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Interleite Sul 2013 terá espaço para discussão sobre o desafio de transformar o produtor de leite em empresário

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 29/05/2013

2 MIN DE LEITURA

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O Interleite Sul 2013, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, em Passo Fundo – RS, terá Paulo do Carmo Martins, da Embrapa Gado de Leite, como coordenador de uma discussão muito interessante que abordará um dos maiores desafios da pecuária de leite nesse momento de grandes transformações. Martins diz que leite é negócio e não pode ser visto de outra maneira. Assim, “se é negócio, quem produz leite tem que se ver como empresário”, afirma. Para aprofundar no assunto, Martins será o debatedor do painel O desafio do Crescimento – Transformando o produtor de leite em empresário.

De acordo com Paulo Martins, a era do tirador de leite acabou há uma década e a era do produtor de leite também já está em fase de término. “É o começo do fim da visão produtivista, da visão de pensar somente na produção. O foco tem de ser o negócio e a produção virá como consequência deste foco. Está surgindo a era do empresário do leite”, diz ele. Contudo, que diferenças existem entre os produtores de leite e os empresários de leite? Como um produtor se transforma em empresário? Ver o leite como negócio é tão difícil, assim?

Martins explica que ser empresário não significa ser rico, ter capital ou ser grande. Ser empresário significa ser empreendedor e ser capaz de juntar recursos para ganhar dinheiro por meio da produção. Ele diz que o setor precisa deixar de ser guiado pelo mercado de produção para ser guiado pelo mercado de consumo de leite e, somente assim, haverá evolução.

Com este enfoque, Paulo Martins pretende estimular este debate importante para o desenvolvimento da pecuária de leite com todos os participantes do Interleite Sul, levando a grandes reflexões e questionamentos. “Espero que este painel seja um marco nas discussões do setor”, almeja ele.


Paulo do Carmo Martins é economista, doutor em Economia Aplicada pela Esalq/USP, pesquisador da Embrapa Gado de Leite e Professor de Economia da FEA/UFJF. Foi Secretário de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora, de 1993 a 1996. De 2004 a 2008, foi Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite e Secretário Executivo da Câmara Setorial de Lácteos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nos últimos anos, atuou como assessor da presidência da Cooperativa Itambé, retornando à Embrapa Gado de Leite em 2011. Tem realizado amplos estudos relacionados à cadeia produtiva do leite, entre eles um estudo da competitividade de dez corredores de produção de leite no Brasil. É um dos formuladores do SimLeite, sistema que monitora preços de leite.


Empresas

O evento conta com grande número de patrocinadores. DPA, DowAgroSciences Pastagem, Sindilat/RS, Agroceres Multimix, Bayer, CCGL, Sulinox, MSD Saúde Animal, Agener União, Italac, CRV Lagoa, Danby Cosulati, PGW Sementes já confirmaram a participação.

Entre os apoiadores estão a Transpondo Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária Ltda, a Associação gaúcha de Laticinistas e Laticínios e as Revistas Leite Integral, Balde Branco, Leite e Mundo do Leite.

Se sua empresa tiver interesse em saber mais sobre esse evento, entre em contato pelo telefone 19 3432-2199 ou pelo e-mail eventos@agripoint.com.br.

Para garantir sua vaga basta acessar aqui e fazer a inscrição. Ao se inscrever, você ganha pontos que podem ser trocados por produtos da AgriPoint. Conheça e participe do Programa de Fidelidade.

Anote a data e local: 07 e 08 de agosto, em Passo Fundo, RS.

 

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HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 05/06/2013



   Prezado Paulo.



    Como sempre o que vem de voçê é sempre de primeira linha.



    Cada vez acho que nosso entrave na produção de leite é GESTÃO, que



    logicamente implica em QUALIDADE.



    Um abraço do amigo de sempre,

                                                                            Hermenegildo
CRISTINA HABERL

GRAMADO - RIO GRANDE DO SUL

EM 30/05/2013

O que fazer com o leite produzido?

Depende da quantidade produzida. Vender pequenas quantidades (menos de 200 litros/dia), para um laticínio ou cooperativa, geralmente não é um bom negócio. O preço pago por pequenas quantidades não cobre o custo de produção do leite e isso está sobejamente comprovado.



Para pequena produção a alternativa é agregar valor ao leite, mas é preciso se entender bem o que seja "agregar valor". Agregar valor significa vender o litro de leite por um preço compensador. Por exemplo, para valer a pena investir na produção de queijo prensado é preciso que se consiga vender o kg por um valor que seja, no mínimo, o dobro que se receberia por 10 litros de leite. No caso do queijo tipo frescal o valor pode ser menor, pois o rendimento é maior. Esses valores só são atingidos quando os queijos têm boa qualidade e aparência.



É muito fácil produzir queijo de boa qualidade basta pasteurizar o leite, adicionar fermento, formatar bem e prensar de forma adequada. Dá menos trabalho e custa menos do que produzir um queijo de forma improvisada e que não agregue valor.

Antes de investir em equipamento, e iniciar a produção de queijo, é preciso analisar o mercado e definir a comercialização.



Colaboração do Prof. Carlos Reinaldo Mendes Ribeiro.

E-mail: etiel@etiel.com.br
CRISTINA HABERL

GRAMADO - RIO GRANDE DO SUL

EM 30/05/2013

Produzir queijo artesanal prejudica os laticínios e cooperativas?

Aparentemente um produtor de leite que produz queijos na sua propriedade está desviando produto que deveria ser destinado à sua Cooperativa ou a seu Laticínio parceiro e, de certa forma, está fazendo concorrência a eles.



Certamente que não e, muito pelo contrário, ele está colaborando com a melhoria da qualidade do leite produzido na sua propriedade, por ter outra fonte de renda que lhe permite investir, sem depender totalmente da receita gerada por estes fornecimentos.



Um produtor de queijo artesanal, por seu porte e por sua limitação de volume de produção, não é concorrente dos grandes processadores, atendendo ao pequeno consumidor local, que nem é interessante para as cooperativas e laticínios.



Em contra partida, ter uma renda constante, geradora de um lucro significativo para a receita familiar, alivia a pressão justificada que os pequenos produtores exercem sobre seus abastecidos na busca de preços melhores e mais constantes para o leite.



Dificultar, implícita ou explicitamente, essa atividade alternativa dos produtores de leite, fazendo pressão junto aos órgãos fiscalizadores de produtos de origem animal, por exigências inaceitáveis de instalações de fabricação de queijos, é algo absurdo e que contraria os objetivo maior de se ter um leite gerado por um gado sadio, de boa produtividade, ordenhado em condições satisfatórias de higiene e instalações.
JOSE LUIZ SOUZA GIORDANO

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL

EM 29/05/2013

  Transformar o produtor de leite em empresario será um painel muito interesante, acredito que a médio e longo prazo esta transformaçao deverá se concretizar.

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