ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entenda o processo de fermentação envolvido do milho à silagem

EDUCAPOINT

EM 29/07/2022

4 MIN DE LEITURA

0
2

Atualizado em 29/07/2022

A produção de silagem de milho é muito comum e bastante utilizada por pecuaristas por apresentar uma série de vantagens. A principal delas é a possibilidade de armazenar o alimento para fornecê-lo em períodos de baixa produção de forragem, permitindo o planejamento da alimentação no gado para este período. Além disso, esse processo permite a conservação da forragem excedente produzida nos períodos das águas. Este procedimento para conservação garante características e qualidade semelhantes à forrageira não conservada.

técnica de ensilagem consiste no acondicionamento do milho em um meio anaeróbio, ou seja, sem oxigênio, visando o desenvolvimento de microrganismos com capacidade de converter os carboidratos presentes na planta em ácidos orgânicos, principalmente ácido lático. A produção deste composto causa diminuição do pH do meio (mais ácido), que inibe o crescimento de outros microrganismos que poderiam deteriorar a forragem, como clostrídios, bacilos, enterobactérias, fungos filamentosos e leveduras. Dessa forma, o material ensilado é conservado por meio da acidificação.

É importante destacar que o processo de ensilagem depende da estabilização rápida do pH. Para que isso ocorra, é preciso que a forragem tenha açúcares prontamente fermentáveis, pois isso favorece o crescimento de bactérias do gênero Lactobacilo, que produzem o ácido lático (composto de interesse para o processo de acidificação).

O processo de ensilagem pode ser dividido em quatro etapas: fase de pré-fechamento do silo, fase de fermentação ativa, fase de fermentação estável e fase de abertura do silo.


Fases formação silagem

Fonte: Processos de ensilagem e plantas a ensilar - Embrapa Documento 124
 

fase aeróbica deve ser feita o mais rápido possível e consiste no tempo entre o início do enchimento do silo até seu fechamento. Nesta fase, como o oxigênio ainda está presente, o processo dominante que afeta a qualidade da forragem é a respiração da planta. Sendo assim, ocorre nesta fase uma elevação da temperatura da forragem, podendo causar perdas de matéria seca e levar a processos comandados pela temperatura, como, por exemplo, a reação de Maillard, onde há uma reação entre as proteínas e os carboidratos da planta, tornando parte do nitrogênio indisponível.

Após o fechamento do silo, em pouco tempo ocorre o esgotamento do oxigênio devido à respiração da planta. Assim, quando há a prevalência das condições anaeróbias, inicia-se a fase de fermentação. Nesta fase, ocorre a quebra das células das plantas que fornecem substrato para o crescimento microbiano anaeróbio.



Durante as primeiras 24 a 72 horas após o fechamento do silo, prevalecem neste ambiente as enterobactérias (que produzem principalmente ácido acético) e as bactérias ácido láticas. Porém, quando o pH cai para menos de 5, ocorre queda do número de enterobactérias e as bactérias ácido láticas predominam na silagem. Durante 1 a 4 semanas ocorre o crescimento ativo das bactérias ácido láticas até que o pH alcance um nível que seja suficiente para inibir o crescimento bacteriano ou que ocorra a exaustão dos substratos. Com isso, essas bactérias tornam-se inativas e há queda em sua população.

Uma das grandes preocupações na produção de silagem é o crescimento da bactéria anaeróbica Clostridium, que causam importantes danos na qualidade da silagem caso o pH não seja suficientemente reduzido, o que pode levar à produção de ácido butírico e aminas. A fermentação por esta bactéria pode levar à perda considerável de matéria seca e os produtos formados reduzem a aceitabilidade do alimento pelos animais.

fase estável se inicia após o término da atividade microbiana, que se prolonga até que o silo seja aberto e a silagem volte a ter contato com o oxigênio. Os nutrientes são mais preservados quanto mais rápido for o processo fermentativo. Para isso é importante o predomínio do ácido lático, garantindo silagens de boa qualidade. Este ácido é praticamente inodoro, portanto, o cheiro de vinagre na silagem indica a presença de maior quantidade de ácido acético. Nestes casos, o que ocorreu é que demorou mais para que o pH da silagem caísse, não gerando o predomínio de bactérias ácido láticas.

final do processo se inicia quando o silo é aberto. Deve-se ter cuidado com o correto armazenamento e vedação da silagem, pois o oxigênio presente na face do silo poderá entrar na massa e levar ao crescimento de bactérias aeróbicas, causando aquecimento da silagem e perdas de matéria seca.

Quer saber mais sobre nutrição de bovinos? Este mês o EducaPoint está com 40% de desconto nos 10 cursos mais assistidos de nutrição! Você não pode perder essa oportunidade, são os últimos dias! Clique aqui e aproveite essa chance!

 

Mais informações: 

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

WhatsApp (19) 99817- 4082 

 

Fontes:
Entendendo o processo de conservação da silagem - Por Rafael Camargo do Amaral - Site BeefPoint.

Processos de ensilagem e plantas a ensilar / Ricardo Gomes de Araújo Pereira  [et al].-- Porto Velho, RO: Embrapa Rondônia, 2008. 


MACÊDO, A.J.S., SANTOS, E.M. Princípios básicos para produção de silagem. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 22, n. 4, p. 147-156, set./dez. 2019. Acesso em 22 jul 22. <https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/viewFile/6948/3906>

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures