quadrados de área.

Pode ocorrer em uma propriedade a redução no número de animais. Com isso e com o planejamento do silo trincheira tendo sido feito com um maior número de animais, seria possível redimensionar a massa, mas não, o silo que não é possível de ser feito nesse caso.

Assim, como proceder caso haja redução no número de animais? Nesse caso, deve-se redimensionar a altura da massa. Para isso, deve-se primeiro redefinir o volume. Supondo que a fazenda tinha 200 animais e agora passou a ter 150 animais. A fórmula, então, ficaria:



Nesse caso, note que a área caiu de 20,65 m2 para 15,34 m2. Essa redução é proporcional ao volume de silagem utilizada diariamente.



Sempre que houver aumento ou, principalmente, diminuição do número de animais, é necessário readequar a área do painel de forma a sempre manter a taxa de desabastecimento.

Taxa de desabastecimento é sempre considerada chave nessa etapa de retirada de silagem.

A construção, dimensionamento ou redimensionamento de um silo trincheira passa sempre primeiro pela etapa do desabastecimento. Não se deve fazer os cálculos para primeiro dimensionar e depois pensar em desabastecer. Isso para evitar perdas por deterioração.

Além disso, as fatias devem ser retiradas sempre no sentido de cima para baixo e sempre fatias de, no mínimo, 30 centímetros por dia.

Leia também: Resíduo da colheita: o que determina a altura do corte?

Quer saber mais sobre produção de silagem? Confira o conteúdo completo do curso online Produção e utilização de Silagem apresentado por Thiago Fernandes Bernardes (professor de conservação de forragens da Universidade Federal de Lavras), disponível no EducaPoint.

Esse é um dos mais de 130 cursos oferecidos pela plataforma EducaPoint. Apenas uma assinatura na plataforma garante o acesso a TODOS os cursos! Quase toda semana um novo curso é adicionado à plataforma e automaticamente incluído na sua assinatura! Confira aqui como funciona!

 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FRANCISCO FERREIRA DE CARVALHO SOBRINHO

JATAÍ - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/02/2019

Como e feito esse silo trincheirado, ou seja, mande algumas fotos e como ele e construído e com material, mandar a resposta pelo hotmail fcocarvalho@live.com - Francisco Ferreira de Carvalho Sobrinho, endereço Rua Benjamin Constant, 1982 - Setor Santa Maria - Jataí-Goiás - cep 75800138 - fone: (64) 99988-0909

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures