ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

As empresas se tornarão escolas no futuro

EDUCAPOINT

EM 03/03/2022

2 MIN DE LEITURA

1
2

Atualizado em 03/03/2022

AS EMPRESAS SE TORNARÃO ESCOLAS NO FUTURO

A quantidade de informações disponíveis atualmente é enorme e o acesso se tornou muito fácil, devido, principalmente, aos meios digitais. Nesse cenário, o grande desafio que surge é a curadoria do conteúdo: como escolher, entre tantos, os temas que realmente importam e que agregarão valor para o futuro de cada um de nós e de nossas empresas?

Com a migração de formatos e adoção de novas tecnologias relacionadas à educação, muitas pessoas se voltaram para o modelo de aprendizagem a distância, que trouxe inúmeros benefícios, como a flexibilidade na hora do estudo, mas também causou um déficit na prática dos conhecimentos adquiridos: como compreender os conceitos sem as atividades e dinâmicas, aplicadas em grupos, quando presencial?

E é aí que entra a Educação 4.0. Mas o que é isso?

Este termo deriva da Indústria 4.0, que abrange um vasto sistema de avanço tecnológico, como inteligência artificial, informação em nuvem, entre outros, e vem se tornando uma realidade em diversos setores.

A Educação 4.0 propõe este mesmo avanço tecnológico no setor educacional, além de abordar metodologias de aprendizado mais ativas, o que vem sendo cada vez mais valorizado para a construção do conhecimento.

O meio digital nos proporciona um leque enorme de temas e formatos de aprendizagem, que podem variar desde leituras básicas até treinamentos e capacitações interativas, com pessoas e grupos espalhados por todo o mundo, e diversos temas, que agregam novos conceitos ou que podem complementar a especialização dos estudantes.

O futurista Thomas Frey, do Instituto DaVinci, prevê que a maior empresa de internet no ano de 2030 será uma de educação, voltada para empresas e negócios, mas que ela ainda não existe. E é notável que este setor vem se expandindo, indo muito além dos centros de ensino tradicionais.

Alinhadas a expansão do formato digital e ao conceito de “learning by doing”, que é um dos pilares da Educação 4.0 e propõe que a pessoa que está se capacitando aprenda colocando a mão na massa, muitas empresas estão assumindo o papel de escola, investindo rotineiramente na capacitação de seus colaboradores e parceiros, incentivando que eles apliquem na prática o que aprenderam de maneira teórica nos treinamentos.

Mas, quais são as vantagens da empresa se tornar escola? A resposta é: muitas!

Nesse modelo, todos os lados saem ganhando. Os colaboradores, por expandirem seus conhecimentos e habilidades necessárias para desempenhar suas funções. E as empresas, ao assumirem o papel de educadores, resolvem de maneira prática um problema recorrente: nem todos os profissionais chegam ao mercado de trabalho munidos com todos os conhecimentos que uma determinada vaga exige. Com isso, ela ganha rapidez na capacitação, melhora nos resultados e agilidade em seus processos

Sabendo que caminhamos para um futuro em que empresas se tornam escolas, o que você faz hoje na sua empresa para investir e motivar a constante capacitação de seus colaboradores?

O EducaPoint é especialista em soluções de capacitação para empresas e pode te ajudar a trilhar esse caminho.

 

Esse conteúdo foi útil? Deixe seus comentários!

 

Soluções Corporativas EducaPoint:

Iuri Marques Vendramini

(19) 99876-1461

iuri@agripoint.com.br

Gabriela Fazio

(19) 99783-4214

gabriela@agripoint.com.br

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MICHEL LOUREIRO DOVAGNER

NOVA VENEZA - SANTA CATARINA - DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS (CARNES, LÁCTEOS, CAFÉ)

EM 04/04/2022

Uau que bacana, achei muito interessante a abordagem sobre a educação.
Ja acompanho o site a tempo e realmente tem muita informação.
Excelente, parabéns pelo trabalho pessoal.

Atenciosamente Michel da SulBR
https://www.sulbrdistribuidora.com.br/
MilkPoint AgriPoint