ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais as tecnologias adotadas na pecuária 4.0?

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

EDUCAPOINT

EM 21/09/2023

3 MIN DE LEITURA

0
3

A pecuária, pilar essencial do agronegócio, tem desempenhado um papel vital na busca por inovação. Embora seu ritmo de transformação seja menos intenso quando comparado  a agricultura de ciclo anual, a pecuária não fica para trás quando o assunto é adoção de novas práticas relacionadas à tecnologia

Representando uma das principais forças motrizes do setor, a inovação impulsiona a criação de soluções visando aumentar a produtividade, reduzir as emissões de gases do efeito estufa e aprimorar a conectividade nas fazendas, entre tantas outras vantagens. Desde os anos 1960, com o rápido avanço tecnológico global, mesmo que de forma não digital na época, a pecuária passou por profundas transformações na maneira como cria e seleciona animais de alta qualidade genética

Como resultado, não é por acaso que o Brasil se destaca na produção de leite, figurando entre os três maiores produtores mundiais, com uma produção anual de aproximadamente 35 bilhões de litros. Atualmente, o setor leiteiro, e também o de carne, estão imersos na era da pecuária 4.0, já direcionando o olhar para um futuro não tão distante que é a expansão para o conceito pecuária 5.0. 

Descubra novas oportunidades no campo agropecuário! Clique aqui e encontre a opção ideal para aprimorar seus conhecimentos!

 

Mas afinal, quais são as tecnologias adotadas na pecuária 4.0?

Algumas das tecnologias adotadas na pecuária 4.0 incluem:

  • IoT (Internet das Coisas): utilização de sensores para coletar dados em tempo real sobre os animais, como temperatura, umidade, movimento, e até mesmo dados biométricos.

 

  • Monitoramento Remoto: sistemas de monitoramento por câmeras e drones permitem que os agricultores monitorem o rebanho de forma remota, proporcionando uma visão em tempo real do comportamento e saúde dos animais.

 

  • Big Data e Analytics: são ferramentas de análise de dados que são usadas para processar grandes volumes de informações coletadas pelos sensores, proporcionando insights valiosos sobre o comportamento e saúde dos animais.

 

  • Sistemas de alimentação automatizada: dispensadores automáticos de ração garantem que os animais recebam a quantidade correta de alimento, de acordo com suas necessidades individuais.

 

  • Biotecnologia e genética avançada: técnicas como a seleção genômica, clonagem e edição genética são usadas para melhorar as características desejáveis dos animais, como resistência a doenças e eficiência na conversão alimentar.

 

  • Robótica: os robôs são empregados em tarefas como a ordenha de vacas, limpeza de instalações e até mesmo no monitoramento de animais doentes.

 

  • Sistemas de gestão integrada: plataformas digitais oferecem soluções para gerenciar todos os aspectos da fazenda, incluindo a produção de alimentos, manejo de animais, gestão de dados e logística.

 

  • Rastreabilidade e blockchain: tecnologias de rastreamento permitem que os consumidores rastreiem a origem dos produtos de origem animal, garantindo a segurança e qualidade.

 

  • Inteligência artificial (IA): algoritmos de IA são usados para analisar padrões de comportamento dos animais e identificar anomalias que possam indicar problemas de saúde. 

 

  • Realidade virtual (VR) e Realidade aumentada (AR): essas tecnologias podem ser utilizadas para treinar agricultores e veterinários, permitindo uma melhor compreensão e capacitação.  

 

Essas tecnologias são aplicadas de forma integrada para otimizar a produção e a gestão da fazenda, reduzindo os custos e os impactos ambientais, além de promover o bem-estar animal. É importante lembrar que a adoção dessas tecnologias pode variar de acordo com a escala da operação e os recursos disponíveis para os produtores.

Portanto, ao lidar com a abundância de tecnologias disponíveis, torna-se um desafio determinar qual delas adotar na propriedade e como melhor utilizar os dados gerados. Assim, precisamos considerar, entre todas as opções do mercado, aquela que se alinha melhor com os manejos e desafios específicos de cada unidade produtiva, além de ter a ciência do capital disponível para investimento.

 

Gostaria de saber mais sobre o assunto? O EducaPoint, em parceria com o pesquisador Matheus Santos, médico veterinário e especialista em tecnologias da pecuária 4.0, desenvolveu uma aula sobre “As tecnologias disponíveis para a produção de leite, suas vantagens, desafios, como escolher uma tecnologia e como utilizar os dados para tomada de decisão”. Clique aqui e acesse o conteúdo disponível! 

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures