Interleite 2011: produtor falará sobre organização setorial e mudanças na cadeia do leite do Uruguai

O Uruguai sobre foi tido como um país competitivo na produção de leite, em função do clima favorável, pastagens temperadas, boa genética e baixo custo de produção. Nos últimos anos, empresas estrangeiras têm investido tanto na produção quanto na indústria de lácteos uruguaia, certamente analisando o grande potencial de crescimento da produção, hoje em 1,7 bilhão de litros.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Uruguai sobre foi tido como um país competitivo na produção de leite, em função do clima favorável, pastagens temperadas, boa genética e baixo custo de produção. Nos últimos anos, empresas estrangeiras têm investido tanto na produção quanto na indústria de lácteos uruguaia, certamente analisando o grande potencial de crescimento da produção, hoje em 1,7 bilhão de litros.

Quem vai contar a história do que vem ocorrendo no país vizinho é Horácio Leániz, engenheiro agrônomo e produtor de leite desde 1971. Horácio Leániz está vindo ao Interleite a convite da Elanco Saúde Animal, integrando uma comitiva de 12 produtores uruguaios, que estão vindo ao Brasil especialmente para o Interleite.

Desde 1979, envia leite regriferado de sua propriedade a Conaprole. Sua fazenda tem 166 hectares próprios, com 162 vacas em ordenha e 19 vacas secas. No mesmo local, possui 137 novilhas. A média de produção anual dos últimos 10 anos foi de 1,2 milhão de litros anuais, com média de 20,7 kg/vaca/dia, com 3,39% de proteína e 3,67% de gordura. O rebanho é holandês puro por cruza, inseminado com genética norte-americana desde 1977, e a exportação de animais tem sido frequente inclusive para o Brasil.

A dieta básica é a pastagem, com 45% de pastejo direto, 30% de silagem e feno, e 25% de concentrados (hoje cevada de colheira própria e derivados de destilado de milho, importado dos EUA). A fazenda importa material residual e fibra de indústrias vizinhas (batata, polpa cítrica, polpa de maça, etc) em função da oferta e necessidade devido a mudança climática, que é um problema considerável principalmente de secas.

Horácio tem tido forte atuação setorial, sendo dirigente da associação Uruleche, que reúne 20% do leite uruguaio, com base em médios e grandes produtores, e possui uma política de liberdade de mercado e concorrência saudável, fazendo a ponte entre os produtores e todas as indústrias de laticínios do país.

A Uruleche trabalha com o desafio de dobrar a produção uruguaia de leite para os próximos 10 anos, estratégia compartilhada por todos os participantes do setor lácteo do país. Dentro disso, as principais áreas para inovação e investimento são:

- Incremento da produtividade por vaca e pastagens semeadas
- Incremento do número de vacas
- Melhorias nos processos e produtos finais da indústria
- Melhoria da capacidade industrial - novos investimentos
- Sustentabilidade da produção leiteira familiar
- Sustentabilidade ambiental e adaptação a mudança climática
- Irrigação em propriedades leiteiras

Veja a programação completa do Interleite 2011 clicando aqui, e garanta agora sua inscrição - restam menos de 15% de vagas disponíveis.

Porque você deve estar presente?

Conhecimento: serão 19 produtores de destaque de 7 países discutindo sistemas de produção de leite, visão de futuro, oportunidades e desafios. Informações que podem fazer a diferença na maneira como você vê o seu negócio. Ao final de cada período, haverá um debate com os participantes, moderados por um especialista do setor.

Relacionamento: o mundo do leite estará presente em Uberlândia - os 100 maiores produtores de leite irão ao evento; na abertura, será conferido o Prêmio Impacto 2011 a um técnico de destaque no setor; diversas entidades terão eventos paralelos ao redor do Interleite; são esperadas mais de 900 pessoas.

Credibilidade: ao longo de todos esses anos, o Interleite se firmou como o principal evento que discute a técnica aplicada à economia de produção de leite. Ano a ano tem aumentado o número de participantes e empresas presentes.

Inovação: sempre trazendo temas novos, o Interleite desse ano inovou mais uma vez, agora também no formato: produtores de leite falando para produtores de leite.

Se atua em uma empresa e deseja levar uma delegação de técnicos ou produtores, entre em contato conosco para saber das condições especiais: telefone 19 3432-2199 ou email eventos@agripoint.com.br.

Empresas e parceiros

O Interleite 2011 terá mais uma vez o Patrocínio Master da Itambé. A CRV Lagoa, ELANCO, OCB, Ocemg, Serrana e Sebrae já confirmaram o patrocínio na cota GOLD; na cota SILVER, já estão confirmadas a Bayer, Dow Agrosciences, InVitro, Merial, Novartis, Nutron, Polo de Excelência do Leite, PricewaterhouseCoopers, Senar/MG e Sulinox. Agroceres, Agener, Allflex, Lallemand e Noxon terão também participação no evento.

Entre os apoiadores, estão a Prefeitura de Uberlândia, Sindicato Rural de Uberlândia, Capal, Cotrial, Centroleite, Conavet Jr, Cooprata, Calu, Educampo, FAEMG, Balde Branco, Feed&Food, Leite Integral, Inforleite e Mundo do Leite.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?