Gestantes que bebem leite durante a gravidez têm filhos mais altos e com QI mais elevado

Uma pesquisa mostrou que a altura de indivíduos na vida adulta foi diretamente relacionada com a quantidade de leite que suas mães bebiam. Leia mais aqui!

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 9
Ícone para curtir artigo 0

Cientistas dos Estados Unidos, Islândia e Dinamarca desenvolveram uma pesquisa conjunta que mostrou que a altura de indivíduos na vida adulta foi diretamente relacionada com a quantidade de leite que suas mães consumiram durante a gestação. Um estudo anterior, publicado no American Journal of Clinical Nutrition (outubro de 2007), já havia mostrado que bebês filhos de mães que tinham o hábito de beber leite durante a gravidez apresentavam maior peso e altura ao nascer. O objetivo desse novo trabalho, publicado no European Journal of Clinical Nutrition (outubro de 2013), foi avaliar se esses efeitos benéficos se mantinham até a idade adulta.
A pesquisa avaliou filhos de 809 mulheres, nascidos entre 1988 e 1989, juntamente com o monitoramento da quantidade de leite ingerida por suas mães durante a gravidez. Os bebês tiveram seus pesos e altura medidos no nascimento e, novamente, cerca de 20 anos depois.



Os resultados mostraram que os filhos de mães que ingeriram mais de 150ml de leite por dia durante a gravidez ficaram mais altos, em comparação com filhos de gestantes que bebiam menos do que essa quantidade ou não consumiam o alimento. Além disso, eles também apresentavam níveis mais elevados de insulina na corrente sanguínea, o que sugere um risco menor para diabetes tipo II.

Outro estudo, conduzido e publicado na Inglaterra, no British Journal of Nutrition, mostrou que gestantes que ingeriam leite na gravidez tiveram bebês com QI mais elevado e melhor habilidade de leitura que aqueles filhos de mulheres que não consumiram o alimento.

O efeito, atribuído aos altos níveis de iodo presentes no leite, foi avaliado em mais de 1000 gestantes. O iodo é essencial para a produção de hormônios pela glândula tireoide, com efeito direto sobre o desenvolvimento do cérebro do feto.

Conhece alguma gestante? Mostre esse artigo a ela!
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 9
Ícone para curtir artigo 0

Material escrito por:

Flávia Fontes

Flávia Fontes

Editora-Chefe da Revista Leite Integral

Acessar todos os materiais

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Thiago Carvalho da Silva
THIAGO CARVALHO DA SILVA

BELÉM - PARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 24/04/2015

Muito interessante o tema.

Seria possivel disponibilizar as referencias dos artigos citados?
Cláudio Henrique Oliveira de Carvalho
CLÁUDIO HENRIQUE OLIVEIRA DE CARVALHO

CÁSSIA - MINAS GERAIS

EM 30/03/2015

Parabéns.



E, nós,os interessados pelo assunto, devemos ser os primeiros a compartilhar uma notícia tão importante como essa, não é mesmo?



Att.,



Cláudio.
Cláudio Cunha
CLÁUDIO CUNHA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2015

Parabéns pelo trabalho Flávia Fontes. Suas publicações muito ajudam a população no conhecimento deste produto que, além de alimento, é a melhor vacina dos mamíferos.
Ana Maria Souza Pereira
ANA MARIA SOUZA PEREIRA

EM 27/03/2015

Sempre bebi muito leite - de 500 mL a 1L por dia, além de queijos e coalhadas; felizmente tenho filhos altos e inteligentes; e a osteoporose está bem longe de mim !
Lauro Morett Borges
LAURO MORETT BORGES

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/03/2015

Parabéns aos pesquisadores!

Belo marketing para aumentar o consumo de leite...
Veridiano Oliveira
VERIDIANO OLIVEIRA

XINGUARA - PARÁ - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 27/03/2015

O leite!! O soberano dos alimentos  e mais uma dentro, hein Flávia? Parabéns pelo artigo. Show de bola!
Marcos Scaldelai
MARCOS SCALDELAI

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/03/2015

Uma excelente notícia, afinal, reservada as proporções, o desenvolvimento de mamíferos, nós, está ligado a essa condição básica.

Veja o caso do desenvolvimento de novilhas para produção, leite ou ainda carne, o consumo de leite (colostro) nos primeiros momentos definirá sua performance na vida adulta....

Obrigado pela verdade á tona divulgada nesse importante canal!

Parabéns.
ANTONIO MUNIZ FILHO
ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/03/2015

EU FICO MUITO FELIZ COM ESSAS DESCOBERTAS E TENHO CERTEZA QUE O LEITE TRAZ BONS RESULTADOS A SAUDE.

EU NASCI E CRESCI NA FAZENDA NO CARIRI PARAIBANO, O COSTUME NA EPOCA ERA TOMAR LEITE COM CAFE NO CURRAL, TIRADO NA HORA DO TETO DA VACA NO COPO, TENHO QUASE 48 ANOS SOU 6º FILHO DE 7 IRMAOS, NEM EU NEM ELES TEMOS PROBLEMAS DE SAUDE E NUCA FOMOS HOSPITALIZADOS, GRAÇAS A DEUS GRANDE E AO LEITE ACREDITO.



MEUS AVOS QUE MORAVAMOS NA MESMA PROPRIEDADE, TODO SANTO DIA TOMAVA CAFE COM LEITE, AS 9:00 TOMAVA QUALHADA, COMIA CUSCUS COM LEITE, A NOITE NA JANTA NOVAMENTE A QUALHADA ESTAVA LÁ, MEU AVÔ BIA MUNIZ FALECEU AOS 96 ANOS E SUA ESPOSA DONA LAURA FALECEU FALTANDO 30 DIAS PARA FAZER 100 ANOS. EU ACREDITO QUE O LEITE CONTRIBUI PARA ESSES LONGOS ANOS DE VIDA.

ABRAÇOS.
Sandro Magno de M. Potenciano
SANDRO MAGNO DE M. POTENCIANO

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 26/03/2015

Muito bom, parabéns!!!!
Qual a sua dúvida hoje?