Em nosso último artigo, trouxemos alguns pontos abordados na mentoria “Como aumentar a rentabilidade da produção leiteira através da qualidade do leite”, promovida pela Zoetis durante o evento Milkpoint Experts – Feras da Gestão, ministrada pelo professor Rodrigo Bicalho, professor associado de Medicina da Produção de Leite no Departamento de População e Ciências Diagnóstica pela Universidade de Cornell (EUA).
Dando sequência à mentoria, o professor Rodrigo destacou também os benefícios econômicos e técnicos da terapia seletiva na secagem, onde mais uma vez os ganhos são com o uso de antimicrobianos somente nos animais que necessitam, além de maior segurança frente a possíveis resíduos dos antimicrobianos no leite durante o período pós-parto.
A terapia seletiva de secagem consiste na pré-seleção dos animais que irão ou não receber o antibiótico intramamário juntamente com a aplicação do selante de teto em todos os animais a fim de diminuir o risco de novas infecções durante o período seco. A definição dos grupos de tratamento intramamário deve ser feita com base no resultado da cultura bacteriológica do leite entre 1 e 2 dias antes da secagem das vacas, associando aos resultados do controle de CCS individual. Abaixo podemos ver destacados os protocolos conforme o resultado da cultura microbiológica:
De acordo com o estudo realizado por Rowe et al., (2019) quando aplicamos a terapia seletiva de secagem podemos reduzir o uso de antimicrobianos em até 55%, sem aumentar o risco de novas infecções intramamárias ou comprometer a qualidade do leite na lactação futura. Vale a pena lembrar que para a técnica atingir o resultado esperado devemos levar em consideração alguns pontos básicos:
-
Proceder com a identificação do agente causador (cultura bacteriológica) antes da secagem;
-
Aplicação dos produtos intramamários de forma asséptica e de acordo com a indicação em bula;
-
Uso de produtos testados e com eficácia comprovada em literatura para o completo sucesso da técnica.
Sabemos que o uso consciente de antimicrobianos é uma responsabilidade de todos e nós da Zoetis estamos empenhados em ajudar nossos clientes, veterinários e produtores a usar antibióticos com responsabilidade e temos o compromisso de estimular boas práticas, como a técnica de identificação e tratamento dos agentes de forma seletiva na lactação e na secagem. Para saber mais clique aqui.
MM-15202.
Referências disponíveis mediante solicitação.