ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Você gerencia a rotina da sua fazenda?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/05/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

O gerenciamento diário dos processos da propriedade é fundamental para identificar gargalos, reduzir desperdícios e melhorar continuamente as atividades. Neste contexto, hoje (22/05), realizamos nosso quarto encontro do MilkPoint Experts: Feras da Gestão com oferecimento da Elanco.

Nossa manhã foi uma verdadeira imersão no sistema MDA como base para uma boa gestão de pessoas e negócios nas fazendas leiteiras e contou com 1271 inscritos, sendo 44% produtores de leite e 31% técnicos.

De início, tivemos a palestra do Professor Paulo Machado, Diretor da Clínica do Leite e idealizador do sistema MDA para propriedades leiteiras. O sistema MDA é baseado na filosofia Toyota de produção, a qual tem como objetivo eliminar desperdícios, atender o cliente final e melhorar sempre, sendo baseado em três pilares: escassez, dependência mútua e valorização do esforço.

Paulo explicou que “a partir deles é possível definir os princípios comportamentais e gerenciais.” E ainda destacou que “os resultados nascem dos comportamentos de melhoria contínua e trabalho em equipe.”

O professor pontuou  a importância do uso de ferramentas gerencias, ressaltando que “todos os processos são interligados.” E completou: “melhorar não é opcional, deve ser feito todos os dias.”

Ainda na temática do MDA, Sandro Viechnieski, Médico Veterinário e Gerente da produção da propriedade de leite da Starmilk, Gerente da Starmilk Alimentos e sócio proprietário, comentou sobre a aplicação do sistema MDA em grandes fazendas.

Durante sua palestra, Sandro apresentou o sistema StarMilk + Lean e destacou que existem três pontos básicos para um negócio se perpetuar, sendo eles a condição de atrair e reter funcionários, capital financeiro para investir em modernizações e ter sucessão, familiar ou não.

Assim como Paulo, Sandro pontuou o uso de ferramentas de gestão para a prática do sistema MDA, entre elas: 5S, gestão à vista, Kanban e o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM). De acordo com ele, “as informações precisam ser visuais e os processos mapeados e padronizados.”

Desmistificando que a gestão é apenas para grandes fazendas leiteiras, Juliana dos Santos Ventura, Produtora de Leite em Carambeí/PR, contou sobre o sistema MDA em sua propriedade familiar.

De acordo com a produtora, antes da implantação do sistema MDA, “a propriedade não era vista como um negócio.” Então, Juliana contou que foi em busca de assistência técnica, a qual “foi fundamental para o negócio conseguir se desenvolver.”

Reiterando os posicionamentos do Paulo e do Sandro, Juliana também salientou que a gestão de processos por meio do uso de ferramentas gerenciais é fundamental, abordando o modelo Canvas para entender a realidade da fazenda e o que deveria ser feito para melhorar os resultados.

Além disso, os três palestrantes destacaram a importância do engajamento, autogestão e do trabalho em equipe de todos os colaboradores envolvidos nos processos. “O mais importante é entender e desenvolver pessoas”, ressaltou Sandro.

Nesta manhã, também contamos com a palestra do André Luis Grando Pratto, Médico Veterinário e Técnico de leite da Elanco Saúde Animal, comentando sobre a importância do controle do processo da secagem ao final do período de transição das vacas. O palestrante destacou que este período, o qual chamou de noventa dias vitais, “é um momento muito importante, de desafios e muita gestão.

Após as apresentações, tivemos um bate-papo com todos os palestrantes moderado por Marcelo Carvalho, CEO da AgriPoint. Durante a discussão, foi levantando o questionamento se existe um livro sobre o sistema MDA.

Segundo André Luis, “não existe uma receita de bolo, existe uma metodologia.” O Professor Paulo Machado completou dizendo que “não existem processos que se copiem; a padronização se inicia com a situação atual.”

Nesta perspectiva, Sandro pontuou que “tudo começa pelo dono, você tem que querer” e ressaltou que “os processos são gradativos.” Ainda sobre a padronização de processos, Juliana destacou que “pequenas mudanças trazem grandes resultados.”

Nosso próximo encontro será sexta-feira (28/05), no qual serão abordados a gestão e controle de custos nas propriedades leiteiras. Vale ressaltar que ainda dá tempo de se inscrever e, como todo o conteúdo fica gravado e disponível por até 30 dias após o evento, você não perde nada. Entre no site, confira a programação e inscreva-se. Vamos juntos mudar o perfil da produção de leite no Brasil.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures