AS EMPRESAS SE TORNARÃO ESCOLAS NO FUTURO
A quantidade de informações disponíveis atualmente é enorme e o acesso se tornou muito fácil, devido, principalmente, aos meios digitais. Nesse cenário, o grande desafio que surge é a curadoria do conteúdo: como escolher, entre tantos, os temas que realmente importam e que agregarão valor para o futuro de cada um de nós e de nossas empresas?
Com a migração de formatos e adoção de novas tecnologias relacionadas à educação, muitas pessoas se voltaram para o modelo de aprendizagem a distância, que trouxe inúmeros benefícios, como a flexibilidade na hora do estudo, mas também causou um déficit na prática dos conhecimentos adquiridos: como compreender os conceitos sem as atividades e dinâmicas, aplicadas em grupos, quando presencial?
E é aí que entra a Educação 4.0. Mas o que é isso?
Este termo deriva da Indústria 4.0, que abrange um vasto sistema de avanço tecnológico, como inteligência artificial, informação em nuvem, entre outros, e vem se tornando uma realidade em diversos setores.
A Educação 4.0 propõe este mesmo avanço tecnológico no setor educacional, além de abordar metodologias de aprendizado mais ativas, o que vem sendo cada vez mais valorizado para a construção do conhecimento.
O meio digital nos proporciona um leque enorme de temas e formatos de aprendizagem, que podem variar desde leituras básicas até treinamentos e capacitações interativas, com pessoas e grupos espalhados por todo o mundo, e diversos temas, que agregam novos conceitos ou que podem complementar a especialização dos estudantes.
O futurista Thomas Frey, do Instituto DaVinci, prevê que a maior empresa de internet no ano de 2030 será uma de educação, voltada para empresas e negócios, mas que ela ainda não existe. E é notável que este setor vem se expandindo, indo muito além dos centros de ensino tradicionais.
Alinhadas a expansão do formato digital e ao conceito de “learning by doing”, que é um dos pilares da Educação 4.0 e propõe que a pessoa que está se capacitando aprenda colocando a mão na massa, muitas empresas estão assumindo o papel de escola, investindo rotineiramente na capacitação de seus colaboradores e parceiros, incentivando que eles apliquem na prática o que aprenderam de maneira teórica nos treinamentos.
Mas, quais são as vantagens da empresa se tornar escola? A resposta é: muitas!
Nesse modelo, todos os lados saem ganhando. Os colaboradores, por expandirem seus conhecimentos e habilidades necessárias para desempenhar suas funções. E as empresas, ao assumirem o papel de educadores, resolvem de maneira prática um problema recorrente: nem todos os profissionais chegam ao mercado de trabalho munidos com todos os conhecimentos que uma determinada vaga exige. Com isso, ela ganha rapidez na capacitação, melhora nos resultados e agilidade em seus processos
Sabendo que caminhamos para um futuro em que empresas se tornam escolas, o que você faz hoje na sua empresa para investir e motivar a constante capacitação de seus colaboradores?
O EducaPoint é especialista em soluções de capacitação para empresas e pode te ajudar a trilhar esse caminho.
Esse conteúdo foi útil? Deixe seus comentários!
Soluções Corporativas EducaPoint:
Iuri Marques Vendramini
(19) 99876-1461
Gabriela Fazio
(19) 99783-4214